Justiça Eleitoral do Tocantins empossa juíza substituta da classe dos juízes federais para o biênio 2025-2027
Carolynne Oliveira tomou posse na manhã desta terça-feira, 5.

A juíza Carolynne Souza de Macêdo Oliveira tomou posse na Corte da Justiça Eleitoral do Tocantins na manhã desta terça-feira, 5, como membro substituta da classe dos juízes federais para o biênio 2025-2027. A solenidade, que teve início às 10h, foi conduzida pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), desembargador Adolfo Amaro Mendes.
Na ocasião, o presidente destacou a contribuição e crescimento da Corte Eleitoral com a futura atuação da juíza federal. “A sua experiência e sua trajetória trarão frutos enormes ao TRE-TO. Que nós possamos juntos continuar a engrandecer este Tribunal, cuja trajetória é por demais elogiada, inclusive no TSE, pela ministra Cármen Lúcia”, afirmou o desembargador Adolfo Amaro.
A magistrada assume a vaga na Corte Eleitoral tocantinense em decorrência do término do biênio do juiz federal Igor Itapary Pinheiro, ocorrido no último dia 3. Ela foi eleita pela Corte Especial Administrativa do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) em 16 de julho.
Dedicação e compromisso
Em seu discurso de posse, a juíza federal Carolynne Oliveira se colocou à disposição do Tribunal e ressaltou a importância da atuação de forma humanizada. “Agradeço por poder contribuir com a democracia. Esta é uma oportunidade de expandir e de se relacionar com pessoas. Aqui podemos tocar a alma humana. Precisamos trabalhar essa nossa humanidade, que é o nosso bem mais precioso”, declarou a juíza substituta.
O vice-presidente e corregedor regional eleitoral, desembargador João Rodrigues Filho, destacou a atuação do TRE-TO e como a troca de conhecimentos entre os magistrados fortalece o diálogo e as decisões da Corte. “A senhora tem uma vasta experiência, o que vai contribuir muito para nosso Tribunal. Toda troca de aprendizado só engrandece e edifica o nosso trabalho", afirmou o corregedor.
Presenças
Também estiveram presentes na solenidade, o procurador regional eleitoral Rodrigo Mark Freitas; o diretor-geral do TRE-TO, José Machado dos Santos; o juiz substituto, Renan Albernaz de Souza; o diretor do Foro da Seção Judiciária do Tocantins (SJTO), juiz federal Igor Itapary Pinheiro; o assessor-chefe da Presidência, Josué Batista de Oliveira; o secretário Judiciário e de Gestão da Informação (SJI), Vick Mature Aglantzakis; o secretário de Administração e Orçamento (Sador), Teodomiro Fernandes Amorim; a secretária de Gestão de Pessoas (SGP), Ana Cecilia Machado Catapan; a coordenadora jurídico-administrativa da Corregedoria, Ana Carina Mendes Souto; a assessora jurídica da Corregedoria, Marisa Batista Alvarenga Webler; entre outros servidores do Tribunal.
Perfil
Atualmente titular da 1ª Vara Federal Cível da Seção Judiciária do Tocantins (SJTO), a juíza Carolynne Souza de Macêdo Oliveira nasceu em Rio Branco (AC) e é graduada em Direito pela Universidade Federal do Acre (UFAC) e pós-graduada em Direito Processual pela Universidade Gama Filho em convênio com o Centro de Estudos Jurídicos Damásio de Jesus.
A magistrada assumiu o cargo de Técnico Judiciário na 2ª Vara Federal da Seção Judiciária do Acre (SJAC) em 2002, permanecendo até 2013, quando assumiu como juíza federal e, nos anos posteriores, atuou com jurisdição nas 1ª e 2ª Varas, na Turma Recursal dos Juizados Especiais Federais acreanos e na coordenação do Centro de Conciliação. Também foi diretora e vice-diretora do Foro da Seccional Acreana.
Na Justiça Eleitoral, a juíza foi membro titular no Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) durante o biênio 2017/2019 e 2023/2025.
Objetivos Estratégicos:
2- Aprimorar mecanismos de transparência pública
8- Aperfeiçoar mecanismos de governança
Texto: Rozeane Feitosa (Ascom/TRE-TO)
Fotos: Carlos Eller (Ascom/TRE-TO)
#ParaTodosVerem: A imagem mostra seis pessoas em pé, lado a lado, posando para uma foto institucional em ambiente fechado. Todos estão vestidos formalmente, com ternos e trajes sociais. Ao centro, destaca-se a juíza Carolynne Oliveira, de terno azul-claro. Ao fundo, há uma mesa com cadeiras, um aparelho de ar-condicionado fixado na parede e um quadro decorativo. O ambiente é iluminado com luz branca e possui decoração sóbria e profissional.