Sustentabilidade: servidores do TRE-TO dão exemplo ao reutilizar plástico e metal

Aposte na reciclagem

Sustentabilidade: servidores do TRE-TO dão exemplo ao reutilizar plástico e metal
Foto: Lívia Bessa

Você sabia que uma garrafa PET leva de 200 a 600 anos para se decompor no meio ambiente e o metal demora em torno de 500 anos? Os dados do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) assustam e devem servir de reflexão para as nossas atitudes. Se você se preocupa com o lugar onde vive e quer ajudar a preservar o planeta, aposte na reciclagem! As férias de julho são uma boa oportunidade para dar o primeiro passo.

Para começar, que tal reutilizar aqueles vasilhames que estão na sua despensa? Embalagens de plástico ou de metal podem se transformar em porta-moedas, suporte para vasos de plantas ou até mesmo itens de decoração da casa.

Na casa da servidora Lívia Bessa, as latas de leite em pó já não vão mais para o lixo comum. Elas estão se transformando em vasos de plantas que adornam a área externa da casa. “Vi a grande quantidade de leite em pó que estávamos consumindo, daí percebemos que poderíamos decorar essas latinhas para se tornar suporte de plantas ornamentais”, disse.

 Outra iniciativa para não degradar o meio ambiente é a reutilização de garrafas pet e o exemplo vem do servidor terceirizado Fábio Hiury Pereira. Ele está reaproveitando as embalagens de refrigerante e água para construir uma horta no quintal de casa. “Criei dois modelos de canteiro, onde planto alface, rúcula, cebola e coentro. Escolhi essas hortaliças que dão em pequenos espaços de terra e precisam de pouca luz devido ao espaço que tenho aqui em casa”, explicou.

 

Lília Mara - ASCOM/TRE-TO

 

 

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3229-9500

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 13h às 19h

Acesso rápido