Debate sobre proteção e avanços no combate à violência contra a mulher conta com a participação da Ouvidoria das Mulheres+ do TRE-TO
Evento aconteceu na noite desta quinta-feira, 9.

Um espaço de diálogo sobre os desafios e avanços no enfrentamento à violência de gênero, a 3ª edição do OABTalk aconteceu na noite desta quinta-feira, 9, no Plenário da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Tocantins, em Palmas. A Justiça Eleitoral do Tocantins marcou presença no evento por meio da Ouvidoria das Mulheres+ e do programa +Mulher +Democracia.
A 3ª edição do OABTalk foi realizada em alusão ao Dia Nacional de Luta Contra a Violência à Mulher, celebrado em 10 de outubro, e reuniu representantes do sistema de Justiça, da advocacia e da sociedade civil em um encontro marcado pela troca de experiências e pelo compromisso coletivo de promover uma cultura de respeito e equidade.
Representaram a Justiça Eleitoral tocantinense, a ouvidora regional eleitoral e ouvidora das Mulheres+, juíza Silvana Maria Parfieniuk, acompanhada da assessora da Ouvidoria, Monalisa Nascimento Miranda Cruz, da assessora de Planejamento e Gestão da Diretoria-Geral (Asplan-DG), Silvia Helena Dias dos Santos, e da assessora de Planejamento e Gestão da Secretaria Judiciária e Gestão da Informação (Asplan-SJI), Wagna Cristiane Ribeiro dos Santos.
O encontro
No encontro, foram proferidas palestras e painéis temáticos. A ouvidora da Mulher do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), desembargadora Ângela Prudente, abriu os painéis com a palestra “A Proteção da Mulher no Sistema de Justiça”. As participantes debateram a importância do reconhecimento da evolução histórica da atuação do sistema de Justiça no enfrentamento da desigualdade de gênero, os avanços e os desafios que ainda persistem.
Mais três mesas temáticas foram apresentadas no evento, sendo eles “Políticas Públicas e Protocolos Institucionais de Gênero”, “A Atuação da Advocacia na Defesa dos Direitos das Mulheres” e “Avanços e Perspectivas no Enfrentamento da Violência Contra a Mulher”.
O evento foi promovido pela Comissão da Mulher Advogada da OAB Tocantins, em parceria com o projeto Maria nas Comunidades do TJTO.
Objetivos Estratégicos:
1- Aprimorar mecanismos de atendimento ao cidadão
3- Fomentar a educação política da sociedade
Lanne Hadassa (Ascom/TRE-TO), com informações do TJTO
#ParaTodosVerem: A imagem mostra o auditório da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Tocantins (OAB-TO), onde ocorre um evento com boa participação de público. No centro, há uma mesa composta por quatro mulheres, sentadas lado a lado, que parecem conduzir a atividade. Atrás delas, o brasão da OAB e o nome da instituição estão fixados na parede de madeira. Em frente à mesa, grandes letras brancas formam a palavra “OAB TALK”. As pessoas estão sentadas em fileiras de mesas, observando as palestrantes. À direita da imagem, há um banner do projeto “Maria da Penha em Ação”. As bandeiras do Brasil, do Tocantins e da OAB aparecem ao fundo, à esquerda. O ambiente é bem iluminado e tem clima formal e institucional.