Dia Internacional da Reciclagem: saiba como fazer a sua parte

17 de maio, é comemorado o Dia Internacional da Reciclagem.

17 de maio é comemorado o Dia Internacional da Reciclagem
Arte: Diogo Akyra

 

Você sabia que uma garrafa PET leva em média 400 anos para se decompor na natureza? Que um quilo de latinha de alumínio equivale a R$ 4,00 no bolso dos catadores? Esses são dois exemplos de como é importante fazer a reciclagem. É menos poluição ao meio ambiente e mais geração de emprego e renda.

Para conscientizar a sociedade sobre a importância de fazer o descarte correto dos itens que consumimos, nesta segunda-feira, 17 de maio,  é comemorado o Dia Internacional da Reciclagem. A data foi instituída pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência, e a Cultura)  para que o mundo faça uma reflexão sobre o tema.

Mas você sabe o que é a reciclagem? Segundo a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), a reciclagem é o processo em que há a transformação do resíduo sólido que não seria aproveitado, com mudanças em seus estados físico, físico-químico ou biológico, de modo a atribuir características ao resíduo para que ele se torne novamente matéria-prima ou produto.

Ações

No Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) a prática da reciclagem já é realizada desde 2015, quando foi implantado o Plano de Logística Sustentável. Resíduos sólidos como papel e papelão têm destino correto e são encaminhados para associações de catadores cadastradas.

Outra iniciativa da Justiça Eleitoral tocantinense para promover a reciclagem é o Projeto Eleições Sem Sujeira. Alinhado ao Planejamento Estratégico da instituição, desde a primeira edição do projeto, em 2016, as ações têm contribuído para minimizar o derrame de santinhos. Na edição 2020, o projeto contou com a parceria de catadores individuais de material reciclável em 25 cidades do estado.

E todo mundo pode fazer a sua parte. Basta implantar a coleta seletiva em casa e entregar o material reciclável nos ecopontos e associações de catadores. A servidora Keila Tanganelli é uma das apoiadoras da iniciativa do TRE e, na pandemia, manteve a rotina de reciclar em casa. “O hábito continua. Até porque, em casa, o consumo também é significativo. Principalmente nesse momento onde muitas famílias perderam seu sustento, reciclar já ajuda um pouco as pessoas que vivem da coleta seletiva”, explicou.

Estatística

O Brasil é o quarto maior produtor de lixo no mundo, porém, a reciclagem por aqui ainda é muito baixa. Segundo levantamento do Fundo Mundial para a Natureza (WWF), com dados de 2018/2019, nosso país produz cerca de 55 trilhões de quilos de lixo por ano - o que corresponde a cerca de 1,15 kg de lixo gerado diariamente por cada brasileiro. A porcentagem desse lixo que vai para a reciclagem é de apenas 1,28%.

O que fazer

Em casa, separe o papel, papelão, garrafas PET, latinhas de alumínio, entre outros. Deposite o que você separou nos ecopontos espalhados pela cidade ou entregue diretamente nas associações. Clique aqui para ver o contato das associações de catadores no estado.

 

Ecopontos em Palmas

Local

endereço

Corregedoria Geral de Justiça

Anexo III – ACNO 01

Instituto Federal de Educação

AESE -04

 

Defensoria Pública

AESE -04

Instituto 20 de Maio

Arso 42

 

JL Meurer

 

Arno 12

 

Praça da Quadra 405 Sul

 

 

Quadra 603 Sul

 

 

Quadra 1005 sul

 

 

 

 

 

Lília Mara - ASCOM - TRE - TO

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3229-9500

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 13h às 19h

Acesso rápido