Conheça o logotipo e o slogan escolhidos para as comemorações dos 90 anos da Justiça Eleitoral

Enquete foi aberta a todas as pessoas que trabalham no TSE, nos Regionais e nos cartórios eleitorais

Logo comemorativa aos 90 anos da Justiça Eleitoral, com numeral 90 colorido com as cores da band...

Após 1.527 votos, foram divulgados os vencedores da votação para o logotipo e o slogan dos 90 anos da Justiça Eleitoral. Ou melhor, vencedoras, porque foram elas que brilharam.

Lúcia Loureiro, da Seção de Análise de Contratos e Terceirização do TRE do Rio de Janeiro ganhou com o slogan “Justiça Eleitoral: 90 anos em ação pela democracia”. Já a autora do logotipo escolhido, que pode ser conferido na imagem abaixo, é Bruna Saraiva Pagy, colaboradora da Coordenadoria de Editoração e Publicações (Cedip/SGI) do TSE.

Logotipo e o slogan escolhidos para as comemorações dos 90 anos da Justiça Eleitoral

A enquete, promovida pelo Grupo de Trabalho responsável por organizar as festividades para comemorar a importante data, foi aberta a todas as pessoas que trabalham no TSE, nos TREs e nos cartórios eleitorais.

Bruna, que é designer, explica que a principal ideia do logotipo é encantar o eleitor, fazendo-o lembrar – com os blocos que refletem as cores da nação e da Justiça Eleitoral – dos inúmeros votos conferidos no decorrer desses 90 anos e sua pluralidade, bem como o quanto foram importantes para a formação da democracia no Brasil.

Emoção

Bruna conta que ficou muito emocionada ao saber que foi uma das vencedoras da enquete. “Ainda estou, mas me vi representada justamente pelos meus votos, motivo pelo qual executei essa logo. Em momentos de eleições, acabamos ficando reféns de muitas resenhas e críticas. Ao criar essa logomarca, pensei na pluralidade de opiniões, afinal, é assim que se enriquece a democracia”, diz.

Já Lúcia destaca que pensou no trabalho, dimensão, responsabilidade, seriedade e dedicação dos servidores da Justiça Eleitoral para criar o slogan . “Quis mostrar que estamos sempre em ação pela democracia. São 90 anos de muito trabalho”, afirma.

A servidora do TRE desde 1996 conta que ingressou na Justiça Eleitoral em razão do curso de Direito. Mas, depois, fez Arte Terapia e Psicologia, o que, segundo ela, provavelmente a ajudou a ter a sensibilidade para buscar um slogan que representasse os 90 anos. “Fiquei muito feliz ao ganhar: foi um presente”, destaca.

Engajamento

Cleber Schumann, secretário de Gestão da Informação do TSE e coordenador do GT, lembra que uma das diretrizes do grupo é a de incentivar um forte engajamento de todas as pessoas que fazem parte da Justiça Eleitoral nas ações que serão desenvolvidas para a valorização da história e do papel desse ramo do Judiciário para a promoção da democracia brasileira.

“A escolha do logotipo e do slogan que irão simbolizar este momento nos órgãos da Justiça Eleitoral é o primeiro passo na direção da participação de todas e de todos nas celebrações pelos 90 anos da nossa Justiça. Parabéns às autoras das propostas, e o nosso obrigado às pessoas que votaram”, destaca.

Em 2022, a Justiça Eleitoral completará 90 anos de existência, contados a partir de sua primeira instalação, em 24 de fevereiro de 1932.

Confira abaixo o resultado final da enquete.

resultado.jpg

MM/LC, DM

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3229-9500

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 13h às 19h

Acesso rápido