No 87º Coptrel, diretores-gerais discutem propostas e boas práticas para melhor atuação da Justiça Eleitoral
Diretores-gerais, secretários e assessores de comunicação também assistiram a palestra “IA e Desinformação”.

Os diretores-gerais dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) de todo o país estão reunidos em São Paulo (SP) nesta quinta-feira, 20, para debater temas relevantes à atuação da Justiça Eleitoral. O secretário da Judiciária e Gestão da Informação (SJI), Vick Mature Aglantzakis, representa o diretor-geral Jonas Demostene na 87ª edição do Encontro do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais do Brasil (Coptrel).
A abertura do encontro antecedeu a abertura oficial do Coptrel, realizada pelo presidente do TRE-SP, desembargador Silmar Fernandes, que destacou a importância da atuação das diretorias-gerais no funcionamento dos tribunais. “O diretor-geral é o braço direito de todo presidente, de toda gestão”, afirmou o desembargador.
Também participou da reunião, a assessora jurídico-administrativa da Presidência do TRE-TO, Marisa Batista Alvarenga Webler.
Inteligência artificial e desinformação
A programação, que iniciou às 8h30, prossegue a partir das 15h45 com a consolidação das propostas dos diretores-gerais aos presidentes dos TREs. No período da manhã, aconteceu a palestra “IA e Desinformação”, com Ronaldo Lemos, para diretores-gerais, secretários e assessores de comunicação.
Na ocasião, o palestrante abordou assuntos como o uso de robôs, uso de inteligência artificial na imprensa, assim como a estrutura das fake news, vazamento de dados pessoais e a abrangência da desinformação.
“Temos que agradecer por termos a Justiça Eleitoral e o trabalho que ela faz. Ela já entendeu e aprendeu como é o mundo da internet e toma as decisões mais acertadas. E para as próximas eleições deve sempre se manter atualizada e ter ciência do que acontece. Assim como tratar os problemas que surgirem na raiz”, afirmou Ronaldo Lemos.
Propostas
As propostas discutidas e as boas práticas compartilhadas na reunião, serão submetidas à deliberação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Vale ressaltar que todas as iniciativas e temas abordados visam contribuir para o aprimoramento da Justiça Eleitoral, fomentando a ampliação da participação de todos nas eleições, garantindo transparência, segurança e efetividade da democracia.
87⁰ Coptrel
O 87º Coptrel reúne presidentes dos TREs de todo o país e aborda temas importantes como o enfrentamento à desinformação, inovações tecnológicas e a inclusão no processo eleitoral. Saiba mais.
Objetivos Estratégicos:
7- Aperfeiçoar mecanismos de gestão do processo eleitoral
9- Aperfeiçoar a governança e a gestão de pessoas
Thaise Marques (Ascom/TRE-TO)
#ParaTodosVerem: A imagem mostra uma cena de reunião em um ambiente formal. Há um grupo de homens e mulheres sentados ao redor de uma mesa comprida, participando de uma discussão ou apresentação. A imagem também mostra, ao fundo, um slide com o título "87º COPTREL". Há o texto "Encontro do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais".