Resultados da CAVE são destaque no 51° Encontro do Colégio de Corregedores Eleitorais do Brasil

O encontro encerra nesta sexta-feira, 26.

Resultados da CAVE são destaque no 51° Encontro do Colégio de Corregedores Eleitorais do Brasil

Criada em dezembro de 2021 e implementada a partir de janeiro de 2022 no Tribunal Regional do Tocantins (TRE-TO), a Central de Atendimento Virtual ao Eleitor (CAVE) foi destaque no 51° Encontro do Colégio de Corregedores Eleitorais do Brasil (CCORELB), que encerra nesta sexta-feira, 26, em Macapá, no Amapá. A central já recepcionou, no ambiente virtual, mais de 50 mil pessoas. O vice-presidente e corregedor do Tribunal, desembargador Eurípedes Lamounier, participa do evento.

A apresentação e proposta de regionalização de atendimento aos eleitores por meio da criação da CAVE, foi feita pela chefe de Cartório da 29ª Zona Eleitoral, Ana Cecília Catapan. Na ocasião, também foi falado da importância que a Justiça Eleitoral tem dado ao atendimento ao público, tema que dominou a pauta no encontro. A Central de Atendimento Virtual ao Eleitor foi desenvolvida pela Corregedoria Regional Eleitoral (CRE-TO) em parceria com a Ouvidoria Regional Eleitoral, secretarias do TRE e as zonas eleitorais. Só no ano de 2022, foram realizados cerca de 51 mil atendimentos, sendo 31.255 somente por meio do WhatsApp.

“Como servidora de cartório eleitoral, foi de extrema importância participar do encontro do Colégio de Corregedores Regionais Eleitorais e apresentar a proposta de regionalização de atendimento aos eleitores por meio da criação da CAVE”, afirmou Ana Cecília.

Canal Especializado

Ainda segundo os dados apresentados pela chefe de cartório, a CAVE se tornou um canal especializado de contato com o cidadão, permitindo a realização de um atendimento padronizado, monitorado, e que otimiza a mão de obra da Justiça Eleitoral. A Central unificou todos os canais de atendimento existentes em um único número já conhecido pela população: 0800 6486 800.

“A CAVE contribuiu para facilitar a comunicação com os eleitores do Tocantins por meio de um único canal. Além disso, a nossa Central proporcionou a distribuição eficiente de atividades no Cartório Eleitoral”, ressaltou.

É válido lembrar, que a Central de Atendimento também agregou os canais de atendimento da Ouvidoria Regional Eleitoral, Central de desinformação e fakenews, o Canal Fato ou Boato, e Balcão Virtual das zonas eleitorais que está em implementação no TRE-TO.

Demandas Atendidas

Outro ponto que chamou à atenção, foi que a ferramenta absorveu a demanda dos incluídos digitais, analisando e processando todos os requerimentos de título-net dirigidos às zonas eleitorais do Tocantins e concentrou ainda as atividades rotineiras afetas ao cadastro eleitoral e demais requerimentos recebidos em formato digital. Os mesmos serviços prestados nos cartórios eleitorais físicos são prestados pela Central.

“Com isso, a CAVE viabilizou a alocação de recursos humanos para atendimento itinerante dos excluídos digitais em localidades que não possuem atendimento permanente da Justiça Eleitoral e proporcionou atendimento ágil e eficaz aos incluídos digitais”, explicou Ana Cecília.

Dados

Em 2022, foram realizados cerca de 51 mil atendimentos, sendo 31.255 somente por meio do WhatsApp. Deste total, a grande maioria foi referente a solicitações do título de eleitor, mas também foram contabilizados 13 mil pedidos de informação e realizadas 2 mil emissões de certidão eleitoral; além dos atendimentos feitos pela Ouvidoria Regional Eleitoral, Secretaria Judiciária e Assessoria de Comunicação, com a checagem de fatos. 

Participantes

Também participaram do 51º Encontro, Ateon Siqueira, coordenador da Corregedoria Regional Eleitoral (CRE); Regina Bezerra, chefe no Núcleo de Apoio Processual e Zilania Filgueiras, chefe da Seção de Fiscalização do Cadastro.

Acesse a Central de Atendimento Virtual ao Eleitor:

Whatsapp: 0800-6486-800

Telefone: 0800-6486-800

E-mail: eleitor@tre-to.jus.br

Internet: www.tre-to.jus.br no menu Atendimento On-line

Objetivos Estratégicos:

1- Aprimorar mecanismos de atendimento ao cidadão

7- Aperfeiçoar mecanismos de gestão do processo eleitoral

11- Prover transformação digital e inovações tecnológicas 

Thaise Marques (Ascom/ TRE-TO) 

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3229-9500

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 13h às 19h

Acesso rápido