Justiça Eleitoral: eu faço parte desta história

Conheça Elias Mesquita, chefe de cartório da 9ª Zona Eleitoral de Tocantinópolis.

Conheça Elias Mesquita, chefe de cartório da 9ª Zona Eleitoral de Tocantinópolis.

O maior patrimônio da Justiça Eleitoral é formado por pessoas e, a partir deste mês de março, damos início à série Justiça Eleitoral: eu faço parte desta história. Todo mês vamos publicar uma matéria especial sobre histórias vividas por servidores da Justiça Eleitoral do Tocantins, que se esforçam diuturnamente para garantir uma excelente prestação de serviços ao cidadão e desempenham um excelente trabalho em prol do fortalecimento da democracia. São muitos casos interessantes, curiosos, engraçados e desafiadores. O primeiro protagonista da série é um representante da região do Bico do Papagaio: o chefe de cartório da 9ª Zona Eleitoral de Tocantinópolis, Elias Mesquita Lopes.


Há quase 15 anos na Justiça Eleitoral, o que não falta ao servidor Elias Mesquita é história para contar. Analista Judiciário, tomou posse em 29 de maio de 2006 e sempre atuou na 9ª Zona Eleitoral de Tocantinópolis - onde hoje atua como chefe de cartório.

Natural de Montes Altos/ Maranhão, Elias veio para o Tocantins por conta do concurso e relembra que o início não foi nada fácil. “Assim que assumi na 9ª ZE, sem nenhuma experiência teórica e prática das atividades cartorárias e das tarefas de uma eleição - que na época estava em andamento, e sem nenhum servidor antigo para orientar sobre o serviço, eu e um colega também novato tivemos que encarar o desafio de ensinar a população a votar na urna eletrônica”, conta. Segundo Elias, naquela época ele visitou os oito municípios que pertenciam à zona eleitoral e fez atendimento até em show musical. “Cheguei a rodar toda a Zona Eleitoral, incluindo as áreas rurais dos municípios, no meu carro particular, com a urna eletrônica no porta-malas para fazer treinamento de eleitores. Na época, era aniversário de Tocantinópolis, ocasião em que ocorriam as maiores festas e shows com artistas nacionais, então tivemos a ideia de montar uma tenda em plena arena de show para treinar eleitores. Foi hilário; houve pouca adesão, mas colocou a Justiça Eleitoral em evidência na cidade”, garante.

Com muito comprometimento e entregas, Elias não só prestou serviço na sua unidade de lotação como também contribuiu em demandas externas, auxiliando outras zonas no período de recadastramento biométrico e na análise das Prestações de Contas das Eleições de 2018. O chefe da 9ªZE também fez parte de importantes grupos e comissões, como o grupo que trabalho na elaboração do primeiro Manual e Práticas Cartorárias do TRE-TO, Comissão de Planejamento da Logística para as Zonas Eleitorais (Padlog), Comissão de Implantação do PJe Zonas e Grupo de Trabalho Mesários. “É uma satisfação trabalhar na Justiça Eleitoral do Tocantins porque sabemos da importância da nossa atividade para a democracia brasileira, assegurando o direito do eleitor de votar e o do candidato de ser votado, promovendo, assim, a preservação das liberdades e garantias constitucionais”, afirmou.

Com a missão de atender bem o cidadão tocantinense, Elias conta que tem muita satisfação no contato direto com o eleitor. A 9ªZE conta com 28.897 eleitores inscritos nos municípios de Aguiarnópolis, Angico, Luzinópolis, Nazaré, Santa Terezinha do Tocantins e Tocantinópolis, incluindo indígenas da etnia Apinajé. “Desde ensinar a manusear a urna eletrônica, até ministrar palestra para os jovens, realizar reuniões de orientações a representantes partidário e atendimentos itinerantes; assim como participar de projetos como "Inclusão Sociopolítica dos Povos Indígenas" e "Eleitor do Futuro", encabeçados pela Escola Judiciária Eleitoral do Tocantins. Isso tudo me dá muito orgulho em fazer parte da Justiça Eleitoral”, conclui.

Gilsiandry Carvalho – ASCOM TRE-TO

 

Conheça também:

Clairton Thomazi, chefe da Seção de Gestão de Desempenho

Maria Erlene, chefe da 35ª zona Eleitoral de Novo Acordo

Keila Tanganeli, chefe da Seção de Contas Eleitorais e Partidárias

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3229-9500

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 13h às 19h

Acesso rápido