Conselho Tutelar: TRE-TO realizou mais de 300 atendimentos de serviços de consulta e dúvidas

As eleições para escolha dos conselheiros tutelares ocorreram neste domingo, 1º.

Conselho Tutelar: TRE-TO realizou mais de 300 atendimentos de serviços de consulta e dúvidas

Eleitores tocantinenses foram às urnas neste domingo, 1º de outubro, para escolher os conselheiros tutelares que atuarão nos próximos quatro anos. No Tocantins, 139 municípios receberam o apoio do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO). Ao todo mais de 300 atendimentos foram realizados pela Central de Atendimento Virtual ao Eleitor (Cave) em apoio ao pleito. 

A Cave ofereceu aos tocantinenses os serviços de consulta aos locais de votação, além de tirar dúvidas e ser um canal de denúncia. Por meio da Central, um total de 350 atendimentos foram realizados, 250 por meio de ligações, e 100 pelo aplicativo de mensagens WhatsApp. 

A chefe de cartório da 29ª Zona Eleitoral de Palmas, Ana Cecília Catapan, afirmou que os números de atendimentos foram expressivos. “Foram números expressivos para uma votação que não é oficial. Houve procura, e demonstra a necessidade de termos uma central de atendimentos permanentes durante esses eventos importantes, mesmo que não seja uma eleição oficial”, declarou.

Na Capital

Em Palmas, segundo o Ministério Público do Tocantins (MPTO), 23.740 eleitores foram às urnas e 52 candidatos disputaram as 20 vagas disponíveis. As eleições para escolha dos conselheiros tutelares aconteceram em todo o país para atuação na defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes.

O suporte da Justiça Eleitoral do Tocantins no pleito atende ao pedido do Ministério Público Estadual, firmado no Acordo de Cooperação Técnica e Operacional, n. 005/2023, juntamente com a Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) por intermédio do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca). 

O TRE-TO, além da cessão  1.341 urnas eletrônicas para 254 locais de votação,  disponibilizou ainda a lista com os locais de votação, realizou treinamento das pessoas que comporam as mesas receptoras de votos; deu suporte técnico ao voto informatizado; e cedeu listas de eleitores para os municípios que solicitaram com antecedência. Também houve suporte da Ouvidoria Regional Eleitoral durante todo o pleito. 

Objetivos Estratégicos:

1 - Aprimorar mecanismos de atendimento ao cidadão;

3 - Fomentar a educação política da sociedade.

Rozeane Feitosa (ASCOM/TRE-TO)

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