Presidente do TRE-TO apresenta Plano de Enfrentamento à Desinformação com foco nas eleições de 2024

Documento foi levado ao Pleno pelo presidente, desembargador João Rigo Guimarães.

Documento foi levado ao Pleno pelo presidente, desembargador João Rigo Guimarães.
Foto: Carlos Eller (Ascom TRE-TO)

O Plano de Enfrentamento à Desinformação, com foco nas Eleições 2024, foi apresentado aos membros da Corte do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) na manhã desta quinta-feira, 22, durante sessão ordinária.  A iniciativa se baseia nas diretrizes do Programa Permanente de Enfrentamento à Desinformação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Na ocasião, o presidente do TRE-TO, desembargador João Rigo Guimarães, destacou a necessidade do enfrentamento à desinformação. “Foi pensado em como desenvolver ações para reduzir os efeitos nocivos da desinformação relacionada à Justiça Eleitoral e aos seus integrantes, ao sistema eletrônico de votação, ao processo eleitoral em suas diferentes fases e aos atores nele envolvidos.”

O plano será capitaneado pela Assessoria de Comunicação Social, Corporativa e Cerimonial (Ascom) do TRE-TO e atende uma iniciativa estratégica do Programa de Gestão 2023-2025. A apresentação foi realizada pelo assessor de Comunicação, Cristiano Machado Santos.

Ainda segundo o presidente, para a elaboração do Plano de Enfrentamento à Desinformação, foi determinante o fato de ter aumentado a propagação na internet de falsas notícias contra o sistema de votação nos últimos anos. “Este conjunto de ações criam meios relevantes para consultas e checagens sobre o processo do pleito municipal de outubro”, explicou.

O vice-presidente e corregedor regional eleitoral, desembargador Helvécio de Brito Maia Neto, ressaltou a importância do trabalho. O juiz José Maria Lima, ouvidor regional eleitoral e coordenador-geral dos programas de inclusão, também destacou a atividade, que será incluída nas agendas do ano. Integrante da Corte, a juíza Silvana Maria Parfieniuk citou a importância do trabalho preventivo no período eleitoral para combater a desinformação.

1/ Galeria de imagens

Plano de Enfrentamento à Desinformação

O Plano de Enfrentamento à Desinformação foi desenvolvido pela Ascom, Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) e a Central de Atendimento Virtual dos Eleitores, a Cave, vão atuar juntos no atendimento das demandas e checagem de mensagens, sempre em contato permanente com a comunicação do TSE, que tem na ferramenta "Fato ou Boato".

“O trabalho é preventivo e proativo. E envolverá também as demais secretarias e unidades do TRE. E não fica restrito apenas ao campo virtual. Também apresentaremos oficinas online e presenciais; palestras para o público interno e externo, eventos, entrevistas coletivas e reuniões específicas nas zonas eleitorais e mobilizações com públicos específicos como representantes de partidos políticos, profissionais liberais, da comunicação, do Direito, do sistema de Justiça  e da sociedade em geral”, explicou o assessor.

As campanhas de informação e combate à desinformação serão permanentes durante todo o ano, com cronograma de ações e mobilizações virtuais e presenciais para que alcançar o maior número de pessoas neste processo.

Clique aqui e confira a sessão na íntegra.

 

Thaise Marques (Ascom TRE-TO)

Objetivo estratégico:

2 - Aprimorar mecanismos de transparência pública.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3229-9500

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 13h às 19h

Acesso rápido