Estudantes do Colégio Frederico José Pedreira Neto se tornam Agentes da Democracia

Cerca de 150 pessoas participaram da ação do projeto da Justiça Eleitoral do Tocantins em Palmas.

Estudantes do Colégio Frederico José Pedreira Neto se tornam Agentes da Democracia
Foto: Gilsiandry Carvalho - ASCOM TRE-TO

Estudantes do Colégio Frederico José Pedreira Neto participaram, nesta quarta-feira (20/10), do projeto Agentes da Democracia – Formação de Eleitores e Políticos do Futuro. O evento foi realizado pela equipe da Escola Judiciária do Tocantins (EJE/TO) e da 29ª Zona Eleitoral de Palmas e contou com a participação de aproximadamente 150 alunos do 1°, 2° e 3° anos do ensino médio e professores.

Com programação pela manhã e tarde, o projeto promoveu na escola um bate-papo sobre ética, cidadania, eleições, importância do voto consciente e o papel de cada um na sociedade. Também foi abordado o tema “segurança do processo eleitoral e da urna eletrônica” e os estudantes receberam orientações sobre o atendimento on-line da Justiça Eleitoral.

“O evento demonstrou como funciona o processo eleitoral, as regras e como ocorrem as eleições, isso ajuda muito os jovens, que vão ingressar na vida como cidadão, como exercer a sua cidadania e isso é muito importante para a democracia, visto que a questão eleitoral trata de quem irá te representar e como isso será feito e essa escolha é muito importante e decisiva e por isso é importante ser debatida”, afirmou o aluno Alexandre de Araújo, do 2º ano.

Os estudantes ainda participaram de um jogo e em seguida foram chamados para uma votação simulada - momento em que usaram a urna eletrônica para votar para os cargos de presidente, governador, senador e deputados federais e estaduais.

“Ficamos muito gratos por esse trabalho aqui na escola porque tem uma importância muito grande na aprendizagem dos nossos estudantes, no sentido de desenvolverem a cidadania, a responsabilidade no ato do voto e entenderem a questão política do país e a importância da participação e responsabilidade de cada um”, destacou a diretora do colégio, Márcia Eline Kavalerski. 

Atendimento itinerante

Nesta quarta-feira (20/10) e na próxima segunda-feira (25/10) a equipe da 29ª ZE de Palmas realiza atendimento itinerante dentro do Colégio Frederico José Pedreira Neto. Os alunos interessados em tirar o título de eleitor podem procurar a equipe portando documento de identificação com foto (identidade, carteira de trabalho ou passaporte) e um comprovante de endereço atualizado (conta de água, energia ou telefone). Para os alunos do sexo masculino também é necessário apresentar o comprovante de quitação com o serviço militar.

Cronograma  

Ainda neste mês de outubro, o projeto Agentes da Democracia será realizado no Colégio Cristo Rei - 23ª Zona Eleitoral de Pedro Afonso (26/10) e na Escola Estadual Irmã Aspásia - 3ª Zona Eleitoral de Porto Nacional (27/10).  

Já no dia 4 de novembro o projeto será levado aos alunos do Colégio Ribeiro de Castro, em Palmas; no dia 9 ao Colégio de Rio Sono (23ª ZE); e no dia 10 de novembro ao Colégio Estadual Elizângela Glória Cardoso, também na capital. 

 

Gilsiandry Carvalho – ASCOM TRE-TO

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3229-9500

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 13h às 19h

Acesso rápido