Após fase de teste em Palmas, terminal touchscreen é instalado no cartório da 3ª ZE de Porto Nacional

O equipamento facilita o feedback de eleitoras e eleitores sobre os serviços prestados pela Justiça Eleitoral.

A imagem mostra uma mulher de cabelos cacheados e longos, usando óculos e blusa vinho, interagin...

Um terminal touchscreen foi instalado no cartório da 3ª Zona Eleitoral de Porto Nacional na última sexta-feira, 7. A instalação do equipamento dá prosseguimento à melhoria da experiência da cidadã e do cidadão tocantinenses durante a avaliação dos atendimentos recebidos no cartório eleitoral.

O uso de terminais touchscreen na implementação da pesquisa de satisfação dos usuários da Justiça Eleitoral do Tocantins teve início no cartório da 29ª ZE de Palmas, ainda em outubro, como uma fase de teste. A nova ferramenta, com interface intuitiva e acessível, facilita que o eleitor responda a pesquisa de satisfação, contribuindo assim para o aprimoramento dos atendimentos aos cidadãos, melhorando a prestação de serviços eleitorais.

Com a segunda instalação do equipamento, agora no cartório da 3ª ZE, será avaliado o nível de participação das eleitoras e eleitores, o que contribuirá para que os terminais sejam instalados também nas demais zonas eleitorais do estado.

A pesquisa de satisfação

A pesquisa de satisfação é uma ferramenta que reflete o compromisso da Justiça Eleitoral tocantinense com a transparência e a melhoria contínua. Com a instalação dos terminais touchscreen, o cidadão-usuário pode expressar sua opinião sobre o atendimento de forma facilitada, apenas clicando na tela e escolhendo a opção que melhor se encaixar.

TRE-TO testa terminal touchscreen para facilitar avaliação dos eleitores em pesquisa de satisfação

Na tela são exibidas cinco opções, acompanhadas de emojis para uma melhor visualização: “ruim”, “regular”, “bom”, “ótimo” e “excelente”. Após escolher a opção, o cidadão ainda tem a oportunidade, caso queira, de registrar uma sugestão, reclamação ou crítica, clicando no botão “Manifestação”, onde abrirá uma caixa em que o eleitor escreverá sua opinião.

Ainda na mesma tela, o cidadão pode conferir os contatos da Ouvidoria do TRE-TO pelos canais de WhatsApp, telefone e e-mail.

Resultado positivo

A nova funcionalidade, com interface intuitiva, promove não apenas a facilidade para o cidadão-usuário, como também a inclusão de todas as pessoas, de forma independente da sua familiaridade com a tecnologia. Utilizando também os emojis, a ferramenta agrega inclusão para as pessoas analfabetas.

Na 29ª ZE de Palmas, durante o uso do terminal touchscreen no último mês de outubro, foram respondidos 96 formulários de pesquisa, resultado positivo que demonstra que o formato intuitivo e simplificado favorece o fornecimento de feedback da população.

A iniciativa

A iniciativa é desenvolvida pela Ouvidoria Regional Eleitoral do Tocantins (ORE-TO), em parceria com a Seção de Orientação e Apoio às Zonas Eleitorais (Soaze) e a Assessoria de Pesquisa, Estratégia e Gestão da Qualidade (Aspeq), com o apoio da Coordenadoria de Desenvolvimento de Sistemas (CDS) e a Seção de Desenvolvimento de Sistemas Administrativos (Sedsa).

Objetivos Estratégicos:

1- Aprimorar mecanismos de atendimento ao cidadão

2- Aprimorar mecanismos de transparência pública

8- Aperfeiçoar mecanismos de governança

9- Aperfeiçoar a governança e a gestão de pessoas

11- Prover transformação digital e inovações tecnológicas

Lanne Hadassa (Ascom/TRE-TO)

#ParaTodosVerem: A imagem mostra uma mulher de cabelos cacheados e longos, usando óculos e blusa vinho, interagindo com uma tela touchscreen. Ela sorri enquanto toca a tela do monitor, que exibe uma interface de avaliação de atendimento. Ao fundo, há uma impressora e um cartaz na parede com o texto “Avalie o nosso atendimento”, acompanhado de um medidor de satisfação colorido. O ambiente é bem iluminado e organizado.

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Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


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