Serviços da Justiça Eleitoral do Tocantins estão disponíveis no PID de Almas
Iniciativa visa aproximar cidadãs e cidadãos dos serviços do TRE-TO.

A população de Almas, no sudeste do Tocantins, agora conta com atendimento fixo da Justiça Eleitoral do Tocantins. O Ponto de Inclusão Digital (PID) do município passou por vistoria técnica e está preparado para oferecer os principais serviços do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) às eleitoras e aos eleitores.
A vistoria fez um levantamento detalhado da infraestrutura, assim como promoveu a capacitação da equipe de atendimento no PID Almas, visando assegurar condições adequadas de funcionamento, aprimorar a qualidade dos serviços prestados e ampliar o acesso da população.
O espaço, localizado na Avenida São Sebastião, foi inaugurado no início do ano e é fruto de uma cooperação entre instituições do Poder Judiciário para levar atendimentos à comunidade local. Entre os serviços disponibilizados pelo TRE-TO estão a emissão de certidões, a impressão do título de eleitor, o acesso ao Autoatendimento Eleitoral online e informações gerais aos cidadãos.
Implantação
A efetivação da ação faz parte da atribuição da coordenadora e Juíza de Cooperação Judiciária do TRE-TO, juíza Silvana Maria Parfieniuk, em parceria com o cartório da 19ª Zona Eleitoral de Natividade. Para a juíza, a iniciativa amplia o acesso da população de Almas. “Esse é um passo importante para ampliar o acesso aos serviços e promover a inclusão de todas e todos, além de aproximar ainda mais a Justiça Eleitoral da comunidade”, disse.
O chefe de cartório da 19ª ZE, Izaldino José Ferreira de Menezes, destacou que a demanda na cidade requer atenção nos atendimentos. “Almas é uma cidade que tem quase o mesmo porte de Natividade e a demanda pela Justiça Eleitoral lá é muito grande. Muitos eleitores acabam procurando o cartório de Dianópolis, por estar mais perto. Com a abertura desse Ponto de Inclusão Digital, vamos oferecer atendimento mais próximo para os eleitores de Almas”, afirmou.
Atendimento itinerante
Está prevista para novembro deste ano a realização de atendimento itinerante no município, que contará com o apoio do PID. A ação vai facilitar o acesso da população aos serviços da Justiça Eleitoral, como alistamento (fazer o 1º título), transferência e regularização de cadastro eleitoral. Tudo para garantir comodidade e reduzir a necessidade de deslocamento para outros municípios.
O que é o PID?
O Ponto de Inclusão Digital é um espaço que aproxima a Justiça da comunidade, atendendo especialmente cidades que não são sedes de zonas eleitorais ou unidades judiciárias. Seguindo orientações do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), os PIDs funcionam em parceria com diferentes instituições. Outros municípios que contam com o PID são Lajeado, Mateiros e Nova Olinda. Já os municípios de Araguacema, Araguaçu e o distrito de Luzimangues, contam com Postos de Atendimento.
Objetivos Estratégicos:
1- Aprimorar mecanismos de atendimento ao cidadão
Guilherme Paganotto (Ascom/TRE-TO)
#ParaTodosVerem: A imagem mostra, à esquerda, a fachada de um prédio da Justiça Eleitoral identificado como Polo da Justiça Eleitoral – Ponto de Inclusão Digital, com pintura branca e detalhes em amarelo, além de dois vasos com plantas posicionados na entrada. À direita, observa-se o interior de uma sala onde um homem e uma mulher estão sentados diante de um computador, em um atendimento que envolve o uso do sistema da Justiça Eleitoral. O ambiente é simples, com mesa branca, cadeiras, cortina bege e equipamentos como microfone e mesa de som, evidenciando a oferta de serviços digitais voltados ao cidadão.