Planejamento Estratégico: Diversidade e Inovação passam a ser valores institucionais do TRE-TO

Revisão da Estratégia pautará trabalhos pelos próximos seis anos.

Capa do PETRE

Com foco na melhoria contínua da prestação de serviços ao cidadão, o Planejamento Estratégico Institucional do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) passou por revisão e contará, no período 2021-2026, com dois novos importantes valores: diversidade e inovação. A revisão da Estratégia, realizada periodicamente, foi aprovada pelo Pleno na última sexta-feira (26/02).

Ao aprovar o PETRE 2021-2026, o Presidente do TRE-TO, desembargador Eurípedes Lamounier, destacou a importância de ter um planejamento bem estruturado e alinhado às diretrizes do Conselho Nacional de Justiça. “A construção do novo ciclo de planejamento estratégico do TRE-TO ocorreu dentro das diretrizes da estratégia nacional do Poder Judiciário, com observação dos 10 macrodesafios aplicáveis à Justiça Eleitoral. Alinhados a esses macrodesafios foram estabelecidos 11 objetivos estratégicos, com 30 iniciativas e 24 indicadores de desempenho associados”, destacou.

Para este novo ciclo, foram revisadas a Missão e Visão do TRE-TO, assim como os Objetivos Estratégicos e Valores Institucionais. Conforme a diretriz organizacional, a Missão do Tribunal passa a ser “Garantir a legitimidade do processo eleitoral para fortalecer a Democracia” e a Visão “Ser modelo de excelência na gestão do processo eleitoral e na educação política da sociedade”. Já os Valores Institucionais, que são os princípios que norteiam a organização, passaram a contar com a Diversidade - prima pelo respeito às diversidades humanas; e Inovação - que incentiva as novas ideias voltadas à melhoria do processo eleitoral. Foram mantidos os valores ética, transparência, acessibilidade, sustentabilidade, imparcialidade e celeridade

“Trabalhamos com foco no cidadão, e devemos fazer jus à credibilidade e confiança que a opinião pública deposita nesta Justiça Especializada. Este planejamento é para os próximos seis anos, porém é dinâmico, e pode ser alterado de acordo com as necessidades, de forma a melhorar cada vez mais a prestação de serviços ao cidadão”, complementou o presidente da Corte.

Revisão

Os trabalhos de revisão e elaboração do PETRE foram coordenados pelo Diretor-Geral e coordenador do Comitê Gestor de Planejamento Estratégico e de Tecnologia da Informação (COGETIC), Francisco Cardoso, e pela equipe da Assessoria de Planejamento e Gestão da Diretoria Geral (ASPLAN/DG), com participação efetiva dos membros do COGETIC, composto por representantes da Presidência, Corregedoria,  Secretarias Judiciária e Gestão da Informação, Gestão de Pessoas, Administração e Orçamento, Tecnologia da Informação, além de representantes das Zonas Eleitorais, Controle Interno e Assessorias de Gestão Estratégica.

Para a elaboração do PETRE 2021-2021 foram realizadas pesquisas participativas, análises de cenários, reuniões com as áreas estratégicas para alinhamento de Missão, Visão, Valores, além de Objetivos, Indicadores e Metas. Na análise de cenários foram observados os ambientes interno - onde são analisadas as forças e fraquezas; e ambiente externo, sendo observadas as oportunidades e ameaças. 

Mapa Estratégico

O mapa estratégico do TRE-TO é construído sob três perspectivas -  sociedade, processos internos, e aprendizado e crescimento. 

Com a perspectiva da sociedade, o PETRE contempla os três primeiros objetivos estratégicos da Instituição: Aprimorar mecanismos de atendimento ao cidadão; Aprimorar mecanismos de transparência pública; e Fomentar a educação política da sociedade. 

Os processos internos são tratados em cinco objetivos: Aprimorar mecanismos de gestão processual;  Priorizar o julgamento dos processos relativos à improbidade administrativa e aos ilícitos eleitorais; Aprimorar políticas e práticas de sustentabilidade; Aperfeiçoar mecanismos de gestão do processo eleitoral; e Aperfeiçoar mecanismos de Governança.

Já sob a perspectiva do aprendizado e crescimento, o PETRE traz também três objetivos estratégicos: Aperfeiçoar a governança e gestão de pessoas; Aprimorar a gestão de recursos orçamentários e financeiros; e Prover transformação digital e inovações tecnológicas.

O PETRE 2021-2026 do TRE-TO foi  instituído por meio da Resolução nº 500/2021.  A íntegra do documento está disponível no site do Regional, aba Governança e Gestão

Eva Bandeira (ASCOM/TRE-TO)

 

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3229-9500

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 13h às 19h

Acesso rápido