Agentes da Democracia: Formação de Eleitores e Políticos do Futuro - Vídeos

A Escola Judiciária do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins – TRE-TO, nos termos da Resolução/TRE-TO n.º 443/2019 e dos termos do art. 1º, inc. II, da Resolução TSE nº 23.482/2016,  leva educação política e inclusão sociopolítica à sociedade, por meio do projeto “Agentes da Democracia – Formação de Eleitores e Políticos do Futuro”, sendo programa permanente do TRE-TO.

Conscientizar, capacitar, mobilizar e incluir social e politicamente os jovens do Estado do Tocantins são objetivos do projeto, preparando aqueles que irão participar das decisões políticas fundamentais do país. Formando cidadãos mais conscientes de seu papel na construção de uma sociedade mais livre e democrática, sobretudo ampliando seus conhecimentos sobre o funcionamento do processo eleitoral.

A atividade sugerida proporcionará aos estudantes do ensino fundamental II e do Ensino Médio das escolas do Estado do Tocantins um aprendizado acerca das funções dos cargos de prefeito e vereador, haja vista que este ano serão realizadas eleições municipais. 

A EJE-TO em busca de cumprir sua missão de difundir informações, e visando estimular os “eleitores do futuro” a conhecerem quais as funções dos nossos representantes políticos municipais (PREFEITO e VEREADOR), propõe aos estudantes do 6º ao 9º ano (fundamental II), assim como aos alunos do Ensino Médio) das escolas do Estado do Tocantins  que gravem vídeos com essa temática.

Objetivo geral:

Identificar os papéis do prefeito e do vereador como representantes políticos dos poderes executivo e legislativo municipais respectivamente, buscando ter uma postura crítica diante de informações e discursos aos quais sejam expostos no seu cotidiano.

Objetivos específicos:

- Tornar-se multiplicador do conhecimento apreendido em seu lar e sua comunidade;

 - Praticar a oralidade ao explanar para a gravação dos vídeos.

Avaliação:

Com o intuito de aprimorar o nosso trabalho, sugerimos que, ao final da atividade, os representantes das escolas responsáveis por estimular os estudantes a participarem enviem para o e-mail da EJE-TO (eje@tre-to.jus.br) o formulário respondido (Anexo II), registrando também o que foi mais significativo para a realização da atividade.


Materiais de Apoio 

 O que faz um prefeito? 

O que faz um Vereador? 

O que você pode cobrar de um vereador? 

Como são eleitos os prefeitos? 

Os estudantes gravarão vídeos, de no máximo 2 minutos, preferencialmente, na posição paisagem (horizontal), explanando sobre as funções do prefeito e do vereador (serão vídeos distintos, um para prefeito e outro para vereador). 

Passo a passo: Como fazer gravações pelo celular

No intuito de auxiliá-los para melhor produção do vídeo, elaboramos o Guia para Gravação de Vídeos pelo celular;

Confira o passo a passo:

1 – Antes de iniciar a gravação, certifique-se se as lentes da câmera de seu celular estejam limpas. Esquecer esse pequeno detalhe poderá comprometer a qualidade de sua gravação;
2 – Se possível utilize um tripé de mesa ou coloque o celular em uma base firme, para evitar imagens tremidas;
3 – Faça as gravações com o celular na posição horizontal;
4 – As gravações deverão ter no máximo 2 minutos;
5 – Iniciar o vídeo fazendo sua apresentação pessoal e assunto do vídeo. Não utilize cumprimentos que denote temporalidade, como bom dia, boa tarde ou boa noite;
6 – Grave em local sem ruídos, com boa iluminação frontal, evite ficar de costas para janelas ou fontes fortes de luz;
7 – Certifique-se que o celular esteja no modo avião, dessa forma você evitará receber ligações ou mensagens no momento das gravações, evitando assim o retrabalho;
8 – O aparelho celular deverá ser mantido em uma posição de frente ao seu corpo;
9 – Fale pausadamente, com o olhar fixo para a câmera e não para a tela;
10 – Procure falar de forma natural e espontânea.

Os vídeos deverão ser enviados junto com mensagens contendo a identificação do estudante: nome completo, idade, série, escola e número do celular (pode ser o de um dos pais ou responsável).

Os vídeos poderão ser enviados via whatsapp, até o dia 05 de outubro de 2020, para os servidores da Escola Judiciária Eleitoral do TRE-TO , Juliana Bringel  (63-98448-4505  ) e/ou Elisandra Bega (63- 98131-0029), os quais, junto com os demais integrantes da equipe EJE, selecionarão com base nos seguintes critérios: pertinência temática (não deverá haver referência a partidos políticos), observação do tempo de duração (máximo 2 minutos) e nitidez da imagem.

Os vídeos selecionados serão inseridos no portal da EJE-TO, com visualização nacional, e para tal, os autores desses vídeos serão contatados e deverão escanear e encaminhar, para o e-mail da EJE-TO (eje@tre-to.jus.br), o formulário de autorização do uso da imagem e trabalho (Anexo I).


 

Região  Unidade Escolar  Município 
Central  Colégio Estadual 31 de Março  Lizarda 
Norte Colégio Estadual Joaquina Maria da Silva  Esperantina
Sul  Colégio Estadual Desembargador Virgílio Melo Franco  Paranã 


Informamos que apenas o Colégio Estadual 31 de Março participou do projeto. 


COLÉGIO ESTADUAL 31 DE MARÇO - LIZARDA 

1º LUGAR 

Jardiane Ribeiro

2º LUGAR 

Nubia Gloria

3º LUGAR

Daniele Costa

4º LUGAR

Raynne Martins

5º LUGAR

Fernanda Batista

6º LUGAR 

Karla Messias e Marcos Ribeiro