Em primeira capacitação do ano, TRE-TO promove palestra sobre o uso da linguagem simples
O evento foi realizado online nesta terça-feira, 4.

Na primeira capacitação do ano, o Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) realizou a palestra “Introdução à Linguagem Simples” na tarde desta terça-feira, 4. O evento aconteceu online pela plataforma Google Meet e contou com abertura da ouvidora regional eleitoral, juíza Silvana Maria Parfieniuk, e palestra de sensibilização do servidor Maurílio Luiz Hoffmann da Silva.
“O objetivo da linguagem simples é evitar termos excessivamente formais, utilizando versões resumidas a fim de aprimorar a comunicação com a sociedade”, disse a ouvidora, juíza Silvana Parfieniuk ao abrir a reunião. “Esse evento propõe uma mudança de visão, pois tudo aquilo que falamos e escrevemos é direcionado às cidadãs e cidadãos”, finalizou a magistrada.
Participaram da reunião 122 pessoas, entre servidoras e servidores de todos os cartórios eleitorais do estado, assim como colaboradoras, colaboradores, estagiárias e estagiários. Ao dar início à palestra, o servidor da Assessoria de Pesquisa, Estratégia e Gestão da Qualidade (Aspeq), Maurílio Hoffmann falou sobre o termo “linguagem simples” e explicou que se trata de uma linguagem direta e clara. “Não vejam o simples como detrator da linguagem, mas sim como um tipo de linguagem”, afirmou o servidor.
O que é linguagem simples?
Linguagem simples é uma técnica de escrita, clara e concisa. O servidor Maurílio Hoffmann explicou que não é uma linguagem informal, com escrita errada, simplória ou texto pobre. Ela demanda tempo, pois é pensada no público, de forma a simplificar textos mais complexos, tornando a linguagem mais direta.
A linguagem simples promove uma comunicação efetiva, confiança, transparência, controle pela sociedade, inclusão social e o fortalecimento da democracia.
Agenda
A palestra desta terça-feira foi destinada a todas as pessoas que trabalham na Justiça Eleitoral do Tocantins. Na quarta-feira, 5, a capacitação será destinada especificamente para a equipe da Ouvidoria Regional Eleitoral (ORE-TO).
Objetivos Estratégicos:
1- Aprimorar mecanismos de atendimento ao cidadão
9- Aperfeiçoar a governança e a gestão de pessoas
Lanne Hadassa (Ascom/TRE-TO)
#ParaTodosVerem: Tela de videoconferência mostrando diversos participantes. À esquerda, em destaque, um slide com o título "Linguagem Simples" em letras brancas sobre fundo azul escuro. Acima do slide, em uma miniatura, um homem de pele clara, com barba e óculos, parece estar apresentando. À direita, em formato de grade, aparecem as miniaturas de outros participantes, identificados por seus nomes. Algumas miniaturas mostram pessoas em ambientes diversos, enquanto outras exibem apenas iniciais em um círculo colorido. Na parte inferior, uma barra com informações sobre a reunião e controles de áudio, vídeo e encerramento da chamada.