Eleições 2020: termina nesta quinta (14) prazo para que eleitor justifique ausência ao 1º turno

Justificativa deve ser feita exclusivamente por meio do e-Título ou nas plataformas on-line da Justiça Eleitoral

e-título

Nesta quinta-feira (14), termina o prazo para que o eleitor justifique sua ausência à votação do primeiro turno das Eleições Municipais de 2020. O cidadão que não compareceu às urnas no dia 15 de novembro deve apresentar uma justificativa fundamentada, comprovando o motivo da sua ausência

Em razão das restrições impostas diante da pandemia de Covid-19, a justificativa deve ser apresentada, exclusivamente, pelo Sistema Justifica ou pelo aplicativo e-Título (baixe o app no Google Play ou na App Store).  

Em caso de dúvidas, entre em contato com a Ouvidoria Eleitoral ou com o cartório da sua cidade. Consulte aqui.  

Confira as consequências para quem não justifica a ausência à votação.  

Como fazer

Pelo Sistema Justifica, o eleitor deve preencher o “requerimento de justificativa” e informar os dados pessoais exatamente como registrados no cadastro eleitoral, declarar o motivo da ausência às urnas e anexar documentação comprobatória digitalizada.

Com o campo preenchido corretamente, será gerado um código de protocolo para acompanhamento, que será transmitido à zona eleitoral a que o eleitor pertence, para que seja analisado pelo juiz competente. O eleitor será notificado da decisão ou poderá consultar a situação também pelo Sistema Justifica.

TP/LC, DM

Últimas notícias postadas

Recentes