Justiça Eleitoral: eu faço parte desta história

Conheça Clairton Thomazi, chefe da Seção de Gestão de Desempenho.

Conheça Clairton Thomazi, chefe da Seção de Gestão de Desempenho.

Dando seguimento à série Justiça Eleitoral: eu faço parte desta história, neste mês de abril temos como protagonista um servidor muito especial e admirado por todos os colegas da Justiça Eleitoral devido sua competência e entregas: o chefe da Seção de Gestão de Desempenho, Clairton Thomazi.

A trajetória de quase 16 anos de Clairton na Justiça Eleitoral iniciou em agosto de 2005, quando pela primeira vez o TRE-TO deu posse a um servidor na vaga direcionada a pessoas com deficiência. Cego desde adolescente devido a uma crise aguda de glaucoma, o primeiro posto de trabalho de Clairton foi na 29ª Zona Eleitoral de Palmas. Desafio grande para ele e os colegas, tendo em vista que os processos judiciais e administrativos do cartório, naquela época, eram todos físicos e a parte de atendimento dependia de conferência visual de documentos.

Mas bastaram algumas semanas de interação com as atividades da zona eleitoral para que o servidor encontrasse formas de contribuir e seu trabalho foi tão valioso que, após passar em um concurso de remoção para ser lotado na secretaria do TRE-TO, em meados de 2006, o chefe da 29ªZE solicitou a permanência de Clairton no cartório até o final do ano para dar apoio ao Pleito. 

“De agosto de 2005 a julho de 2006 a visão a respeito do potencial de entrega de um cego dentro do Tribunal mudou radicalmente porque houve um processo de abertura, de estar junto e de fazer. É inevitável falar da minha história e não falar de acessibilidade e do quanto o TRE do Tocantins é proativo e propenso a realizar esse processo. Em momento algum da minha trajetória profissional dentro do Tribunal eu tive dificuldade com colegas, desde aquisição de ferramentas quanto ao apoio e a colaboração dentro das minhas necessidades, sempre recebi muito apoio de todos para construir a minha carreira profissional, nada além do que precisava”, afirma Clairton.

Em 2007 Clairton passou a integrar a equipe da Coordenadoria de Educação e Desenvolvimento, onde até hoje atua na Seção de Gestão e Desempenho; mas gostou tanto da experiência que teve em cartório que mantém o apoio às zonas eleitorais no período de eleições. Em 2008 Clairton prestou apoio à 29ª ZE de Palmas e em 2010 contribuiu com o trabalho da 12ªZE de Xambioá. Desde 2012 atua junto com a equipe de Tecnologia da Informação no processo eleitoral nas zonas. “Apesar de eu ter trabalhado pouco tempo em cartório eu sempre fui muito ligado ao processo eleitoral porque eu entendo a importância do atendimento e a importância dos colaboradores que atuam nessas unidades. Os cartórios são a cara da Justiça Eleitoral para a sociedade juntamente com o Tribunal Pleno”, pondera.

De acordo com Clairton, um dos momentos mais marcantes de sua carreira dentro do Tribunal foi quando o TRE-TO recebeu a visita da ministra Cármen Lúcia, no ano de 2012, para a entrega do Selo da Qualidade da Justiça Eleitoral. Na oportunidade, o servidor foi apresentado à ministra pelo então presidente, desembargador Marco Villas Boas, como servidor exemplar. “Ele me chamou não pela minha deficiência, mas pela minha contribuição e isso me marcou muito. Esse gesto dele ecoa o que os outros servidores do Tribunal entendem sobre a minha pessoa, meu profissionalismo e envolvimento; e isso me deixou muito feliz e motivado a continuar trabalhando”, recorda, deixando um recado muito importante para toda a sociedade: “É assim que a gente tem que olhar para a pessoa com deficiência: com a limitação que cada um de nós temos, mas principalmente com as capacidades e com o como e o quanto essa pessoa pode contribuir naquele ambiente, seja trabalho, seja pessoal”.

 

Gilsiandry Carvalho – ASCOM TRE-TO

 

Conheça também:

Elias Mesquita, chefe de cartório da 9ª Zona Eleitoral de Tocantinópolis

Maria Erlene, chefe da 35ª zona Eleitoral de Novo Acordo

Keila Tanganeli, chefe da Seção de Contas Eleitorais e Partidárias

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3229-9500

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 13h às 19h

Acesso rápido