Agentes da Democracia: Justiça Eleitoral do Tocantins realiza ação de conscientização com jovens de Taquaralto

O encontro ocorreu no CEM de Taquaralto e contou com a participação de mais de 200 estudantes.

Foto colorida de patio escolar onde a juíza Ana Paula, uma mulher loira e de pele clara, está pa...

Dando continuidade ao Projeto Agentes da Democracia: Formação de Eleitores e Políticos do Futuro, a Justiça Eleitoral do Tocantins, por meio da Escola Judiciária Eleitoral Ministro Humberto Gomes de Barros (EJE-TO), realizou nesta quinta-feira (7/10) mais uma ação de conscientização e capacitação de jovens eleitoras e eleitores tocantinenses. O encontro ocorreu no CEM Taquaralto, região sul de Palmas, sede da 29ª Zona Eleitoral e contou com a participação de mais de 200 alunos.

A coordenadora do projeto, juíza Ana Paula Toríbio, abriu o bate-papo com os estudantes e destacou a importância de ações como esta para ampliar o diálogo da Justiça Eleitoral com o público jovem. “Aproveitem que a equipe do Tribunal e do Cartório Eleitoral está aqui para falar com vocês e tirar todas as dúvidas que vocês tenham”, frisou dando as boas-vindas. 

Um dos questionamentos apresentados foi o da estudante Hendria Camila Machado Vieira, 17 anos, que perguntou à magistrada o motivo de o voto ser obrigatório no Brasil. A juíza esclareceu que a obrigatoriedade do voto é decorrente da escolha feita pelo Poder Constituinte Originário que escreveu e promulgou a Constituição Federal de 1988 e que deve ser entendida como um direito garantido por este Poder, e não uma obrigação.

Já o estudante Ryan de Souza, 18 anos, que ainda não fez o seu alistamento eleitoral destacou como mais interessante do evento o momento em que a equipe do Cartório Eleitoral explicou como fazer o atendimento online.

No encontro, a equipe da EJE-TO falou sobre a importância de escolher bem em quem votar e as consequências das escolhas políticas. Os participantes também jogaram um jogo de tabuleiro desenvolvido para fomentar valores sobre democracia e cidadania com questões relacionadas ao cotidiano dos eleitores e, ao final, as estudantes e os estudantes puderam ainda simular a votação na urna eletrônica em sistema de treinamento.

 

Programa Permanente 

O Projeto Agentes da Democracia: Formação de Eleitores e Políticos do Futuro tem por objetivo conscientizar, capacitar, mobilizar e incluir social e politicamente as crianças e jovens matriculados no ensino  fundamental e médio da rede pública e privada de ensino do Estado do Tocantins e é um dos quatro programas permanentes instituídos na Justiça Eleitoral do Tocantins.

 

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3229-9500

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 13h às 19h

Acesso rápido