Justiça Eleitoral do Tocantins avalia os 20 processos de trabalho relacionados às eleições

Atividades foram avaliadas em dois dias de oficinas virtuais.

reunião

Com foco na melhoria contínua dos serviços prestados ao cidadão, integrantes da Justiça Eleitoral do Tocantins encerraram, nesta sexta-feira (04/12), as atividades do projeto de Avaliação das Eleições Municipais 2020. De forma dinâmica, durante os dois dias de oficinas foram verificados os 20 processos que integram o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO). 

“Estou muito satisfeito com os resultados apresentados pelos grupos. Tivemos dois dias muito produtivos. Esse formato virtual foi muito bom, proporcionando a participação de um número maior de servidores e colaboradores”, afirmou o diretor-geral, Francisco Cardoso.  “Trabalhamos em uma instituição pública que nos permite agir para a melhoria contínua na prestação de serviços ao cidadão. O TRE Tocantins está em um alto patamar de qualidade e o sucesso das eleições em nosso estado é fruto do trabalho, dedicação e empenho de todos os envolvidos, alinhado ao amor e paixão que cada um de nós temos pelos serviços da Justiça Eleitoral do Tocantins”, complementou o diretor-geral. 

Ao final das atividades de avaliação de cada um dos 20 processos, foram evidenciados o uso de ferramentas tecnológicas para a melhoria dos serviços aos clientes (eleitor, partidos, candidatos, advogados) - a exemplo do TítuloNet, e-título, PJe, Pardal, Mural Eletrônico; alto nível de comprometimento de servidores e colaboradores do TRE-TO e adaptabilidade de todos frente às inovações e aos desafios impostos pela pandemia. Também foram destacados como pontos positivos a comunicação entre as unidades e principalmente com todos os envolvidos no processo; o cumprimento dos protocolos de segurança sanitária; os mecanismos de combate à desinformação e as orientações sobre a segurança das urnas eletrônicas e o processo eletrônico de votação; além do baixo índice de substituição das urnas eletrônicas, reflexo de manutenção preventiva e corretiva dos equipamentos, bem como realização de simulados. 

Ainda foram apontados como pontos positivos a utilização do  SGIE em todas as 33 zonas eleitorais;  distribuição, orientação e utilização dos equipamentos de proteção individual e demais materiais utilizados; contratação dos  auxiliares apoio às Eleições; realização de treinamentos EAD para servidores, equipes de apoio e mesários; pagamento mesários e apoio pela carteira digital do BB.

Os envolvidos em cada processo também levantaram oportunidades de melhorias e sugeriram ações e projetos para aprimorar o planejamento e execução das próximas eleições. “Encerrada a avaliação, os relatórios dos processos serão consolidados em um volume único para submissão à Alta Direção do Tribunal para análise e deliberação visando o planejamento das Eleições Gerais 2022”, explicou o assessor de Pesquisa, Estratégia e Gestão da Qualidade do TRE-TO, José Paiva. 

As atividades desenvolvidas nos dias 3 e 4 de dezembro contaram com a participação remota de mais de 140 servidores, colaboradores da sede e das 33 zonas eleitorais do Estado. Dentre os magistrados, participaram a juíza eleitoral da 1ª ZE de Araguaína, Umbelina Lopes; e os juízes Rubem Ribeiro de Carvalho, presidente da Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica, e Arióstenis Vieira, presidente do Comitê de Priorização do 1º Grau de Jurisdição e titular da 9ª Zona Eleitoral de Tocantinópolis; “Vencidos os desafios de realizar uma eleição no meio de uma pandemia, seguimos o caminho de concretização do que prevê a Constituição Federal. A gestão participativa será consolidada com resultados positivos na atuação da Justiça Eleitoral em todos os aspectos, quais sejam, judicial, social, orçamentário, institucional e político”, pontuou Vieira. 

Na abertura do encontro, o presidente do Tribunal, desembargador Eurípedes Lamounier, destacou o trabalho em equipe em todas as etapas do processo, incluindo a avaliação do pleito. “Me recordo daquela famosa frase do atleta Michael Jordan, que diz: O talento vence jogos, mas só o trabalho em equipe vence campeonatos. Nossa equipe é vencedora porque todos estamos unidos em prol da realização de eleições seguras, céleres e transparentes”. 

SGQ

O Sistema de Gestão da Qualidade do TRE-TO possui certificação ISO 9001:2015 e pelo Programa de Qualidade da Justiça Eleitoral - PQJE, tendo como política da qualidade “Realizar eleições com eficácia e eficiência, primando pela credibilidade e legitimidade da gestão dos processos, cumprimento dos requisitos aplicáveis e melhoria contínua para a satisfação dos clientes”.

Os 20 processos mapeados do SGQ são: Gerir a estratégia; Gerir o planejamento das eleições; Gerir a comunicação institucional; Monitorar os trâmites processuais do 1º e 2º Grau; Gerir a logística para Zonas Eleitorais;Gerir urnas eletrônicas; Prover a infraestrutura tecnológica; Gerir o orçamento; Gerir bens e serviços; Gestão de Pessoas - alocar e desenvolver; Monitorar o cadastro de eleitores; Prover excelência no atendimento ao cidadão-usuário e Ouvir o cliente; Inspecionar os cartórios eleitorais; Monitorar a votação; Apurar a votação; Diplomar eleitos e suplentes; Orientar Prestação de Contas; e Auditar o funcionamento das urnas eletrônicas.

Eva Bandeira (ASCOM/TRE-TO)
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