TRE-TO comprova qualidade nos processos e mantêm certificação ISO 9001

Os trabalhos de auditoria externa se iniciaram na quarta-feira, 3, e finalizaram nesta sexta, 5.

Auditoria.
Foto: Carlos Eller (Ascom/TRE-TO)

Mais uma vez o Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) confirma a certificação pela norma ISO 9001. A auditoria externa que consolidou a qualidade dos serviços prestados pelo TRE-TO teve início na quarta-feira, 3, e finalizou nesta sexta-feira, 5.

Entre os pontos fortes identificados na auditoria, foram destacados o comprometimento da direção nos assuntos de qualidade, o ânimo e a emoção dos servidores e colaboradores ao apresentarem os processos, a utilização de software que define etapas de execução para evitar falha humana, a infraestrutura que o tribunal proporciona aos trabalhadores e a participação feminina na liderança dos processos.

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Auditoria

Na auditoria externa por amostragem foram avaliados alguns processos que compõem o escopo da certificação, o qual equivale a toda a gestão do processos eleitoral no Tocantins, verificando a conformidade com os requisitos da norma ISO 900:2015. 

O trabalho foi conduzido pela auditora Érica Regina Lini, do Organismo Nacional de Certificação (ONC). “Em todos os setores que fui, os colaboradores tinham um brilho nos olhos ao falar sobre o seu processo e isso faz toda a diferença”, disse a auditora na reunião de encerramento ao apresentar os resultados e constatações. “As pessoas falham, mas o TRE-TO busca metodologias para evitar que a falha humana ocorra, detalhe muito importante”, complementou.

A participação feminina também foi ressaltada pela auditora. “Nunca vi a liderança feminina em tantos processos assim”, destacou. “Todas empoderadas e brilhantes”, afirmou.

Potencial de melhoria e não conformidades

Também foi identificada uma oportunidade de melhoria em relação à monitoria dos indicadores estratégicos. Foi sugerido avaliar a periodicidade de verificação dos indicadores, que atualmente é quadrimestral, a fim de assegurar o acompanhamento e atingimento das metas.

Importante ressaltar que nenhuma não-conformidade foi encontrada no Sistema de Gestão da Qualidade do TRE-TO.

Certificação ISO 9001

A implantação de um sistema de gestão da qualidade no tribunal e sua certificação começou ainda em 2004. Em julho de 2005, o objetivo foi alcançado com a obtenção da certificação ISO 9001, fazendo então o TRE-TO se tornar o primeiro órgão público do Tocantins a receber tal credibilidade, sendo um dos cinquenta primeiros em todo o Brasil.

Desde então, o TRE-TO vem obtendo a recertificação por meio de auditorias internas e externas, comprovando a qualidade dos serviços prestados para a sociedade, principalmente na missão de fazer o processo eleitoral seguro, eficiente e confiável.

Confira a reunião de encerramento na íntegra.

Objetivos Estratégicos:

4- Aprimorar mecanismos de gestão processual;

9- Aperfeiçoar a governança e a gestão de pessoas

Lanne Hadassa (Ascom/TRE-TO)

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