Justiça Eleitoral: eu faço parte dessa história

Conheça Fernando Ebrahim, chefe da Seção de Gestão de Infra-Estrutura Tecnológica do TRE-TO.

Conheça Fernando Ebrahim, chefe da Seção de Gestão de Infra-Estrutura Tecnológica do TRE-TO.

O Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) é reconhecido nacionalmente pelo  desenvolvimento e uso de ferramentas de inovação na área da Tecnologia da Informação. Nesta oitava edição da série Justiça Eleitoral: eu faço parte dessa história, temos como protagonista um dos servidores que muito contribui para essa constante evolução: Fernando Jorge Ebrahim Lima e Silva, chefe da Seção de Gestão de Infra-Estrutura Tecnológica.

Desde que iniciou sua carreira no TRE-TO, no ano de 2006, Fernando participou e prestou consultoria em vários projetos do Tribunal. Em 15 anos de casa, auxiliou o projeto embrião do Je-Connect de ponto de transmissão; da reestruturação da rede da Secretaria e instalação das redes dos cartórios eleitorais; e da implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) no TRE-TO e em outros Regionais.

Fernando também colaborou na implantação do Data Center e na instalação dos  equipamentos servidores; atuou na implantação do projeto de Suíte de ferramentas do Google,  o Google Workspace; prestou suporte ao processo de Revisão Biométrica e apoiou os cartórios em épocas de eleições. O servidor ainda realizou em 2012 a transmissão em tempo real de locais de votação utilizando o Google Hangouts (projeto embrião para a transmissão das sessões plenárias); prestou apoio na aquisição do painel de monitoramento Vídeo Wall e no projeto da Hiper Convergência.

E a lista não para por aqui. Fernando é o responsável pela seleção de estagiários de TI, conduz a visita de turmas de universitários ao Tribunal, integra várias comissões e ainda participa do Coral do TRE-TO. 

A paixão pelo que faz e o gosto pela Justiça Eleitoral é tão grande que seu projeto de mestrado em Modelagem Computacional foi voltado para o TRE e agora, em seu doutorado, Fernando desenvolve mais um projeto local. “Sou um entusiasta, gosto do meu trabalho e do que eu faço, considero que eu tenho um relacionamento legal com as outras áreas do Tribunal, aprendo bastante com todo mundo e sempre que eu posso contribuir e ensinar alguma coisa eu estou à disposição”, destacou.

Natural de Pernambuco, Fernando veio da Paraíba para o Tocantins em 2005 para assumir o concurso do Instituto Federal de Palmas (IFTO). Na Justiça Eleitoral iniciou seu trabalho como servidor terceirizado e, em junho de 2010, foi nomeado como servidor efetivo no cargo de Técnico de Tecnologia da Informação. Na época, o servidor também foi nomeado para o cargo de diretor geral do IFTO e para o cargo de analista do Tribunal de Justiça, mas escolheu permanecer no TRE.

“Eu não me arrependo da decisão que tomei, que foi ter vindo para o TRE como técnico, e o que pesou nisso foi a estrutura do Tribunal, a organização que nós temos, a mentalidade corporativa e o ambiente de trabalho que é excelente; isso pesou bastante”, relembrou.

Série

As reportagens da série Justiça Eleitoral: eu faço parte desta história visam valorizar os talentos da Justiça Eleitoral do Tocantins e reforçar todo esforço e dedicação dos servidores em prol do cumprimento da missão institucional de “garantir a legitimidade do processo eleitoral para fortalecer a Democracia”. A cada mês uma nova história é contada. Confira abaixo o link das edições anteriores:

Elias Mesquita, chefe de cartório da 9ª Zona Eleitoral de Tocantinópolis

Clairton Thomazi, chefe da Seção de Gestão de Desempenho

Maria Erlene, chefe da 35ª zona Eleitoral de Novo Acordo

Keila Tanganeli, chefe da Seção de Contas Eleitorais e Partidárias

João Paulo Aires, chefe da 20ª Zona Eleitoral de Peixe

Marisa Webler, oficial de gabinete da CRE/TO

Rogério Miranda, chefe da 28ª Zona Eleitoral de Miranorte

 

Gilsiandry Carvalho – ASCOM TRE-TO

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3229-9500

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 13h às 19h

Acesso rápido