Agentes da Democracia: equipe da 2ª ZE de Gurupi realiza ação em Cariri do Tocantins

Ainda nesta semana, as ações do projeto chegam aos municípios de Aliança do Tocantins e Crixás do Tocantins.

Equipe da 2° ZE com alunos e professores da Escola Estadual Tarso Dutra em Cariri do Tocantins
Foto: Isabella Sarah - 2ªZE de Gurupi

Estudantes de Cariri participaram, nesta segunda-feira (18/10), do projeto Agentes da Democracia – Formação de Eleitores do Futuro na Escola Estadual Tarso Dutra. Atividade com os alunos foi realizada pela equipe da 2ª Zona Eleitoral de Gurupi e marca o retomada das ações presenciais em unidades escolares.

Cerca de 30 pessoas participaram do evento, dentre elas alunos do 1°, 2° e 3° anos do ensino médio e professores. A programação contou com bate-papo sobre ética, cidadania, eleições, poder, importância do voto consciente e o papel de cada um na sociedade. Também foram passadas orientações sobre o atendimento on-line da Justiça Eleitoral e em seguida os alunos participaram de um jogo. “A ação foi legal e criativa, aprendemos muitas informações e mudou nossa visão como eleitores”, destacou a aluna Maria Vitória Silva Rodovalho.

O juiz eleitoral Nilson Afonso da Silva participou do bate-papo com os estudantes e destacou o papel dos jovens na sociedade. “Todas as faixas etárias têm papel fundamental na sociedade, mas os jovens, em especial, são formadores de opinião; com conhecimento eles têm a capacidade de fazer mudanças para suas famílias, seu ambiente e para todos ao seu redor", disse. "E o programa Agentes da Democracia tem o objetivo de despertar nos jovens essa consciência, mostrar como desempenhar um papel fundamental na construção de uma sociedade melhor e o poder que cada um tem com seu voto", complementou o magistrado.

Do cartório, além do juiz eleitoral, participaram os servidores Miguel Ângelo, Joanes Carlos, Lucelia Lima, Noelma Viana e Isabella Sarah. "Para a nossa Zona é um imenso prazer começar a disseminar esse conhecimento também nos municípios que compõe esse juízo. Hoje realizamos essa ação pela primeira vez fora da sede e integralmente por servidores da 2ª Zona Eleitoral e a alegria ainda é maior em ver a satisfação no rosto de cada um dos participantes”, destacou o juiz eleitoral Nilson Afonso da Silva.

Cronograma

Nesta terça-feira (19/10) a equipe da 2ªZE realizará mais uma ação do Agentes da Democracia no Colégio Estadual Anita Cassimiro Moreno, em Aliança do Tocantins. Já na quarta-feira (20/10), a ação será realizada no Colégio Estadual Olavo Bilac, em Crixás do Tocantins. Os dois eventos acontecem a partir das 9 horas.

 

Gilsiandry Carvalho – ASCOM TRE-TO

 

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3229-9500

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 13h às 19h

Acesso rápido