33 jovens tocantinenses são eleitos vereadores em 2020

Jovem de 21 anos é eleito vice-prefeito do município de Sampaio.

33 jovens tocantinenses são eleitos vereadores em 2020

Do total de 1.585 candidatos eleitos no estado nas Eleições Municipais de 2020, 34 jovens tocantinenses assumem, em primeiro de janeiro, uma vaga nos poderes Executivo ou Legislativo – o que representa 2,14% dos eleitos no Tocantins. Deste total, são 33 vereadores e um vice-prefeito.
Em relação às Eleições Municipais de 2016, o número de jovens vereadores eleitos cresceu 25,9% no estado, passando de 27 cadeiras em 2016 para 34 em 2020. Incentivar a participação política desta faixa etária é o principal objetivo do projeto permanente da Justiça Eleitoral do Tocantins “Agentes da Democracia – Formação de Eleitores e Políticos do Futuro”. O programa visa despertar a consciência cívica dos estudantes, de modo a preparar o jovem para atuar ativamente do processo eleitoral.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, é jovem todo aquele com idade entre 15 e 24 anos. No Tocantins, 33 jovens foram escolhidos pelo voto popular para representar o município em que vivem nas câmaras de vereadores. Deste total, 31 vagas vão ser preenchidas por candidatos do sexo masculino e duas do sexo feminino; apenas cinco dos eleitos se declararam negros.
Dentre os jovens eleitos ao cargo de vereador, a grande maioria afirmou ter ensino médio completo. Dois têm ensino superior completo e outros três estão cursando uma faculdade. Apenas um disse ter ensino médio incompleto e um outro afirmou ainda não ter finalizado o ensino fundamental. Outra curiosidade é que dentre estes jovens, apenas um declarou ser casado.
Vice-prefeito
No Poder Executivo não houve em 2020 prefeitos eleitos com até 24 anos no Tocantins – o mais novo tem 26 anos. Contudo, no município de Sampaio, o jovem Victor Furlan, de 21 anos, foi eleito vice-prefeito da cidade.
Brasil
Em todo o país, conforme dados do 1º turno das eleições 2020, divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral, 1.224 jovens foram eleitos (18 a 24 anos). Deste total, 1.178 para o cargo de vereador, 23 prefeitos e 22 vice-prefeitos.
Saiba mais: Estatísticas TSE

Últimas notícias postadas

Recentes