Com eleições marcadas para outubro, TRE-TO divulga calendário eleitoral de 2026
Cronograma reúne prazos para regularização do título, registro de candidaturas e propaganda eleitoral

As Eleições de 2026 vão definir os próximos representantes para os cargos de presidente da República, governador, senador e deputados federais e estaduais em todo o país. Com o primeiro turno marcado para o dia 4 de outubro, o Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) divulgou o calendário eleitoral com os principais prazos que devem ser observados por eleitoras, eleitores, partidos políticos, candidatas e candidatos.
De acordo com o calendário, eleitoras e eleitores têm até o dia 6 de maio para regularizar a situação junto à Justiça Eleitoral. Até essa data, é possível solicitar o primeiro título, realizar a coleta da biometria, atualizar dados cadastrais ou mudar o local de votação. Após o prazo, o cadastro eleitoral será fechado.
Convenções e registro de candidaturas
As convenções partidárias deverão ocorrer entre os dias 20 de julho e 5 de agosto. Nesse período, os partidos políticos se reúnem para definir coligações e escolher oficialmente as candidatas e os candidatos que disputarão o pleito.
O prazo final para o registro das candidaturas é 15 de agosto, junto à Justiça Eleitoral. Já no dia 16 de agosto tem início a campanha eleitoral, com a liberação da propaganda eleitoral nos meios permitidos pela legislação.
Propaganda eleitoral, votação e diplomação
A propaganda eleitoral no rádio e na televisão começa a ser veiculada em 28 de agosto e segue até 1º de outubro, três dias antes do primeiro turno. Caso haja necessidade de segundo turno para os cargos majoritários, a nova votação está prevista para o dia 25 de outubro. Já a diplomação das eleitas e dos eleitos deve ocorrer até o dia 19 de dezembro, encerrando oficialmente o processo eleitoral.
Atenção aos prazos
A Justiça Eleitoral do Tocantins orienta que eleitoras e eleitores fiquem atentos aos prazos e acompanhem as informações pelos canais oficiais para garantir uma participação consciente nas Eleições de 2026. Quem ainda está com pendências no cadastro eleitoral, o momento é ideal para regularizá-las no Autoatendimento Eleitoral ou no cartório da zona eleitoral mais próxima.
Objetivos Estratégicos
1 - Aprimorar mecanismos de atendimento ao cidadão
2 - Aprimorar mecanismos de transparência pública
3 - Fomentar a educação política da sociedade
7 - Aperfeiçoar mecanismos de gestão do processo eleitoral
Texto: Guilherme Paganotto (Ascom/TRE-TO)
#ParaTodosVerem: Close-up de uma urna eletrônica. Uma mão, com o dedo indicador estendido, pressiona o botão verde escrito “CONFIRMA”. Ao lado do botão verde aparecem outros botões do teclado numérico, incluindo o botão branco “BRANCO” e o botão laranja “CORRIGE”. Ao fundo, desfocado, há um painel com a logomarca da Justiça Eleitoral repetida. A imagem representa o momento de confirmação do voto.

