Elas Lideram: capacitação de lideranças femininas conclui segunda turma

Servidoras e colaboradoras participaram de atividades sobre empatia, escuta ativa e comunicação assertiva.

TSE promove Trilha de Capacitação dos Gabinetes 2025 em Brasília; TRE-TO participa do curso

Com momentos de reflexão e aprendizado, a segunda turma do curso “Liderança Deliberativa, Empática e Transformadora” encerrou suas atividades nesta quarta-feira, 8. A formação aconteceu nestas terça e quarta-feiras, 7 e 8, e fez parte do Programa de Desenvolvimento de Lideranças Femininas, voltado ao fortalecimento de servidoras e colaboradoras em seus papéis de liderança.

A atividade foi conduzida pela psicóloga da Coordenadoria de Assistência Médica e Social (Comed), Ester Borges, que destacou a importância da empatia e da comunicação clara nas relações de trabalho. “Eu preciso duvidar de mim, duvidar do outro, porque as perguntas que fizeram a ciência crescer. Portanto, duvide. Duvide até do vento. E preciso olhar o que eu criticar sem julgar”, afirmou.

Oportunidade de autoconhecimento

Para a oficial de gabinete da Corregedoria Regional Eleitoral (CRE-TO), Mônica Quintanilha, a experiência foi uma oportunidade de autoconhecimento e aprimoramento profissional. “Participamos, fizemos uma imersão no curso de liderança empática, foi maravilhoso. Só demonstrou que nós precisamos modificar ou melhorar, que temos sempre a melhorar, o nosso eu, para poder espargir na nossa equipe o que há de melhor em nós”, destacou.

Troca de experiências

A chefe da Seção de Desenvolvimento Organizacional e Capacitação (Secap), Isabela Raposo, também avaliou o curso como transformador. “Nesses últimos dois dias foi muito esclarecedor, trocamos muitas experiências. Eu acho que, como líder, você sempre tem que estar pensando em melhorar. Você melhorando, você melhora todo o seu ambiente de trabalho”, comentou.

Durante o encontro, as participantes trabalharam temas como escuta ativa, comunicação assertiva e feedback construtivo, desenvolvendo habilidades voltadas à liderança empática, conectiva e colaborativa.

Liderança empática

A ação integra os eixos de Integridade, Conformidade e Produtividade do Programa de Gestão 2025-2027 do TRE-TO e está alinhada à Estratégia Nacional do Poder Judiciário e às diretrizes do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), reafirmando o compromisso da Justiça Eleitoral do Tocantins com o desenvolvimento humano e institucional.

Objetivos Estratégicos

8-  Aperfeiçoar mecanismos de governança

9-  Aperfeiçoar a governança e a gestão de pessoas

Guilherme Paganotto (Ascom/TRE-TO)

#ParaTodosVerem: A fotografia mostra um grupo de cerca de vinte e quatro mulheres, sorrindo e posando juntas na escada de um ambiente interno com paredes brancas, celebrando o encerramento docurso. Elas estão dispostas em diferentes degraus, olhando para a câmera com expressões de satisfação. Na primeira fila, no patamar inferior, quatro mulheres se destacam: a segunda da esquerda, de cabelos grisalhos e óculos, Ester, faz um gesto de joinha com as duas mãos, enquanto a quarta mulher, à direita, Ana Cecília, veste uma camiseta azul-marinho com logo; as participantes usam vestimentas variadas, transmitindo uma atmosfera de união e sucesso.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3234-9000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 13h às 19h

Acesso rápido