DescomplicaTO: projeto de iniciativa do TRE-TO concorre a prêmio nacional
Inscrito na plataforma Renovajud do CNJ, o projeto concorre ao Prêmio Qualidade 2024

Como forma de melhorar a comunicação entre os cidadãos e a Justiça Eleitoral, foi implementado no Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) o uso da linguagem simplificada, por meio do projeto “DescomplicaTO”. A iniciativa é do coordenador do Laboratório de Inovação, juiz Alexsander Ogawa da Silva Ribeiro, e foi inscrita na plataforma Renovajud do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e vai concorrer ao Prêmio Qualidade 2024.
O DescomplicaTO visa criar materiais de treinamento em linguagem simples para mesários e mesárias, melhorando a compreensão dos processos eleitorais e aumentando a eficiência e inclusão no sistema eleitoral. A ação também abrange o público interno, composto pelo Grupo de Trabalho Mesários (GT-Mesários), ouvidoria, corregedoria e voluntários.
Execução e criação de materiais
Alinhado com a Estratégia Nacional do Poder Judiciário e com o Planejamento Estratégico do TRE-TO (2021-2026), a iniciativa foca na acessibilidade, transparência e aprimoramento do atendimento ao cidadão. No último passo, será realizada uma avaliação da eficácia dos materiais com feedback pré e pós-eleições.
O DescomplicaTO atende ainda um dos pilares da gestão 2023/2024 do TRE-TO, que é a inclusão no sistema eleitoral. Além de desenvolver ferramentas para facilitar a comunicação dos servidores da Justiça Eleitoral.
Linguagem Simples
Por meio da linguagem simples, é possível disponibilizar informações de maneira clara, objetiva e acessível, garantindo que as pessoas compreendam a mensagem com mais facilidade. Esta é uma forma de fomentar a transparência e lisura do processo eleitoral, servindo como modelo para outras regiões, promovendo uma participação cívica mais acessível.
Comissão
A ação é desenvolvida pelo servidor Dourival Alves dos Reis Filho, que atua no Laboratório de Inovação do TRE-TO, e pelo chefe de Seção do Voto Informatizado e Urnas Eletrônicas, Eduardo Koelln; o chefe da Seção de Processamento II (Seproc II), Adelson Ramos de Meira; e a assistente da Seção de Auditoria de Contratação e Gestão (Seaceg), Liziane Venâncio Queiroz. E conta com o apoio dos voluntários, secretário Judiciário e de Gestão da Informação, Haleks Marques Silva, e da chefe de seção de acórdãos, resoluções e apoio ao Pleno, Paula Nayanne Bezerra Barbosa dos Santos; e o assessor da Seção de Fiscalização do Cadastro (Sefisc), Guilherme Aires Loureiro.
Objetivos Estratégicos:
1- Aprimorar mecanismos de atendimento ao cidadão;
7- Aperfeiçoar mecanismos de gestão do processo eleitoral;
11- Prover transformação digital e inovações tecnológicas
Rozeane Feitosa (Ascom/TRE-TO)
#ParaTodosVerem: Na foto, servidores do TRE-TO em uma sala de reunião.