TRE-TO testa terminal touchscreen para facilitar avaliação dos eleitores em pesquisa de satisfação
Funcionalidade iniciará período de teste no cartório da 29ª ZE de Palmas.

Em busca de melhorar a experiência da cidadã e do cidadão tocantinenses, a Justiça Eleitoral do Tocantins iniciará uma fase de teste com o uso de um terminal touchscreen no cartório da 29ª Zona Eleitoral de Palmas. A partir de 1º de outubro, eleitoras e eleitores que procurarem os serviços do cartório, serão guiados ao terminal para avaliarem o atendimento.
A nova ferramenta, com interface intuitiva e acessível, facilitará que o eleitor responda a pesquisa de satisfação, contribuindo assim para o aprimoramento dos atendimentos aos cidadãos, melhorando a prestação de serviços eleitorais.
Após a fase de testes, terminais touchscreen serão instalados em todas as zonas eleitorais do estado, com foco principal nos cartórios e postos de atendimento.
Instalação
A iniciativa é desenvolvida pela Ouvidoria Regional Eleitoral do Tocantins (ORE-TO), em parceria com a Seção de Orientação e Apoio às Zonas Eleitorais (Soaze) e a Assessoria de Pesquisa, Estratégia e Gestão da Qualidade (Aspeq), com o apoio da Coordenadoria de Desenvolvimento de Sistemas (CDS) e a Seção de Desenvolvimento de Sistemas Administrativos (Sedsa). Na tarde desta quarta-feira, 24, representantes das unidades estiveram presentes no cartório da 29ª ZE para instalação do novo sistema de pesquisa no terminal.
Durante a instalação estavam a assessora da Ouvidoria, Monalisa Nascimento Miranda Cruz; a chefe da Soaze, Ivana Aparecida Rosa Leão Rezende, e o assistente Francisco Vasconcelos Chaves; o coordenador da CDS, Michael Schuenck dos Santos; e o servidor da Sedsa, Joaquim Pires de Oliveira. Também estiveram presentes o coordenador de Serviços Gerais (Coseg), Jorge Bernardino de Sousa Neto e a chefe de cartório da 29ª ZE, Livia de Souza Bessa.
A pesquisa de satisfação
A pesquisa de satisfação é uma ferramenta que reflete o compromisso da Justiça Eleitoral tocantinense com a transparência e a melhoria contínua. Com a instalação dos terminais touchscreen, o cidadão-usuário poderá expressar sua opinião sobre o atendimento de forma facilitada, apenas clicando na tela e escolhendo a opção que melhor se encaixar.
Na tela serão exibidas cinco opções, acompanhadas de emojis para uma melhor visualização: “ruim”, “regular”, “bom”, “ótimo” e “excelente”. Após escolher a opção, o cidadão ainda terá a oportunidade, caso queira, de registrar uma sugestão, reclamação ou crítica, clicando no botão “Manifestação”, onde abrirá uma caixa em que o eleitor escreverá sua opinião.
Ainda na mesma tela, o cidadão poderá conferir os contatos da Ouvidoria do TRE-TO pelos canais de WhatsApp, telefone e e-mail.
Acessibilidade e modernidade
A nova funcionalidade, com interface intuitiva, promove não apenas a facilidade para o cidadão-usuário, como também a inclusão de todas as pessoas, de forma independente da sua familiaridade com a tecnologia. Utilizando também os emojis, a ferramenta agrega inclusão para as pessoas analfabetas.
A adoção dos terminais reforça a imagem da Justiça Eleitoral do Tocantins como uma instituição atualizada com a inovação, demonstrando também seu compromisso com a transparência e a eficiência, pois as respostas dos usuários fazem a diferença na busca por melhoria na prestação de serviços.
Objetivos Estratégicos:
1- Aprimorar mecanismos de atendimento ao cidadão
2- Aprimorar mecanismos de transparência pública
8- Aperfeiçoar mecanismos de governança
9- Aperfeiçoar a governança e a gestão de pessoas
11- Prover transformação digital e inovações tecnológicas
Lanne Hadassa (Ascom/TRE-TO)
#ParaTodosVerem: A imagem mostra a tela de um computador da marca Dell exibindo uma pesquisa de satisfação da Justiça Eleitoral. No centro do monitor aparece a pergunta “Como você avalia o nosso atendimento?”, acompanhada de cinco opções de resposta, cada uma representada por um emoji: Rosto bravo, em um quadro vermelho, com a palavra “Ruim”; Rosto triste, também em um quadro vermelho, com a palavra “Regular”; Rosto neutro, em um quadro amarelo, com a palavra “Bom”; Rosto sorridente em um quadro verde-claro, com a palavra “Ótimo”; Rosto sorridente maior, também em quadro verde, com a palavra “Excelente”. O layout da tela é simples, com fundo branco e uma barra azul na parte superior onde está escrita a pergunta.