TRE-TO: Melhorias nos processos da Justiça Eleitoral são inscritos em prêmios do CNJ

O projeto é desenvolvido pelo Laboratório de Inovação.

TRE-TO: iniciativa que propõe melhorias nos processos da Justiça Eleitoral são inscritos em prêm...

A iniciativa da Coordenadoria do Núcleo do Laboratório de Inovação (Lab-in), do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), Metodologia Estruturada, teve inscrição efetivada no Prêmio Qualidade 2024 e no 1º Prêmio Inovação do Poder Judiciário, ambos promovidos pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O projeto visa melhorar os processos realizados pela Justiça Eleitoral. 

A nova metodologia, coordenada pelo juiz Alexsander Ogawa da Silva Ribeiro, responsável pelo Laboratório de Inovação do TRE-TO, desenvolvida pela Lab-in, surgiu da integração de métodos e ferramentas já existentes, sendo utilizadas para otimizar o Planejamento Integrado das Eleições 2024. 

Ela visa modernizar e otimizar os processos de planejamento, entregas e gestão, por meio de metodologia estruturada ou de integração de um conjunto de ferramentas preexistentes e já conhecidas, com o objetivo de promover maior eficiência operacional e rápida adaptação a mudanças.

Processos e abordagem

Os processos organizacionais serão modernizados por meio de um framework híbrido que melhora a coordenação, transparência e adaptabilidade, especialmente no contexto do planejamento eleitoral. Vale ressaltar que o framework está sendo testado e refinado no contexto eleitoral para assegurar sua eficácia na gestão das eleições.

A nova abordagem combina elementos de ferramentas e metodologias como Survey, Design Sprints, entrega Baseada em Resultados e Ciclo PDCA, proporcionando uma solução híbrida e aprimorada para o planejamento, execução, monitoramento e gestão de processos baseados em entregas. A sigla PDCA vem do inglês Plan (Planejar), Do (Fazer), Check (Checar) e Act (Agir).

Benefícios

São benefícios relacionados ao projeto a eficiência, resposta rápida a mudanças, melhor comunicação, transparência, precisão, engajamento da equipe, foco no eleitor e redução de custos, que reforçam a pertinência e o potencial impacto positivo da “Metodologia Estruturada”.

Desenvolvimento

O projeto é desenvolvido pelo servidor Dourival Alves dos Reis Filho, que atua no Laboratório de Inovação do TRE-TO, pelo chefe de Seção do Voto Informatizado e Urnas Eletrônicas, Eduardo Koelln; pelo chefe da Seção de Processamento II (Seproc II), Adelson Ramos de Meira; e a assistente da Seção de Auditoria de Contratação e Gestão (Seaceg), Liziane Venâncio Queiroz.

Objetivos Estratégicos:

1- Aprimorar mecanismos de atendimento ao cidadão;

7-  Aperfeiçoar mecanismos de gestão do processo eleitoral;

11- Prover transformação digital e inovações tecnológicas

Rozeane Feitosa (Ascom/TRE-TO)

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3229-9500

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 09h às 19h

Acesso rápido