Municípios de Porto Nacional e Paraíso realizam atendimentos neste domingo, 5, e regularizam eleitores a três dias para encerrar cadastro eleitoral

Próxima quarta-feira, 8, é o último dia para regularizar situação eleitoral.

Eleitores aguardando atendimento no cartório da 3ª Zona Eleitoral de Porto Nacional.
Foto: Carlos Eller (Ascom/TRE-TO)

A apenas três dias para encerrar o cadastro eleitoral, próxima quarta-feira, dia 8 de maio, a Justiça Eleitoral intensifica os atendimentos. Devido à proximidade do prazo final, cartórios eleitorais do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) excepcionalmente estão realizando prestação de serviços eleitorais neste domingo, 5. 

Os cartórios eleitorais da 3ª e 7ª Zonas Eleitorais, com sedes localizadas nos municípios de Porto Nacional e Paraíso do Tocantins, respectivamente, têm recebido uma grande procura da população. O cidadão que irá votar pela primeira vez deve ir até o local emitir o título de eleitor ou se estiver com o documento em situação irregular deve procurar as unidades de atendimento das 8h às 14h neste fim de semana e das 8h às 18h até o dia 8 de maio.

Situação eleitoral

Devem procurar atendimento também aqueles que não votaram nos últimos pleitos e não justificaram a ausência, eleitores que mudaram de cidade ou estado e não realizaram a transferência de domicílio para poder votar no lugar onde vivem atualmente, assim como quem quiser fazer alguma alteração de cadastro, como mudança de endereço dentro da própria cidade ou uso do nome social. 

Apesar de não serem obrigados a votar, os jovens que tiverem idades entre 16 (completos até 5 de outubro) e 17 anos também podem tirar o título de eleitor.

Porto Nacional

Liderada pelo chefe de cartório Domingos Galvão de Melo, a força tarefa iniciou às 8h. Os moradores dos municípios de Brejinho de Nazaré, Ipueiras, Monte do Carmo, Santa Rita do Tocantins e Silvanópolis, que fazem parte da jurisdição da 3ª ZE, podem buscar os serviços até às 14h deste domingo.

O chefe de cartório Domingos Galvão declarou que a procura tem sido constante, mas os atendimentos têm sido realizados de forma célere. “A procura dos atendimentos no fim de semana e feriado foi bastante expressiva e, apesar da quantidade, tem sido tranquilo”, ressaltou o servidor. 

O eleitor Lázaro Chaves de Oliveira, 47, morador de Luzimangues, distrito de Porto Nacional, buscou a unidade de atendimento para transferir o local de votação. Ele reforçou a importância de estar apto para escolher o representante nas eleições. 

“Vim fazer essa transferência faz dias e eu não tinha tempo pra poder fazer porque eu trabalho. Então, os atendimentos no sábado e domingo foram essenciais para pessoas na mesma condição que eu. Assim podemos exercer a cidadania e escolher os representantes na nossa sociedade”, afirmou.

Paraíso do Tocantins

São atendidos na 7ª ZE, com sede em Paraíso do Tocantins, os municípios de Abreulândia, Divinópolis do Tocantins, Marianópolis do Tocantins, Monte Santo do Tocantins e Pugmil.

O adolescente João Henrique Pereira Rocha, que completa 16 anos em julho, morador de Paraíso do Tocantins, compareceu ao cartório eleitoral para emitir seu primeiro título e garantir sua contribuição com a cidadania. “Vim tirar o meu título de eleitor. Eu estudo e não consegui vir antes. Agora vou poder votar nos representantes da nossa cidade”, declarou.

1/ Galeria de imagens

Plantões da Justiça Eleitoral

As mudanças no expediente dos cartórios eleitorais foram determinadas pelo presidente do TRE-TO, desembargador João Rigo Guimarães, levando em consideração o Calendário Eleitoral das Eleições Municipais de 2024. Tiveram a finalidade de assegurar que todos os eleitores tocantinenses tenham acesso aos serviços disponibilizados pela Justiça Eleitoral.

Com essas medidas, o TRE-TO de forma eficiente reforça seu compromisso com a acessibilidade e a democracia, garantindo de forma cômoda que o maior número de cidadãos regularize sua situação eleitoral e exerça seus direitos políticos por meio do voto.

Documentos necessários

Para emitir o título de eleitor (alistamento), transferir ou revisar sua situação eleitoral, é necessário que o cidadão compareça ao Cartório da sua Zona Eleitoral portando os seguintes documentos:

- Documento de identidade original com foto;

- Comprovante de endereço original (emitido há no mínimo 3 meses e, no máximo, 1 ano)

Objetivos Estratégicos:

1- Aprimorar mecanismos de atendimento ao cidadão;

2- Aprimorar mecanismos de transparência pública;

3- Fomentar a educação política da sociedade.

Rozeane Feitosa (Ascom/TRE-TO)

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3229-9500

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 13h às 19h

Acesso rápido