Agentes da Democracia aproxima Justiça Eleitoral dos eleitores do futuro

Agentes da Democracia aproxima Justiça Eleitoral dos eleitores do futuro

“Agentes da Democracia” chega a Palmas e mobiliza cerca de 600 alunos em escola de tempo integral

O Conselho Nacional de Justiça estipulou metas para o Judiciário em 2020. Dentre elas, foi definida como meta específica para a Justiça Eleitoral a promoção de campanhas voltadas ao eleitor para ampliar os conhecimentos sobre o funcionamento do processo eleitoral. Na vanguarda, o Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), executa desde 2018 ações para este fim. É o caso, por exemplo, do Projeto Agentes da Democracia: formação de eleitores e políticos do futuro. Lançado em março de 2018, o projeto tem como objetivo conscientizar, mobilizar e incluir social e politicamente os jovens matriculados no ensino médio no Tocantins; além de despertar a consciência cívica destes eleitores, preparando-os para participar das decisões políticas do país.

De fundamental importância para a formação de cidadãos mais conscientes de seu papel na construção de uma sociedade mais livre e democrática, o Agentes da Democracia foi instituído pelo Pleno do TRE-TO, em abril do ano passado, projeto permanente da Justiça Eleitoral tocantinense, conforme com a Resolução nº 444/2019.

Balanço

O projeto já visitou 126 escolas e universidades, contemplando mais de 30 mil estudantes. No seu ano de lançamento o Agentes da Democracia percorreu as 33 zonas eleitorais do Estado, passando por 59 cidades. Foram 109 escolas visitadas e mais de 25 mil alunos contemplados. Já em 2019 o projeto esteve em 17 escolas e duas universidades, sendo recebido por mais de 5.700 alunos.

As visitas do projeto também contemplaram crianças do 2º ano do ensino fundamental; alunos dos Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE); e os alunos da melhor idade do Projeto Universidade da Maturidade UMA da Universidade Federal do Tocantins.

Concurso de Redação

Complementando as visitas nas escolas, a EJE-TO realizou um concurso de redação na 20ª Zona Eleitoral. Ao todo 341 alunos participaram e o estudante com o melhor texto, avaliado por uma comissão julgadora, recebeu como premiação um notebook e uma bicicleta. As 20 melhores redações classificadas foram reunidas em uma coletânea publicada pelo TRE-TO.

Líder do futuro

Outro desdobramento do Agentes da Democracia foi o projeto Líder do Futuro, que aconteceu na cidade de Peixe, região sul do Tocantins. Na primeira edição, os mais de 200 alunos da Escola Estadual Dom Alano realizaram uma eleição e simularam todos os passos do processo eleitoral, registrando suas candidaturas e votando nos melhores projetos. A proposta vencedora foi a do aluno Thiago Nunes, que representou o partido fictício PASEV: Partido da Segurança Pública e Combate à Violência.


Maurílio Hoffmann - ASCOM/TRE-TO

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3229-9500

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 13h às 19h

Acesso rápido