Jurista Marcelo Cordeiro se despede da Corte do TRE-TO

Magistrado participou de sua última sessão nesta quinta-feira (28/01) e encerrou seu biênio 2019-2021 no Regional

imagem da sessão virtual da Corte do TRE-TO

O juiz Marcelo César Cordeiro participou de sua última sessão junto à Corte do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), nesta quinta-feira (28/01), encerrando seu biênio 2019-2021. Essa é sua segunda passagem como juiz titular do Regional, tendo  atuado no Pleno no período de 2009 a 2011.

Ao se despedir do membro da Corte, o Presidente do TRE-TO, desembargador Eurípedes Lamounier, destacou a trajetória profissional do advogado e destacou a sua contribuição a esta Justiça Especializada. “Neste momento de despedida o que fica marcado é a alegria por tê-lo conosco durante esses anos.  Um homem íntegro, um jurista competente e um magistrado com gabarito para compor as mais altas Cortes deste país. Saiba que seu carisma ficou marcado em todos nós. Vossa Excelência é um orgulho pra advocacia e também para a justiça do Tocantins. Gratidão pela sua contribuição neste Tribunal”, disse o presidente.

O magistrado foi homenageado pelos demais integrantes da Corte e pelo procurador Regional Eleitoral, que ressaltaram as qualidades profissionais e pessoais do jurista – pautadas pela ética, equilíbrio e ponderação, destacando a sua relevante contribuição nos julgamentos e ações de educação com foco na matéria do Direito Eleitoral.

Emocionado, o juiz Marcelo Cordeiro ressaltou a atuação do Tribunal como instrumento essencial para o exercício da democracia e garantia dos direitos do cidadão. “Agradeço a Deus pela oportunidade de estar nesta Corte e pelo convívio com cada um dos pares e servidores desta Casa que prestam um serviço de alto nível ao cidadão. Não tem como integrar a Justiça Eleitoral sem passar pelo profundo respeito pela ética e pela correção que esta justiça representa”, disse. “Me despeço neste momento na condição de juiz do TRE Tocantins, mas como jurista nós estaremos sempre juntos. Agradeço penhoradamente o privilégio de conviver com todos e integrar essa justiça, que é uma justiça tão célere, tão correta, tão justa e que aplica verdadeiramente toda da legislação eleitoral dentro daquilo que precisa ser aplicado e traz uma segurança jurídica às nossas eleições a cada dois anos”, complementou.

Sessões

Em 2021, as sessões plenárias da Corte do TRE-TO foram iniciadas na última segunda-feira (25/01), e ao longo da semana foram julgados processos de prestações de contas de partidos, recursos eleitorais relativos às Eleições 2020, como filiação partidária, divulgação de pesquisa eleitoral irregular, condutas vedadas a agentes públicos e propaganda eleitoral antecipada. 

Nesta sexta-feira (29/10), o Pleno volta a se reunir às 10 horas. Os julgamentos podem ser acompanhados ao vivo pelo canal do TRE-TO no YouTube. Pelo site do Tribunal é possível conferir o calendário de sessões e as pautas de julgamentos. Acesse.

 Eva Bandeira (ASCOM/TRE-TO)


ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3229-9500

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 13h às 19h

Acesso rápido