Ouvidoria Regional Eleitoral descentraliza serviços durante Romaria do Senhor do Bonfim
Ouvidor, juiz José Maria Lima participou dos trabalhos nesta quinta-feira, dia 15/8.

Para atender a públicos diversificados, a Ouvidoria Regional Eleitoral do Tocantins (ORE-TO) está no povoado Senhor do Bonfim, em Natividade, que é a sede da 19ª Zona Eleitoral. Nesta quinta-feira, 15, o ouvidor regional eleitoral e ouvidor da Mulher+, juiz José Maria Lima, participou das atividades da Ouvidoria Itinerante, uma ação que incluiu a entrega de cartilhas orientativas, votação simulada com urna eletrônica e a divulgação dos canais de atendimento, entre outras atividades.
A ação, que começou na última terça-feira, 13, ofereceu à população uma série de serviços relacionados ao processo eleitoral, como a emissão da segunda via do título de eleitor, consulta à situação eleitoral, orientações sobre denúncias e reclamações eleitorais, entre outros.
Na ocasião, o ouvidor destacou que estar mais próximo do eleitorado é uma forma de humanização da Justiça Eleitoral, assim como de permitir o acesso direto aos serviços. “A ação itinerante do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins tem como objetivo descentralizar os serviços eleitorais, facilitando o acesso dos cidadãos que residem em áreas distantes. O público pode tirar dúvidas e entender o processo democrático de forma rápida e simples”, explicou o juiz.
O ouvidor regional eleitoral também participou da missa em celebração do dia do Senhor do Bonfim, comemorada nesta quinta-feira, 15. O magistrado destacou que “é um momento de fé e que os devotos têm a oportunidade de se informarem e exercerem seus direitos de forma absoluta”.
A romaria
A Ouvidoria Itinerante acontece durante a Romaria do Nosso Senhor do Bonfim, uma das maiores celebrações religiosas do Tocantins, que atrai milhares de fiéis de diferentes regiões. A expectativa da organização é que mais de 100 mil pessoas participem da programação religiosa.
A equipe da Ouvidoria está disponível para fornecer orientações sobre locais de votação e atividades da Justiça Eleitoral, além de oferecer informações sobre assédio eleitoral, com a distribuição de materiais educativos para conscientizar a comunidade.
Ouvidoria
O trabalho é feito pela equipe da ORE, composta por servidoras, servidores, colaboradoras e colaboradores, que está à disposição da comunidade local. O evento é apoiado pela igreja Santuário do Senhor do Bonfim, sob a liderança do reitor Leomar Sousa, e pela 19ª Zona Eleitoral, com o suporte do juiz eleitoral William Trigilio da Silva.
Objetivos Estratégicos:
1- Aprimorar mecanismos de atendimento ao cidadão;
2- Aprimorar mecanismos de transparência pública;
3- Fomentar a educação política da sociedade.
Thaise Marques (Ascom/TRE-TO)
#ParaTodosVerem: Na foto, o ouvidor do TRE, juiz José Maria Lima, está ao lado de três mulheres e um homem, todos reunidos em volta de uma urna eletrônica.