Eleição suplementar de Pugmil: cerimônias públicas acontecem a partir de segunda-feira, 27

As cerimônias são públicas e acontecem na sede do Cartório Eleitoral da 7ª ZE de Paraíso do Tocantins

TRE-TO: Urnas eletrônicas

Com eleição marcada para 02 de fevereiro, 1.751 eleitores de Pugmil devem ir às urnas para escolha do novo prefeito e vice-prefeito do município. Em preparação para o pleito, a partir da próxima segunda-feira (27/01) serão realizadas no Cartório Eleitoral da 7ª Zona Eleitoral, em Paraíso do Tocantins, as cerimônias públicas previstas no Edital nº 7/2020/7ª ZE.  

A primeira cerimônia, marcada para às 13 horas da segunda-feira (27/01), será a de geração das mídias a serem utilizadas nas urnas eletrônicas, compreendendo cartões de memória de carga e mídias para gravar o resultado de votação.

Na ocasião, também acontece a preparação e conferência das urnas. Durante o procedimento técnico, os dados dos candidatos, eleitores e seções são inseridos nas urnas por meio de mídias especialmente geradas para tal fim e, em seguida, são conferidas e lacradas. Mesmo procedimento é feito nas urnas de contingência e de lona.

Para garantir a lisura e segurança do procedimento, a cerimônia é pública e ao final é feita a conferência por amostragem dos dados inseridos nos equipamentos; assim como são realizados testes de votação mediante o uso do aplicativo de Verificação Pré-Pós Eleição (VPP).

Já na quinta-feira (31/01), às 16 horas, haverá a conferência visual das urnas, com verificação da data e horário do dispositivo. Constatada eventual necessidade, é realizado o ajuste por meio de programa específico desenvolvido pelo Tribunal Superior Eleitoral.

Na véspera da votação, dia 01/02, às 12 horas, ocorre a cerimônia de oficialização do Sistema de Gerenciamento, com emissão do relatório Zerésima. O documento comprova a não existência de votos registrados no sistema.

Julgamentos

Seguindo os prazos eleitorais estabelecidos na Resolução 458/2019, serão julgados até 26 de janeiro todos os pedidos de registro de candidatura para a Eleição Suplementar de Pugmil. Três chapas apresentaram interesse em concorrer. As sentenças sobre os registros de candidaturas são disponibilizadas no Mural Eletrônico.

 

Eva Bandeira (ASCOM/TRE-TO)

icone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3229-9500

Icone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 13h às 19h

Acesso rápido