32 anos: mais de 570 pessoas ajudam a escrever a história do TRE-TO

Servidores e magistrados fortalecem o trabalho da Justiça Eleitoral do Tocantins.

Servidora Elaine usando máscara de proteção ao COVID-19 e sorrindo.
Servidora Helaine Christina iniciou sua carreira no TRE - TO como estagiária ( Fotos: Lucas Nascimento)

“Minha primeira lotação foi o Cartório Eleitoral de Dianópolis, mas trabalhei também nos cartórios de Natividade, Ponte Alta do Tocantins e Palmas. Hoje estou na sede do Tribunal e tenho muito orgulho em fazer parte desta grande família que é a Justiça Eleitoral”. Em 2021, Helaine Christina completa 15 anos como servidora concursada da Justiça Eleitoral do Tocantins. Trajetória profissional iniciada com a experiência de estagiária e que teve valor agregado ao longo dos anos com passagem, inclusive, pela chefia de cartório da 25ª e 26ª zonas eleitorais. Hoje, atuando no gabinete da diretoria-geral do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), a técnica judiciária afirma que o prazer em trabalhar na Justiça Eleitoral é o mesmo de quando tomou posse, aos 21 anos.

Assim como Helaine, os servidores da Justiça Eleitoral do Tocantins se orgulham em fazer parte da instituição que, em 17 de fevereiro, completa 32 anos de história. Magistrados, servidores efetivos, requisitados, terceirizados, estagiários. Uma força de trabalho de mais de 570 pessoas, que se fortalece a cada dia na missão de garantir a legitimidade do processo eleitoral.

Proporcionar um ambiente laboral adequado, que promova saúde física e mental a todos os servidores e magistrados é um dos compromissos de Gestão do TRE-TO. Neste sentido, o Programa Qualidade de Vida estabeleceu para o biênio 2019-2021 a meta de desenvolver ações empáticas, diretrizes e procedimentos voltados ao equilíbrio da saúde biopsicossocial dos trabalhadores,  incentivando práticas organizacionais humanizadas na instituição em consonância com a missão do Judiciário. Também fazem parte do projeto atividades de combate à obesidade e sedentarismo, ações de apoio à cultura e preparação para aposentadoria.

Durante a pandemia do Covid - 19, novas práticas foram pensadas e a Coordenadoria Médica da instituição redobrou os cuidados com quem trabalha na Justiça Eleitoral e dependentes. Neste período uma série de ações é desenvolvida para apoiar os servidores na nova rotina de trabalho, seja na jornada presencial - vivenciada durante as eleições - ou no trabalho remoto.

Sustentabilidade

Valor institucional, a sustentabilidade também é incentivada em todas as etapas de trabalho na Justiça Eleitoral. Além de promover economia aos cofres públicos, com a gestão sustentável dos recursos públicos, as ações do Núcleo de Gestão Socioambiental visam ainda inserir boas práticas nas rotina dos servidores, seja no trabalho ou em casa. A  Horta Orgânica é um bom exemplo. Construída na sede do TRE-TO, por iniciativa dos próprios servidores, a horta conta com produção de ervas naturais, plantas medicinais, temperos e hortaliças.  A água utilizada no projeto é coletada dos aparelhos de ar-condicionado que funcionam na sede e o adubo orgânico é feito com a utilização de podas de grama, folhas de árvores e o pó de café consumido no dia a dia.

Igualdade

Outro projeto que merece destaque é o Programa de Participação Feminina no âmbito do Judiciário Eleitoral no Estado. Visando garantir a igualdade de direitos entre homens e mulheres, a iniciativa busca possibilitar o equilíbrio de oportunidades nas unidades do Tribunal, bem como propor políticas institucionais de valorização da mulher no ambiente laboral. Atualmente, as mulheres representam quase 50% da força de trabalho do TRE-TO.

“A Justiça Eleitoral é feita por pessoas; cuidar e zelar delas é fundamental para que as entregas propostas sejam feitas com a qualidade que o cidadão-eleitor merece”, avaliou a secretária de Gestão de Pessoas do TRE-TO, Cristiane Boechat.

 

Lília Mara e Paula Bittencourt - ASCOM - TRE - TO

 

Confira as matérias especiais!

32 Anos: avanços em Tecnologia são destaque na história do TRE-TO

32 anos: Acessibilidade, sustentabilidade e economicidade marcam investimentos do TRE-TO em infraestrutura

32 anos: avanços judiciários e a democratização do acesso à Justiça no Tocantins

TRE-TO: 32 anos de história

32 anos: Orgulho do passado, de olho no futuro 

 

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3229-9500

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 13h às 19h

Acesso rápido