Com foco na manutenção da certificação ISO 9001-2015, TRE-TO encerra Auditoria Interna da Qualidade 2025
Durante os últimos dias, equipe de auditores passaram diversas as áreas do Tribunal

O Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) concluiu, nesta sexta-feira, 9 de maio, a Auditoria Interna da Qualidade 2025. A apresentação do relatório final ocorreu no Plenário do Tribunal e encerrou uma semana de avaliações conduzidas em diversos setores da instituição. O objetivo foi assegurar a continuidade da certificação ISO 9001:2015 do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ).
Responsável pela condução da auditoria, o servidor do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) e auditor-líder, Hamilton Pinheiro de Oliveira, destacou a seriedade do processo e os avanços observados nos últimos anos. “O TRE-TO apresenta uma estrutura sólida de gestão da qualidade. Percebemos evolução, organização e um alinhamento entre as áreas para garantir a melhoria contínua dos serviços”, afirmou Hamilton.
Destaques
Setores como a Secretaria Judiciária, Secretaria de Gestão de Pessoas, Secretaria de Administração e Orçamento e a Seção de Gestão da Qualidade foram destacados pela organização e pelo cumprimento rigoroso dos procedimentos. “Cada setor apresentou evidências de conformidade com os requisitos da norma, o que reforça a cultura de qualidade que vem sendo construída no Tribunal”, avaliou Hamilton.
A Ouvidoria também foi mencionada positivamente pela equipe de auditoria. De acordo com os auditores, a unidade demonstra compromisso com a escuta ativa e com a entrega de serviços voltados para o cidadão, atuando de forma proativa e contribuindo para a melhoria contínua do atendimento ao público interno e externo.
Equipe de Auditores
Durante a semana, a equipe de auditores, acompanhada pelo Assessor de Pesquisa, Estratégia e Gestão da Qualidade, José Eudacy Feijó de Paiva, passou por todas as áreas do Tribunal e é composta pelos servidores do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO), Hamilton Pinheiro de Oliveira, auditor-líder, e Tatiana Zanini Arantes; pela servidora do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), Ilana Murici Ayres; e pelo servidor do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), Maurílio Luiz Hoffmann da Silva. Do TRE-TO, compõem a equipe os chefes de cartório da 12ª Zona Eleitoral de Xambioá, Felipe Silva Fialho, da 13ª ZE de Cristalândia, Alexandre Menezes de Santana, e a servidora da 29ª ZE de Palmas, Fernanda Sousa dos Santos Noda.
Importância para a Qualidade
A auditoria é essencial para a manutenção da certificação ISO 9001-2015, que garante que o TRE-TO esteja em conformidade com as melhores práticas de gestão da qualidade. Com ela, o Tribunal busca aprimorar continuamente seus processos internos e garantir a excelência no atendimento ao público e na prestação de serviços eleitorais. Este processo faz parte do compromisso do TRE-TO com a melhoria contínua, assegurando que a Justiça Eleitoral no Tocantins continue a operar com eficiência, transparência e qualidade.
Objetivos Estratégicos:
1- Aprimorar mecanismos de atendimento ao cidadão;
2 - Aprimorar mecanismos de transparência pública;
3 - Fomentar a educação política da sociedade
Guilherme Paganotto (Ascom/TRE-TO)
#ParaTodosVerem: No pleno do TRE-TO, três pessoas estão sentadas atrás de uma longa mesa branca. À esquerda, uma mulher loira de blusa escura olha para o centro, onde uma mulher morena com roupa clara e sapatos de salto também direciona o olhar para frente. À direita, um homem de terno escuro e camisa branca, com um microfone na lapela e um laptop à sua frente, parece atento a algo à sua frente. Cada um tem um copo de água e uma xícara com pires à sua frente. Em primeiro plano, as costas de três pessoas que assistem à cena são visíveis. A iluminação é clara e uniforme, sugerindo uma reunião ou apresentação formal.