Desempenho socioambiental: Relatório aponta resultados positivos na Justiça Eleitoral do Tocantins

Nos últimos cinco anos, as ações de cunho socioambiental geraram economia de 1,8 mi para os cofres públicos.

Desempenho socioambiental TRE-TO

Implantar um modelo de gestão que vise a sustentabilidade ambiental, econômica e social. É com esse objetivo que o Plano de Logística Sustentável (PLS) da Justiça Eleitoral do Tocantins vem realizando iniciativas que contribuem efetivamente para a melhor eficiência do gasto público, o cuidado com o meio ambiente e a sensibilização dos servidores para o uso ecológico dos recursos naturais.

De acordo com o Relatório de Desempenho Socioambiental 2020, divulgado pelo Núcleo de Gestão Socioambiental do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), a Justiça Eleitoral do Tocantins economizou no último ano R$ 1.164.311,00 em recursos públicos. Comparados com 2018, os dados referentes ao ano de 2020 apresentam significativa evolução no desempenho ambiental do TRE-TO. Os resultados apurados apontam, de janeiro a dezembro de 2020, uma economia de 22% no consumo de energia elétrica (kwh); 9% no consumo de água (m³); 70% na quantidade de impressões monocromáticas; 72% no consumo total de copos descartáveis de plástico para água e café (180 ml e 80 ml); 33% no consumo de água mineral envazada em garrafões de 20 litros; e 63% no consumo de combustível (litros). Também houve redução na quantidade de impressoras de 121 para 59 equipamentos, com a criação de ilhas de impressão.

O Programa Qualidade de Vida no Trabalho também registrou o aumento expressivo de 76% na quantidade de participações de colaboradores em eventos voltados para o cuidado preventivo e para a promoção da saúde integral.

E como 2020 foi um ano eleitoral, destaque para o projeto Eleições sem sujeira, que despertou a responsabilidade socioambiental nos colaboradores dos cartórios eleitorais ao decorrer das eleições municipais, sensibilizando-os sobre a importância da gestão adequada dos resíduos gerados nos locais de votação, além de levar aos moradores das 139 cidades do estado mensagens sobre a necessidade da destinação adequada dos resíduos de campanha eleitoral.

Para a coordenadora do Nuges, Wagna Cristiane, o TRE do Tocantins cumpriu com excelência as boas práticas de sustentabilidade e racionalização dos recursos ao decorrer do último ano. “Obtivemos um resultado positivo neste quinto ano de execução do Plano de Logística Sustentável, e com os resultados obtidos no relatório teremos um melhor direcionamento para ações futuras. Os desafios de alcançar uma gestão pública cada vez mais sustentável continuarão em 2021”, afirmou, lembrando que em razão da pandemia do novo coronavírus os indicadores econômicos do PLS foram diretamente impactados. “As medidas de isolamento social determinadas pelo TSE E TRE/TO para o funcionamento da Justiça Eleitoral, durante a pandemia, provocaram uma diminuição expressiva no consumo de materias que são insumos básicos do trabalho presencial”, disse.

Ao longo dos cinco anos de execução do Plano de Logística Sustentável do TRE-TO, o total de R$ 1.875.495,00 foi economizado por meio do desenvolvimento de ações e cumprimento das metas estabelecidas para os 11 eixos temáticos - que dizem respeito à gestão sustentável do papel, impressão, copos descartáveis, água mineral envazada em embalagens plásticas, energia, água, combustível, compras e contratações sustentáveis, gestão de resíduos, capacitação e comunicação, e qualidade de vida no ambiente de trabalho.

 

ASCOM TRE-TO

icone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3229-9500

Icone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 13h às 19h

Acesso rápido