Semana do Jovem Eleitor: Estudantes do Tocantins são conscientizados sobre a importância do voto

Com a hashtag #SeuVotoTemSuperPoderes a intenção da mobilização é fomentar o interesse dos jovens de 16 e 17 anos no processo político, apesar de ainda estarem em uma faixa etária onde o voto não é obrigatório.

Semana do Jovem Eleitor
Foto: lucas Nascimento - ASCOM TRE-TO

Com o objetivo de conscientizar os futuros eleitores sobre a importância do voto e incentivar o comparecimento aos cartórios eleitorais para emissão do título de eleitor, a Justiça Eleitoral do Tocantins realiza visitas em diversas escolas no Estado para divulgar a Semana do Jovem Eleitor. A campanha nacional segue até sexta-feira (29/11).

Com a hashtag #SeuVotoTemSuperPoderes a intenção da mobilização é fomentar o interesse dos jovens de 16 e 17 anos no processo político, apesar de ainda estarem em uma faixa etária onde o voto não é obrigatório. A aluna Dalila Maria Alves, de 17 anos, é uma das apoiadoras da participação do jovem na política. “Por meio do voto escolhemos nossos representantes que são quem determinam como funcionam a distribuição de verbas para educação, saúde e segurança, o que reflete bastante nas nossas vidas; por isso devemos participar”, ressaltou a estudante do Colégio Estadual Girassol de Tempo Integral Rachel de Queiróz, em Palmas.

Para a diretora da unidade escolar, Katilce de Souza Guedes, a ação da Justiça Eleitoral é bastante importante. “Enquanto escola vemos ações como esta da Justiça Eleitoral como positivas, pois fortalece a educação, dá oportunidade e mostra caminhos. Estamos sempre abertos a ações que dão oportunidades para diversas áreas e acessos a trabalho, cultura, informação, entre outros”, afirmou. Aproximadamente mil alunos de Palmas já foram impactados pela campanha nesta semana.

“Com essa campanha a Justiça Eleitoral espera tornar estes jovens cientes do poder do voto. Além disso, a mobilização também contribui para evitar que esses jovens, ao procurarem o cartório no período mais próximo ao fechamento do cadastro eleitoral, se deparem com filas, o que certamente os deixaria desmotivados por serem pertencentes a uma geração naturalmente inquieta, impaciente”, destacou Kathiene Pimentel, coordenadora de Educação e Desenvolvimento da Escola Judiciária Eleitoral – EJE/TO.

Atualmente o Brasil com 1,3 milhão de jovens eleitores aptos a votar. No Tocantins, são mais de 15 mil.

Ações

Empenhados em estimular o alistamento dos jovens eleitores, os cartórios estão preparados para receber os jovens que queiram fazer o alistamento eleitoral. Em Palmas, durante a campanha, os futuros eleitores terão atendimento prioritário no cartório, com dois guichês exclusivos para atendimento. Quem quiser, também poderá agendar um horário de atendimento no site do TRE-TO.

Para fazer o alistamento eleitoral, o jovem de 16 e 17 anos deve comparecer ao cartório eleitoral com documento de identidade com foto e comprovante de residência.

Agentes da Democracia

Ainda durante a Semana do Jovem Eleitor, a EJE realiza nesta sexta-feira (29/11) mais uma edição do projeto Agentes da Democracia, que busca promover o debate a respeito de política, participação política, cidadania e democracia. Realizado em parceria com a Universidade Federal do Tocantins, o evento acontece de 19 às 22 horas no auditório do Bloco G do campus da UFT, em Gurupi.

Na programação, haverá jogo, simulação de voto na urna eletrônica e palestras com os temas “Disseminação da Democracia Inclusiva pela Justiça Eleitoral no Tocantins”, “A Segurança do Processo Eleitoral Eletrônico” e “Política, Cidadania e Democracia”.

A inscrição para participar do evento é uma caixinha de leite integral, que será doada ao Lar do Idoso de Gurupi.

 

Gilsiandry Carvalho – ASCOM TRE-TO

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3229-9500

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 13h às 19h

Acesso rápido