Auditoria da Votação Eletrônica

A auditoria da votação eletrônica é realizada em cada Unidade da Federação, por amostragem, no dia da votação oficial para fins de verificar o funcionamento das urnas eletrônicas sob condições normais de uso e de verificação de autenticidade e integridade dos sistemas instalados nas urnas, conforme disposto na Resolução TSE nº 23.603/2019, com ajustes da Resolução TSE n. 23.624/2020 e alterada pela Resolução TSE n. 23.631/2020.
ATOS NORMATIVOS
Atos do Tribunal Superior Eleitoral
Atos do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins

 

Cronograma de atividades da Comissão

Evento

Local

Data

Horário

Instituiu a Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica. 

TRE/TO

Pleno do Tribunal

Sala de Sessões 

28/07/2020

Solenidade de instalação da Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica 

Sala de Reunião do Google Meet Videoconferência transmitida pelo Youtube do TRE

04/09/2020

10h

Apresentação dos Trabalhos da Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica para o preenchimento e recolhimento de cédulas, através da ferramenta de votação online para os alunos do Instituto Federal do Tocantins (IFTO). 

TRE-TO Sala de Reunião do Google Meet

03/11/2020

05/11/2020

10h e 19h30

18h45 

Apresentação dos Trabalhos da Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica para o preenchimento e recolhimento de cédulas, através da ferramenta de votação online para os alunos Faculdade de Palmas (FAPAL). 

Sala de Reunião do Zoom

03/11/2020

8h e 21h

Apresentação dos Trabalhos da Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica para o preenchimento e recolhimento de cédulas, através da ferramenta de votação online para os representantes dos partidos políticos.

TRE-TO Sala de Reunião do Google Meet

04/11/2020

16h30

Preenchimento das cédulas, pelos partidos políticos e alunos do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) e Faculdade de Palmas (FAPAL) a serem utilizadas na auditoria da votação eletrônica para a urna sorteada da Capital, utilizando o sistema Votação Online, desenvolvida pela Secretaria de Informática do TRE-TO.

Sistema de votação online do TRE-TO

6 a 10/11/2020

8h do dia 6/11 às 23h59 do dia 10/11/2020

Montagem do ambiente para os trabalhos da auditoria

TRE-TO Auditório

12/11/2020

15h

Deslocamento dos servidores que realizarão o recolhimento das urnas, para os polos das regiões do Estado do Tocantins, conforme logística elaborada pela comissão.

Augustinópolis- TO, Alvorada TO e Arraias- TO

13/11/2020

8h

Treinamento, recomendações médicas, esclarecimentos dos trabalhos, com os servidores da equipe de apoio.

TRE-TO Auditório

13/11/2020

16h45

Reunião com os auditores da empresa Maciel Assessores S/S Ltda. – ME, contratados pelo TSE, para acompanhar os trabalhos Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica 

 

 

 

Instalação dos equipamentos de filmagem pela empresa  H & L PROMOÇÕES E EVENTOS EMPRESARIAIS EIRELI

TRE-TO Auditório

13/11/2020

17h

Cerimônia de sorteio das urnas eletrônicas a serem auditadas

TRE/TO Auditório

14/11/2020

09h

Preenchimento das cédulas, pelos representantes dos partidos políticos, estagiários do TRE, das áreas de direito, administração, contabilidade, arquitetura, ciência da computação e outros, a serem utilizadas na auditoria da votação eletrônica para as urnas sorteadas do Interior.

TRE/TO Auditório

14/11/2020

10h

Preenchimento das cédulas, pelos representantes dos partidos políticos e alunos do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) e Faculdade de Palmas (FAPAL) a serem utilizadas na auditoria da votação eletrônica para a urna sorteada da Capital, utilizando o sistema Votação Online, desenvolvida pela Secretaria de Informática do TRE-TO.

Sistema de votação online do TRE-TO

14/11/2020

10 às 16h

Auditoria de funcionamento das Urnas Eletrônicas mediante verificação da autenticidade e integridade dos sistemas

Local da seção sorteada

15/11/2020

6 às 7h

Auditoria de funcionamento das urnas eletrônicas sob condições normais de uso

Endereço: TRE/TO Auditório, QD. 202 Norte, Conj. 01, Lt. 1 e 2, Plano Diretor Norte, Palmas-TO.

15/11/2020

07 às 17h

Conclusão dos trabalhos da comissão de auditoria da votação eletrônica

TRE/TO Auditório

15/11/2020

A partir das 17h

Entrega do material impresso para os auditores da empresa Maciel Assessores S/S Ltda. – ME, contratada pelo TSE, para acompanhamento dos trabalhos da comissão de auditoria da votação eletrônica

TRE/TO

 

15/11/2020

Após a conclusão dos trabalhos

 

A Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica das Eleições 2020, designada através da Resolução TRE-TO 479/2020, a quem caberá planejar, conduzir e definir a organização e o cronograma dos trabalhos, tem a seguinte composição abaixo e serão acompanhados pelo representante do ministério público:

 

Comissão

  •  Presidente:
    • Dr. RUBEM RIBEIRO DE CARVALHO, Juiz de Direito.

Unidade

Membro titular

Membro suplente

Secretaria Judiciária

MARIA ZITA RODRIGUES VILELA DIAS

MARIA JOSÉ CASTRO

Secretaria de Gestão de Pessoas

KATHIENE PIMENTEL DA SILVA

JACIRA BRITO TAVARES

Secretaria de Tecnologia da Informação 

FERNANDO JORGE EBRAHIM LIMA E SILVA

WILSON WOLF COSTA

Secretaria de Administração e Orçamento

JOSÉ CARLOS FARIA

JOSÉ BARROSO DE OLIVEIRA NETO

Coordenadoria de Controle Interno e Auditoria

JACINTA BRITO TAVARES 

MARIA HELENA SOBRINHO AMORIM

Corregedoria Regional Eleitoral IVANA APARECIDA ROSA LEÃO REZENDE TALITA GUEDES RIBEIRO

  • Ministério Público Eleitoral:
    • Dr. JOÃO GUSTAVO DE ALMEIDA SEIXAS, Procurador da República

Equipe de apoio

Constituída de servidores, para, sem prejuízo de suas atribuições, desenvolverem atividades relativas aos trabalhos de Auditoria da Votação Eletrônica para as Eleições 2020, do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins.

Membros:

  • ADIR PEREIRA DA SILVA
  • ADRIANA KARLA ALBUQUERQUE SANTOS MARTINS
  • AUGUSTO MAURO RIBEIRO LEITE
  • BENTA ADORNO MONTEL
  • ELIANE BUENO MARTINS
  • ELISÂNGELA DIAS NASCIMENTO
  • HELOÍSA DA SILVA
  • GILZILENE GUIMARÃES DA SILVA DO PRADO
  • GRAICY CAVALCANTE FONSECA
  • JOSÉLIA MARIA SARAIVA LEAL
  • JULIANA AVELAR LUCENA DE OLIVEIRA
  • KEILA MARIA LUIZ DOS SANTOS
  • MÁRCIO DIAS SANTIAGO
  • MÔNICA QUINTANILHA
  • NAIRA BOZZA PEGORARO
  • SÍLVIA HELENA DIAS DOS SANTOS
  • VERNER MAURÍCIO WOLLMANN
  • VERÔNICA BANDEIRA MARTINS
  • WAGNER PEREIRA NOGUEIRA

Atas  

SEI 0015568-58.2020.6.27.8000

Data Evento Ata
21/08/2020 1ª Reunião após designação da comissão pela Resolução TRE-TO nº 479/2020 evento 1387758
04/09/2020 Instalação Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica das Eleições 2020 evento 1418918
29/09/2020 Apresentação do sistema votação online evento 1422186
19/10/2020 Alinhamento acerca da atuação da equipe de filmagem e esclarecimentos correlatos evento 1433983
20/10/2020 Logística de recolhimento das urnas sorteadas evento 1435351
20/10/2020 Finalidade de verificar possibilidade de filmagem das urnas sorteadas para auditoria em tempo real evento 1436893
27/10/2020 Simulado da Ferramenta de Votação Online evento 1446223
29/10/2020 Novo Simulado da Ferramenta de Votação Online evento 1446271
03/11/2020 Apresentação dos Trabalhos da CAVE para o recolhimento de cédulas, através de votação online para os alunos da FAPAL MANHÃ. evento 1447724
03/11/2020 Apresentação dos Trabalhos da CAVE para o recolhimento de cédulas, através de votação online para os alunos do IFTO Manhã. evento 1447726
03/11/2020 Apresentação dos Trabalhos da CAVE para o recolhimento de cédulas, através de votação online para os alunos do IFTO Noite. evento 1447728
03/11/2020 Apresentação dos Trabalhos da CAVE para o recolhimento de cédulas, através de votação online para os alunos da FAPAL Noite. evento 1447729
03/11/2020 Apresentação dos Trabalhos da Comissão de Auditoria para recolhimento de cédulas para os representantes dos partidos políticos. evento 1448804
05/11/2020 Apresentação dos Trabalhos da CAVE para o recolhimento de cédulas, através de votação online para os alunos do IFTO evento 1450236
13/11/2020 Treinamento, recomendações médicas, esclarecimentos dos trabalhos, com os servidores da equipe de apoio. evento 1457570
14/11/2020 Cerimônia de sorteio das urnas eletrônicas que serão auditadas. evento 1457658
15/11/2020 Encerramento dos Trabalhos da Comissão da Votação Eletrônica, na auditoria do funcionamento das urnas, em condições normais de uso, nas eleições 2020. evento 1460881
01/12/2020 Avaliação dos trabalhos de auditoria da votação eletrônica. evento 1472823

 

Zonas Auditadas

  

Data

Zona

Evento

Sei

Ata

15/11/2020

5ª ZE - Miracema

Auditoria na 86ª Seção Eleitoral

0015568-58.2020.6.27.8000

evento 1466550

15/11/2020

7ª ZE - Paraíso

Auditoria na 169ª Seção Eleitoral

0022979-34.2020.6.27.8007

evento 1461562

15/11/2020

20ª ZE - Peixe

Auditoria na 85ª Seção Eleitoral

0015568-58.2020.6.27.8000

evento 1465599

15/11/2020

33ª ZE - Itacajá

Recolhimento urna da 20ª Seção

0015568-58.2020.6.27.8000

evento 1459090

15/11/2020

3ª ZE - Porto Nacional

Recolhimento urna da 96ª Seção

0015568-58.2020.6.27.8000

evento 1459223

15/11/2020

29ª ZE - Palmas

Recolhimento urna da 299ª Seção

0015568-58.2020.6.27.8000

evento 1459036

Sorteios das Seções Eleitorais

Entre 9 e 12 horas do dia anterior às eleições, em local previamente divulgado, a Comissão de Auditoria promoverá o sorteio das seções eleitorais que sofrerão auditoria.

Nesta eleição de 2020 serão sorteadas 6 urnas no estado do Tocantins, não podendo haver mais de uma seção em uma mesma Zona Eleitoral. 

Sendo as 3 (três) primeiras urnas para a auditoria de funcionamento das urnas eletrônicas sob condições normais de uso

e as 3 (três) demais urnas para auditoria mediante verificação de autenticidade e integridade dos sistemas. 

Logo que sorteadas estas 6 urnas, o presidente da Comissão deverá comunicar, imediatamente, ao juiz eleitoral responsável, a seção sorteada e o respectivo código de correspondência da urna.

A Comissão de Auditoria em comum acordo com os representantes presentes dos partidos políticos, das coligações, da Ordem dos Advogados do Brasil e do Ministério Público poderá restringir a abrangência dos sorteios a determinados municípios ou Zonas Eleitorais, havendo localidades de difícil acesso, onde o recolhimento da urna não possa ser feito em tempo hábil.

Seções das Urnas Sorteadas para Auditoria das Urnas Eletrônicas em Condições Normais de Uso:

  • 29ª ZE de Palmas – Seção 299 – Escola Municipal Aurélio Buarque de Holanda - 242 eleitores aptos;
  • 33ª ZE de Itacajá – Seção 20 – Escola Estadual Rezende de Almeida, Município de Itapiratins - 300 eleitores aptos;
  • 3ª ZE de Porto Nacional – Seção 96 – Escola Municipal Caminho Suave – Distrito Gameleira – zona rural - 63 eleitores aptos.

Remessa das Urnas

Após o sorteio o Presidente da Comissão de Auditoria comunicará imediatamente ao Juiz Eleitoral da Zona da seção sorteada para que recolha a urna.

Este deverá ordenar a lacração da caixa da urna, assinando o lacre juntamente com os representantes dos partidos políticos e das coligações interessadas e providenciará  o imediato transporte da urna juntamente com a respectiva ata de carga para o local indicado pelo TRE.

Verificado, pelo Juiz Eleitoral, que circunstância peculiar da seção eleitoral sorteada impede a remessa da urna em tempo hábil, a Comissão de Auditoria de Funcionamento das Urnas Eletrônicas sorteará outra seção da mesma Zona Eleitoral. 

De todo o procedimento de recolhimento, preparação de urna substituta e remessa da urna original, deverá ser lavrada ata circunstanciada, que será assinada pelo Juiz responsável pela preparação, pelo representante do Ministério Público e pelos fiscais dos partidos políticos presentes, os quais poderão acompanhar todas as fases.

Os Tribunais Regionais Eleitorais providenciarão meio de transporte para a remessa da urna correspondente à seção eleitoral sorteada para o local da auditoria, que poderá ser acompanhada pelos partidos políticos. 

Após o envio da urna sorteada o Juiz Eleitoral deverá providenciar a preparação de urna substituta e a atualização das respectivas tabelas de correspondência entre urna e seção eleitoral. 

 

Sorteios das Seções Eleitorais para Verificação de Autenticidade e Integridade dos Sistemas Instalados nas Urnas:

  • 7ª ZE Paraíso do Tocantins – Seção 169 – Escola Municipal Professora Adélia Aguiar Barbosa – 233 eleitores aptos;
  • 5ª ZE  - Seção 86 – Universidade Federal do Tocantins - UFT -  291 eleitores aptos;
  • 20ª ZE – Seção 44 – Escola Municipal Getúlio Vargas, Município de São Valério - 294 eleitores aptos.

Ao receber a comunicação do resultado do sorteio, o juiz eleitoral da seção sorteada deverá:

  • Convocar, por ofício ou por meio de comunicação mais rápido, os partidos políticos, o Ministério Público e a Ordem dos Advogados do Brasil para que compareçam ao local de votação às 6:00h do dia da eleição, indicando a seção eleitoral sorteada e a respectiva correspondência da urna a ser auditada.
  • Comunicar ao presidente da mesa receptora de votos a realização, na seção eleitoral, da auditoria, que deverá ocorrer necessariamente antes da emissão da zerésima e na presença das autoridades designadas, bem como dos representantes do Ministério Público, da Ordem dos Advogados do Brasil, dos partidos e das coligações.

Para informar o número de correspondência, deverá ser solicitado à Secretaria de Tecnologia da Informação o Relatório de Correspondências Esperadas relativos às zonas eleitorais das seções sorteadas. Os relatórios emitidos deverão compor a ata do evento.

 

Auditoria Externa

O Tribunal Superior Eleitoral contratou a empresa Maciel Assessores S/S Ltda. – ME, para serviço de exame e validação da organização, condução e conclusão dos trabalhos relativos às auditorias de funcionamento das urnas eletrônicas, através da Ata de Registro de Preços TSE nº 50/2020.

A empresa de auditoria externa encaminhará ao Tribunal Superior Eleitoral, ao final dos trabalhos, relatório conclusivo da fiscalização realizada na auditoria de funcionamento das urnas eletrônicas por meio de votação paralela constando o resultado da contagem independente dos votos, realizada manualmente pelo fiscal sem utilizar o sistema de apoio do TSE e descrição de qualquer evento que possa ser entendido como fora da rotina de uma votação normal, como rompimentos de lacres, inserção de mídias quaisquer, reconhecimento biométrico indevido, digitação de senhas e de títulos inválidos, etc., mesmo que ocorrido antes do início da votação e da emissão da zerésima até a impressão final do Boletim de Urna.

Os relatórios da empresa de auditoria externa e os arquivos de auditoria das urnas testadas (LOG, RDV e espelho de BU) serão publicados na página do TSE na Internet, em até trinta dias após a eleição.  

Relatório da empresa Maciel Assessores S/S Ltda. - ME.

Política da Qualidade

“Realizar eleições com eficácia e eficiência, primando pela credibilidade e legitimidade da gestão dos processos, cumprimento dos requisitos aplicáveis e melhoria contínua para a satisfação dos clientes.”

 

MAPA DO PROCESSO AUDITAR O FUNCIONAMENTO DAS URNAS ELETRÔNICASArquivo

MAPA DOS INDICADORES DOS PROCESSOS DO SGQ - Arquivo

 

INDICADOR DO PROCESSO DE AUDITAR O FUNCIONAMENTO DAS URNAS ELETRÔNICAS:
Não conformidade detectadas pela auditoria externa na Votação Eletrônica:

 

    Gestão de Riscos

    Processo: Auditar o funcionamento das urnas eletrônicas

    Risco

    Falhas de execução na digitação de informações (votos) nas urnas eletrônicas no ambiente de auditoria de urnas geradas.

    Fator de Risco Tipo de Risco Categoria Probabilidade Tipo de Impacto Impacto no Objetivo Severidade Resposta ao Risco Eficácia Residual

    Desatenção do operador.
    Risco de falhas de execução na digitação de informações (votos) nas urnas eletrônicas no ambiente de auditoria de urnas geradas., ocasionado pelo(a) desatenção do operador.

    Inerente Operacionais Evento esperado, de frequência reduzida, e com histórico de ocorrência parcialmente conhecido. (esperado, frequência reduzida) Prazo (atraso %) atrasar em até 5% Médio (3) Mitigar Satisfatório Baixo

     

    Falhas no recolhimento da urna eletrônica sorteadas para a auditoria de urna. 

    Fator de Risco Tipo de Risco Categoria Probabilidade Tipo de Impacto Impacto no Objetivo Severidade Resposta ao Risco Eficácia Residual

    Falha no plano de logística.
    Risco de falhas no recolhimento da urna eletrônica sorteadas para a auditoria de urna, ocasionado pelo(a) falha no plano de logística.

    Inerente Operacionais Evento extraordinário, sem histórico de ocorrência. (extraordinário, sem ocorrência) Qualidade (degradação) Irrisória Baixo (1) Mitigar Satisfatório Baixo

     

    Indisponibilidade de recursos de tecnologia da informação necessários para o funcionamento do sistema de apoio a auditoria de urnas.

    Fator de Risco Tipo de Risco Categoria Probabilidade Tipo de Impacto Impacto no Objetivo Severidade Resposta ao Risco Eficácia Residual

     Falhas na logística de apoio de TI.
    Risco de indisponibilidade de recursos de tecnologia da informação necessários para o funcionamento do sistema de apoio a auditoria de urnas., ocasionado pelo(a) falhas na logística de apoio de ti

     

    Tecnologia-TI Operacionais Evento casual e inesperado, raro histórico de ocorrência. (casual e inesperado, rara ocorrência) Qualidade (degradação) Irrisória Baixo (2) Mitigar Forte Baixo