TRE-TO participa de encontro nacional do Colégio Permanente dos Juristas da Justiça Eleitoral

VIII Copeje é realizado nesta sexta e sábado (3 e 4/12) em Vitória/ES.

Foto colorida dos juízes membros do TRE-TO, desembargador Helvécio de Brito Maia Neto e Delícia ...

Com o tema Reforma Política, Justiça e Defesa da Democracia, teve início nesta sexta-feira (3/12) o VIII Encontro Nacional do Colégio Permanente dos Juristas da Justiça Eleitoral - Copeje, que é realizado em Vitória, Espírito Santo. Do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), participam do evento o presidente, desembargador Helvécio de Brito Maia Neto, e a juíza membro Delícia Feitosa, representante da classe dos Juristas na Corte Eleitoral.

O Encontro tem o objetivo de fomentar a reflexão sobre práticas para a promoção da cidadania e fortalecimento da democracia, além de discutir temas ligados à reforma eleitoral. A programação segue até amanhã (4/12) e pode ser acompanhada peloYouTube

Para o Presidente do TRE-TO, desembargador Helvécio Maia, encontros como esses são uma ótima oportunidade para o compartilhamento de experiências e ensinamentos jurídicos. “O Encontro Nacional do Copeje, com o tema reforma política e defesa da democracia  é uma ótima oportunidade para discutir e compartilhar ideias/experiências de juristas que militam na área do Direito Eleitoral. É um encontro muito produtivo, um encontro que só vai nos enriquecer tanto no ponto de vista jurídico, quanto no científico. Os temas trazidos são atuais e que vão ter reflexo  com certeza nas próximas eleições”, afirmou.

“Eventos como esse são muito importantes para nós juristas, aqui temos reunidos representantes de todo o país,  para debatermos sobre esse tema tão importante que é a reforma política. Precisamos repensar essa questão da política, uma vez que é através dela que iremos fazer a inclusão e a verdadeira cidadania por meio do processo democrático. Aqui temos grandes juristas, grandes nomes que trazem nesse panorama nacional a importância de se discutir e colocar em prática esses relevantes assuntos”, pontuou a juíza membro do TRE-TO, Delícia Feitosa.

Programação

A programação conta com palestras sobre inclusão, diversidade, violência política contra as mulheres, propaganda na internet, desinformação e ações de cassação de mandato, entre outros. Durante a abertura do encontro, o Presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Luís Roberto Barroso, falou sobre o poder da desinformação contra o processo democrático. “É preciso enfrentar os comportamentos inautênticos, que usam robôs, de perfis falsos e trolls, que são pessoas que reproduzem as provocações, que é uma forma artificial de fazer todo mundo pensar que só se fala naquilo. É para isso que se usa, para afogar a notícia verdadeira, desqualificar alguém que você não gosta e projetar uma ideia, geralmente falsa ou extremada, relativa a um determinado assunto. Essa é a principal forma de enfrentamento da desinformação: combater os comportamentos inautênticos”. 

Com informações do TSE

icone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3229-9500

Icone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 13h às 19h

Acesso rápido