Gestão da qualidade: projeto do TRE-TO promove avaliação das eleições 2020

Cerca de 120 servidores participam do encontro que visa o aprimoramento constante da Justiça Eleitoral do Tocantins

TRE-TO: Avaliação das Eleições 2020

A Justiça Eleitoral do Tocantins iniciou nesta quinta-feira (3/12) as atividades de Avaliação das Eleições Municipais 2020. O evento acontece durante os  dias 03 e 04 de dezembro na modalidade remota e conta com a participação de cerca de 120 servidores, magistrados e colaboradores da sede e das 33 Zonas Eleitorais do Estado.

Conforme a metodologia do PDCA (Planejar, Desenvolver, Checar, Atuar),  adotada na condução da realização das eleições, é preciso avaliar os trabalhos realizados antes, durante e depois do pleito eleitoral, mensurando a eficácia e eficiência dos processos integrantes do Sistema de Gestão da Qualidade  - SGQ. Durante os trabalhos de avaliação das eleições são levados em consideração quesitos como produtividade, status dos projetos, metas e indicadores, melhores práticas, pontos positivos e pontos a melhorar para a tomada de decisão, gerando assim um plano de ação de melhorias para os próximos pleitos.

Ao abrir o evento, o presidente do TRE-TO, desembargador Eurípedes Lamounier, deu início à sua fala agradecendo a todos os servidores da Justiça Eleitoral do Tocantins pela dedicação e entusiasmo nas Eleições Municipais de 2020 e destacou que o trabalho em equipe e o comprometimento de todos é o que faz do TRE Tocantins um dos melhores órgãos públicos do Brasil. “A pesquisa de satisfação mostra que o eleitor confia em nosso trabalho; nosso Sistema de Gestão da Qualidade comprova que temos qualidade em nosso serviço.  Por isso, parar agora para fazer uma avaliação de todo o processo é tão importante. Não podemos perder esse espaço que conquistamos com trabalho duro”, afirmou.

O diretor-geral do TRE-TO, Francisco Cardoso, relembrou aos presentes a missão da Justiça Eleitoral do Tocantins em “garantir a legitimidade do processo eleitoral” e frisou a importância do processo de avaliação. “Aqui nasce o planejamento das Eleições 2022. A participação de todos é fundamental para o sucesso na execução dos 20 processos mapeados. Temos um sistema vivo e que se aprimora continuamente”, disse. Ainda conforme destacou o diretor-geral, o Tribunal conta com 37 indicadores para mensurar as atividades realizadas. “A nossa meta é realizar eleições com eficácia e eficiência, com foco na satisfação dos nossos clientes, que são os eleitores. Portanto, medir é fundamental para avaliar e propor melhorias”, disse.

Nos dois dias de avaliação, os 20 processos foram divididos em sete grupos de trabalho. Ao final do encontro serão apresentadas sugestões de melhorias, as quais passarão pela análise crítica da Alta Direção.

Grupo

Processos

1

Gerir a estratégia/ Gerir o planejamento das eleições/Gerir a comunicação institucional