Com índices de satisfação de excelência, Ouvidoria do TRE-TO realiza mais de mil atendimentos em 2023

Ouvidor Regional Eleitoral apresentou relatório durante sessão do Pleno nesta terça-feira, dia 23.

Com índices de satisfação de excelência, Ouvidoria do TRE-TO realiza mais de mil atendimentos em...
Foto: Carlos Eller (Ascom/TRE-TO)

Mais de mil atendimentos foram realizados pela Ouvidoria Regional Eleitoral do Tocantins (ORE/TO) no ano de 2023. As informações fazem parte do relatório anual apresentado na tarde desta terça-feira, 23, durante a 2ª Sessão Ordinária. No total, foram prestados 1.478 atendimentos aos cidadãos, número expressivo para um ano não eleitoral.

Entre as principais demandas da Ouvidoria, foram 1.307 serviços referentes ao atendimento ao cidadão e 148 prestações de acesso à informação. Demais atividades incluem o recebimento de denúncias, elogios, sugestões e críticas, além do canal especializado da Ouvidoria das Mulheres+.

O juiz membro do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), José Maria Lima, que assumiu o cargo de ouvidor no segundo semestre de 2023, afirmou o compromisso de dar continuidade ao fortalecimento do canal da Ouvidoria. “É um canal essencial de acesso ao Tribunal através do usuário cidadão”, disse.

“Por isso estabeleci com minha equipe propostas as quais já foram efetivadas, como a abrangência oficial de todas as possibilidades da perspectiva identitária de gênero por meio da mudança do nome do canal especializado de Ouvidoria da Mulher para Ouvidoria das Mulheres+, a capacitação da equipe e a ampla atividade nas redes sociais”, completou o juiz ouvidor.

Na Corte

O presidente do TRE-TO, desembargador João Rigo Guimarães, parabenizou o trabalho liderado pelo juiz ouvidor José Maria Lima. “Tenho grande admiração pela responsabilidade ao realizar as atividades. Foi um trabalho muito produtivo com a sua equipe, pela qual estendo os meus parabéns a todos os servidores e colaboradores da Ouvidoria”, disse o presidente.

O vice-presidente e corregedor regional eleitoral, desembargador Helvécio de Brito Maia Neto, ressaltou o êxito do juiz ouvidor na administração. “Parabenizo pela transparência e clareza [da apresentação de serviço] que resulta em benefícios para a coletividade.”

A juíza Silvana Maria Parfieniuk também destacou a gestão exemplar, lembrando que os trabalhos no ano de 2024 serão ainda maiores e com mais qualidade. O juiz Wagmar Roberto Silva elogiou a eficiência e todas as informações que a Ouvidoria presta ao público, sempre com o objetivo de melhorar o serviço.

Manifestaram-se ainda os juízes Antônio Paim Boglio e Alexsander Ogawa da Silva Ribeiro, que ressaltaram a admiração e parabenizaram o juiz ouvidor pelo trabalho e engajamento durante sua gestão.

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Eficiência e qualidade

A rapidez e eficiência no atendimento também é destaque no relatório anual da Ouvidoria. Mesmo as demandas que não puderam ser atendidas imediatamente, foram respondidas em até dois dias, resultado positivo em relação ao indicador do Sistema de Gestão de Qualidade, que define prazo máximo de cinco dias. Já a Lei de Acesso à Informação (Lei nº 2.527/11) tem prazo determinado de 20 dias.

Para os servidores e colaboradores da Justiça Eleitoral, a qualidade dos serviços prestados pela Ouvidoria atingiu 99,4% no índice de satisfação, com 89,6% das respostas classificando o atendimento como “ótimo” e 9,8% como “bom”. Ainda, para os cidadãos atendidos, o índice de satisfação registrou o NPS 95, ou seja, nível de excelência.

Canais de atendimento

Quanto aos canais de recebimento das demandas, 32,9% dos atendimentos foram feitos por meio telefônico, enquanto 32,8% foram presenciais, evidenciando a preferência do cidadão pelas formas tradicionais de acesso à Justiça Eleitoral. Outros meios de atendimento incluem o aplicativo, com 19,4%, e os formulários eletrônicos, com 7,4% dos serviços prestados.

Ouvidoria das Mulheres+

Sob a nova gestão para o biênio 2023-2025, foi feita ainda a alteração do nome do canal especializado para as mulheres, que passou de Ouvidoria da Mulher para Ouvidoria das Mulheres+. A mudança foi efetivada para abranger de forma oficial todas as possibilidades da perspectiva identitária de gênero, principalmente nas questões relacionadas à violência política de gênero.

Como resultado da alteração, surgiu a necessidade de capacitar a equipe da Ouvidoria para o aperfeiçoamento teórico-prático do atendimento sob a perspectiva de gênero. A capacitação “Atendimento sob perspectiva de gênero nos casos de violência  foi realizada entre os dias 23 e 31 de outubro, ministrada pelo servidor Adilson Cunha.

Redes sociais

Em conjunto com a Assessoria de Comunicação (Ascom) do TRE-TO, a Ouvidoria ampliou o uso das redes sociais do Tribunal para a divulgação dos seus serviços prestados, com o objetivo de atingir públicos geracionais diversos, promovendo ainda as ações onde a ORE/TO esteve presente.

Parcerias

Além dessas atividades, a Ouvidoria participou das audiências públicas em parceria com o Programa Permanente +Mulher +Democracia. Também marcou presença no Projeto Maria nas Comunidades, parceria com o Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), que realizou 8 edições no ano de 2023, atingindo mais de mil participantes.

A Ouvidoria

A Ouvidoria Regional Eleitoral do Tocantins atua como um canal de comunicação direta entre o Tribunal e a comunidade, servindo como importante instrumento de promoção da cidadania, dentro de uma linha de gestão participativa e fortalecimento da democracia, através dos canais de atendimento existentes.

Confira aqui os diversos canais de atendimento da Ouvidoria.

Objetivos Estratégicos:

1 - Aprimorar mecanismos de atendimento ao cidadão

2 - Aprimorar mecanismos de transparência pública

3 - Fomentar a educação política da sociedade

Lanne Hadassa (Ascom/TRE-TO)

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