TRE-TO participa da 15ª Primavera dos Museus

O evento é virtual e acontece de 20 a 26 de setembro.

Banner do evento

De 20 a 26 de setembro o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) comemora a 15ª Primavera dos Museus, com o tema “Museus: Perdas e Recomeços”. O Espaço Memória do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) mais uma vez participa da programação com o objetivo de ampliar o acesso da sociedade à  história do processo eleitoral no Tocantins.

 

Neste ano, o Tribunal lança durante a Semana o projeto “Recuperação e Disponibilização dos Resultados das Eleições de 1932 a 1993”. As atividades de pesquisa e divulgação se estendem até dezembro de 2022 em uma ação colaborativa desenvolvida pelos tribunais da Bahia, Ceará, Espírito Santo, Mato Grosso, Rio Grande do Norte e Santa Catarina. “Buscando preservar a memória da Justiça Eleitoral do Tocantins, a pesquisa voltou seu olhar para documentos que estão sob a guarda das unidades de memória do tribunal; serão recuperados os dados dos municípios anteriores a criação do Estado, em um trabalho que pretende resgatar e deixar acessível ao público, pela página do Museu Virtual da Justiça Eleitoral do Tocantins, os resultados dos pleitos eleitorais realizados tanto no Tocantins como nos tribunais regionais parceiros deste projeto, de 1932 a 1993”, explicou Maria Zita Vilela Dias, chefe da Seção de Biblioteca, Memória e Arquivo/COGIN/SJI (SEBIA) do TRE-TO.

 

Museu Virtual

Lançado em maio deste ano, o Museu Virtual da JE/TO reúne documentos, publicações, exposições e acervo fotográfico que contam a história da Justiça Eleitoral do estado desde a sua instalação em 1989, bem como ao longo dos seus 32 anos de existência. Entre seus conteúdos, o site traz também galeria de fotos de presidentes, vice-presidentes/corregedores, ouvidores, procuradores regionais eleitorais e diretores-gerais.  Há também uma aba específica para a Primavera dos Museus.

 

Acesse a página do Museu Virtual da justiça Eleitoral do Tocantins

Conheça mais sobre o projeto “Recuperação e Disponibilização dos Resultados das Eleições de 1932 a 1993”.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3229-9500

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 13h às 19h

Acesso rápido