Corregedoria Eleitoral divulga relatório das atividades em 2016

Corregedoria Eleitoral divulga relatório das atividades em 2016

A Corregedora Regional Eleitoral e vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), desembargadora Jacqueline Adorno, apresentou o relatório dos trabalhos administrativos e judiciários executados em 2016 pela Corregedoria durante sessão ordinária do Pleno na manhã desta segunda-feira (12/12).

Em seu pronunciamento a magistrada agradeceu o empenho e dedicação dos servidores da Corregedoria, dos juízes eleitorais e servidores das zonas eleitorais. Ela ainda destacou a criação de novas ferramentas para o gerenciamento das informações internas. “O Sistema Integrado de Informação proporcionou, além de uma significativa economia de papel, mais agilidade no processamento de dados entre os cartórios eleitorais e a Corregedoria. Foram contabilizados mais de 10 mil procedimentos administrativos relacionados à fiscalização do cadastro, em 2016, sendo que 9.978 já foram solucionados”, informou.

Os procedimentos administrativos de fiscalização envolvem as certidões de óbito, informações sobre restrições de direito político, inelegibilidade, cancelamento de inscrição eleitoral e filiações partidárias, os quais são tratados pela Corregedoria e em seguida são encaminhados para as zonas eleitorais para execução por parte do juiz eleitoral.

Portal da Transparência

Jacqueline Adorno também agradeceu o apoio da Corregedoria Eleitoral do TRE de Rondônia, que proporcionou a implantação do Portal da Transparência da Corregedoria nas 35 zonas eleitorais do Estado. “Uma excelente ferramenta, que gerencia os registros do Sistema de Acompanhamento Processual (SADP), utilizado pela Justiça Eleitoral em todo o País e que facilita de maneira significativa o monitoramento de dados processuais”, disse.

Em seguida, a presidente da Corte, desembargadora Ângela Prudente parabenizou a equipe da Corregedoria pelo trabalho  realizado a frente da Justiça Eleitoral do Estado do Tocantins. “Não só aos trabalhos inerentes às ações da Corregedoria, como a fiscalização e orientação, o cumprimento das normas regulamentares, mas principalmente pela busca constante em aperfeiçoar e trazer essa nova ferramenta (Portal da Transparência), que com certeza contribuirá e muito para a melhoria da prestação jurisdicional no âmbito da Justiça Eleitoral”, destacou a presidente.

A vice-corregedora e juíza federal, Denise Drumond, também parabenizou a Corregedora pelos resultados. “As estatísticas mostram o volume do trabalho realizado. Nós sabemos que esse trabalho só foi possível de fato pela dedicação de cada um dos servidores”, elogiou .

Números

No relatório a Corregedoria apresentou ainda os seguintes dados do 1º grau - Zonas Eleitorais, a saber:

Processos autuados: 21.558

Processos baixados: 14.191

Pendentes: 8.995 – cerca de 95% são de prestação de contas de candidatos não eleitos que tiveram até o início de novembro para regularizarem sua situação com a Justiça Eleitoral.

Biometria: 278.752 eleitores cadastrados em 54 municípios.

 

 Lilia Mara - ASCOM TRE-TO

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3229-9500

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 13h às 19h

Acesso rápido