Biblioteca, Memória e Arquivo

A Biblioteca do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins denominada Biblioteca Luís Ramos de Oliveira Couto, iniciou seu funcionamento em 02 de agosto de 1993, especializada na área jurídica. A Seção de Biblioteca, Memória e Arquivo - SEBIA está subordinada à Coordenadoria de Gestão da Informação - COGIN da Secretaria Judiciária e Gestão da Informação - SJI.

O serviço de Legislação Compilada teve início, no TRE-TO, em 08 de abril de 2016. A Seção de Biblioteca, Memória e Arquivo - SEBIA  disponibiliza os textos atualizados de atos normativos internos ordenados de acordo com o tipo e ano de publicação. Apresenta-se a redação original da norma, marcada com as alterações promovidas em seu teor por atos posteriores. Além disso, são exibidos links para consulta às normas citadas nos textos.

Acesse Legislação Compilada: para acessar os atos normativos publicados num determinado período, clique no ano correspondente. 

Instruções Normativas Ementa/Assunto
INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 15, DE 30 DE MAIO DE 2025

Dispõe sobre a Política de Desenvolvimento de Coleções da Biblioteca Luís Ramos de Oliveira Couto do Tribunal.

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 14, DE 30 DE MAIO DE 2025.

Dispõe sobre o Regulamento da Biblioteca Luís Ramos Oliveira Couto do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins.

     ORIENTAÇÕES AOS USUÁRIOS

Pesquisas:

A Biblioteca desenvolve atividades de pesquisa e atendimento ao usuário. Realiza pesquisas bibliográficas, legislativas e históricas nas bases de dados da Justiça Eleitoral e nos bancos de informação de diversos órgãos. 

São ainda disponibilizados aos usuários, via Internet/Intranet, as bases de dados para pesquisa no acervo.

     SERVIÇOS

Cliente Externo:

Consulta ao acervo de livros e periódicos, utilização da sala de leitura e acesso as Plataformas de Leituras Digitais pela INTRANET, através dos computadores disponibilizados na Biblioteca.

Cliente Interno: 

Acesso as Plataformas de Leituras Digitais pela INTRANET e INTERNET. Empréstimo de livros e periódicos:

O serviço de empréstimo é oferecido aos magistrados, servidores ativos, inativos, colaboradores e estagiários. Também são atendidas bibliotecas cadastradas na SEBIA. 

As publicações emprestadas não poderão ser transferidas entre usuários, sendo obrigatória sua devolução á Seção de Biblioteca, Memória e Arquivo para as providencias necessárias.

     ACERVO MONOGRAFIAS

A Produção Intelectual é composta por documentos de conteúdo científico, técnico, artístico e administrativo produzidos por magistrados, servidores, estagiários e colaboradores do TRE-TO.

Ano

Referência

Titulo

2025

PINTO, Helaine Christina Rocha. O voto da pessoa com deficiência ou mobilidade reduzida no Estado do Tocantins : a atuação da justiça eleitoral visando assegurar o direito à acessibilidade no dia da eleição. 2025. 282f. Relatório Técnico para obtenção do grau de mestre, apresentado ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos, promovido pela Universidade Federal do Tocantins em parceria com a Escola Superior da Magistratura Tocantinense, Palmas, 2025.

O voto da pessoa com deficiência ou mobilidade reduzida no Estado do Tocantins : a atuação da justiça eleitoral visando assegurar o direito à acessibilidade no dia da eleição.

2025

SANTOS, Wagna Cristina Ribeiro dos. A participação feminina na política no estado do tocantins e o programa “inclusão política da mulher: +mulher +democracia’’ do tribunal regional eleitoral do tocantins. 2025. 155f. Relatório Técnico apresentado ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos promovido pela Universidade Federal do Tocantins em parceria com a Escola Superior da Magistratura Tocantinense, como requisito para a obtenção do título de Mestre. Palmas, 2025.

A participação feminina na política no estado do tocantins e o programa “inclusão política da mulher: +mulher +democracia’’ do tribunal regional eleitoral do tocantins.

2015

COSTA, João. A ameaça que a cola eletrônica impõe aos concursos públicos e ao estado democrático de direito. 2015. 36f. Fundação Universa. Palmas. 2015.

A ameaça que a cola eletrônica impõe aos concursos públicos e ao estado democrático de direito.

2014

MIRANDA, Reinaldo Machado. A distribuição dinâmica do ônus da prova no processo do trabalho. 2014. 50f. Monografia apresentada ao curso de Direito da Faculdade Serra do Carmo, como requisito parcial para obtenção do grau de Bacharel. Faculdade Serra do Carmo. Palmas, 2014.

A distribuição dinâmica do ônus da prova no processo do trabalho. 

2013

LIMA, Carlos Ancelmo Gomes. Dos prazos das principais ações e recursos no âmbito da justiça eleitoral. 2013. 59f. Monografia apresentada junto ao curso de direito da faculdade serra do carmo, na área de concentração direito eleitoral, como requisito parcial à obtenção do título de bacharel. Palmas, 2013.

Dos prazos das principais ações e recursos no âmbito da justiça eleitoral.

2013

JÚNIOR, Elmir Lourinho Formigosa. A aplicabilidade da lei da ficha limpa, lc. 135/2010, nas eleições municipais de 2012 e sua repercussão nos tribunais. 2013. 73f. Faculdade Católica Dom Orione. Palmas, 2013.

A aplicabilidade da lei da ficha limpa, lc. 135/2010, nas eleições municipais de 2012 e sua repercussão nos tribunais

2012

AYRES, Ilana Murici. Aplicabilidade dos Direitos Fundamentais nas Relações Privadas. 2012. 38f. Universidade Anhanguera-Uniderp. Palmas, 2012.

Aplicabilidade dos Direitos Fundamentais nas Relações Privadas.

2012

BOAS, Marco Anthony Steveson Villas. Proteção ambiental das reservas indígenas. 2012.69f. Relatório Técnico-científico apresentado ao Programa de Pós-Graduação stricto sensu da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em Direito Constitucional. Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (FDUL). Recife, 2012.

Proteção ambiental das reservas indígenas.

2012

BOAS, Marco Anthony Steveson Villas. A Cláusula de barreira no direito brasileiro. 2012.98f.  Relatório Técnico-científico apresentado ao Programa de Pós-Graduação stricto sensu da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em Direito Constitucional. Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (FDUL). Recife, 2012

A Cláusula de barreira no direito brasileiro.

2012

BOAS, Marco Anthony Steveson Villas. Fragilidade do sistema difuso de controle de constitucionalidade na justiça eleitoral. 2012.48f.  Relatório Técnico-científico apresentado ao Programa de Pós-Graduação stricto sensu da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em Direito Constitucional. Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (FDUL). Recife, 2012.

Fragilidade do sistema difuso de controle de constitucionalidade na justiça eleitoral.

CAVALCANTE, Ana Paula, BRITO, Aurilene Santos de e CARVALHO, Cleivanise Maria de. Inserção dos portadores de necessidades especiais no mercado de trabalho. 15f. Instituto tocantinense de Pós Graduação- ITOP.

Inserção dos portadores de necessidades especiais no mercado de trabalho.

2011

LIMA, Cícera de. A negação de cidadania ao preso provisório: uma análise crítica. 2011. 68f. Monografia apresentada ao curso de direito, como requisito parcial à obtenção do grau de bacharel em direito. Instituto de Ensino e Pesquisa Objetivo-IEPO. Palmas, 2011.

A negação de cidadania ao preso provisório: uma análise crítica.

2011

MACIEL, Mariene Soares. O Gerente de Projetos da Justiça Eleitoral e suas Competências à Luz do PMI. 2011. 40f. Universidade Federal do Tocantins, Palmas,  2011.

O Gerente de Projetos da Justiça Eleitoral e suas Competências à Luz do PMI.

2011

MOTEL, Benta Adorno. Os Alimentos em razão da extinção do vínculo conjugal. 2011. 69f. Monografia apresentada no curso de graduação de Direito da Faculdade Católica do Tocantins, como requisito parcial para a obtenção do diploma de Bacharel em Direito. Faculdade Católica do Tocantins, Palmas, 2011.

Os Alimentos em razão da extinção do vínculo conjugal.

2010

HAEFLIGER, Rejane Teresinha. Relação de concubinato adulterino: uma entidade familiar. 2010.77f. Universidade Federal do Tocantins, Palmas, 2010.

Relação de concubinato adulterino: uma entidade familiar.

2009

MOTTA, Carlos Augusto Mendes, KICHEZE, Pinheiro Téldima Guida e BARBOSA, Maria do Carmo. Planejamento estratégico e gestão de projetos: novos rumos para a administração pública. 2009. 23f. Universidade do Tocantins - UNITINS, Palmas, 2009.

Planejamento estratégico e gestão de projetos: novos rumos para a administração pública. 

2009

ROCHA, Raphael Silva Almeida. Fidelidade Partidária. 2009. 53f. Trabalho de Curso em Direito apresentado como requisito da disciplina de Trabalho de Curso em Direito II (TCD II) do Curso de Direito do Centro Universitário Luterano de Palmas - CEULP/ULBRA, 2009.

Fidelidade Partidária.

2008 

MARTINS, Santos Adriana Karla Albuquerque. Os partidos políticos e sua importância para o estado democrático de direito.  2008. 12f. Aborda a importância dos partidos políticos para o Estado democrático de direito no Brasil, Universidade do Tocantins - UNITINS, Palmas, 2008.

Os partidos políticos e sua importância para o estado democrático de direito.  

2008

TAVARES, Jacira Brito. Processo ou procedimento administrativo. 2008. 19f.Fundação Universidade do Tocantins, Palmas, 2008.

Processo ou procedimento administrativo.

2008

SILVA, Maria da Vitória Costa E. Redefinição do direito civil à luz da constituição da república federativa do brasil. 2008. 23f. Artigo científico apresentado ao Curso de pós graduação em Direito Civil e Processual Civil da UNITINS - Fundação Universidade do Tocantins . Palmas, 2008.

Redefinição do direito civil à luz da constituição da república federativa do brasil.

2008

ROCHA, Lilia Rachel Barros, SARDINHA, Marise Alves de Castro e VIEIRA, Wegam Vaz. Estabilidade e Estágio Probatório: Distinção. 2008. 13f. Instituto Tocantinense de Pós Graduação  ITOP.

Estabilidade e Estágio Probatório: Distinção.

2008

LEÔNCIO, Marcos. A (Des)Importância das Juntas Eleitorais em Face da Urna Eletrônica. 2008. 14f. Fundação Universidade do Tocantins Unitins. Palmas, 2008.

A (Des)Importância das Juntas Eleitorais em Face da Urna Eletrônica.

2008

CARNEIRO, José Neto  Luiz. Implementação de uma Solução de Apoio à Auditoria em Redes Windows. 2008. 92f. Centro Universitário Luterano de Palmas Ulbra. Palmas 2008.

Implementação de uma Solução de Apoio à Auditoria em Redes Windows.

2008

MARTINS, Rubens Heleno Fota. Delação premiada no direito penal brasileiro. 2008. 45f. Trabalho de Curso em Direito apresentado como requisito parcial da disciplina de Trabalho de Curso em Direito li (TCD li) do Curso de Direito do Centro Universitário Luterano de Palmas - CEULP/ULBRA. Palmas, 2008.

Delação premiada no direito penal brasileiro. 

2008

ANDRADE, Cejane Márcia Alves, REIS, Edith Tedesco e OLIVEIRA, Teresa Cristina da Silva de Oliveira. Inseminação artificial heteróloga: direito ao conhecimento da essência genética.  2008. 14f. Palmas, 2008.

Inseminação artificial heteróloga: direito ao conhecimento da essência genética.

2008

HAEFLIGER, Rejane Teresinha. Prestação de contas de campanha: importante ferramenta para a transparência das eleições. 2008. 14f. Fundação Universidade do Tocantins. Palmas, 2008. 

Prestação de contas de campanha: importante ferramenta para a transparência das eleições.

2007

ARAKAKI, Maria de Lourdes Teixeira. Participação Política da Mulher no Brasil. 2007. 15f. Universidade do Tocantins - UNITINS. Palmas, 2007.

Participação Política da Mulher no Brasil.

2007

QUEIROZ, Márcio Moreira e RODRIGUES, Roney Pedrosa. 2007. 66f. Ilicitudes criminais sob a ótica dos artigos 1º e 2º da lei 8137/90. Monografia apresentada como requisito básico ao curso de pós-graduação em direito tributário. Ibpex-Instituto Brasileiro de Pós-graduação e Extensão. Colinas/TO, 2007.

Ilicitudes criminais sob a ótica dos artigos 1º e 2º da lei 8137/90.

2007

LOIOLA, Elizete. Da responsabilidade civil do cirurgião plástico. 2007. 69f. Monografia apresentada à Coordenação de Monografia do Curso de Direito da Universidade Federal do Tocantins, como exigência parcial para a obtenção do grau de Bacharel em Direito. Palmas, 2007.

Da responsabilidade civil do cirurgião plástico. 

2007

VILELA, Maria Zita Rodrigues. A importância da motivação na gestão de pessoas nas organizações. 2007. 90f. Dissertação para obtenção do grau de especialista em administração educacional, Universidade Salgado de Oliveira, Palmas, 2007.

A importância da motivação na gestão de pessoas nas organizações. 

2006

JUNIOR, Devarte Rocha. Ação de impugnação de mandato eletivo e seus resultados práticos no âmbito do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins. 2006. 90f. Universidade Federal do Tocantins. Palmas, 2006.

Ação de impugnação de mandato eletivo e seus resultados práticos no âmbito do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins.

2006

REIS, Renato Beserra dos.  A análise da constitucionalidade do Art.41-A da lei das eleições (9.504/97). 2006. 61f. Monografia apresentada à Coordenação de Monografia do Curso de Direito da Fundação Universidade Federal do Tocantins como exigência parcial para a obtenção do grau de bacharel em Direito. Universidade Federal do Tocantins, Palmas, 2006.

A análise da constitucionalidade do Art.41-A da lei das eleições (9.504/97).

 

GONÇALVES, Lima Adielson e SILVA, Maria Lúcia de Carvalho. Pesquisa de clima organizacional : para quê? 12f. Artigo que  apresenta estudo de caso em uma empresa pública, cuja análise da pesquisa de clima organizacional resultou em proposta de aplicação de modelos de gestão, tais como, Gestão do Conhecimento, que visa amenizar os ruídos da comunicação e Gestão por Competência, que tem por objetivo desenvolver competências técnicas e comportamentais dos colaboradores. Palmas, 

Pesquisa de clima organizacional : para quê?

2003

PEGORARO, Naira Bozza. Tratamento das perfurações radiculares. 2003. 43f. Monografia apresentada ao Curso de Especialização em Endodontia da Escola de Especialização Odontológica da Associação Brasileira de Odontologia, Seção Tocantins, como parte dos requisitos para obtenção do Título de Especialista em Endodontia. Escola de Especialização Odontológica. Palmas, 2003.

Tratamento das perfurações radiculares.

     DISPOSIÇÕES FINAIS

O empréstimo de publicações ficará suspenso, se necessário, durante o período de inventario do acervo.

O empréstimo entre bibliotecas de outras instituições é permitido às bibliotecas cadastradas na Seção de Biblioteca, Memória e Arquivo.

Não é permitida a utilização da Internet nos equipamentos da Biblioteca para transferência de programas (download), conectar dispositivo USB nos computadores, jogos e visitas a paginas cujo conteúdo não seja autorizada pela Justiça Eleitoral.

    ENDEREÇO E HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DA BIBLIOTECA:
  • Endereço: Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02, Palmas-TO, CEP: 77006-214
  • E-mail: 
  • Fone: 3234-9662 / 3234-9663 / 3234-9837 / 3234-9670
  • De segunda a sexta-feira das 13h às 19h

 

Organograma do TRE-TO

 

 

Especializada em Direito Eleitoral, a Biblioteca Luis Ramos de Oliveira Couto possui em seu acervo todos os ramos do Direito. Conta também com obras de Administração, Ciência Política, Contabilidade, Informática, Gestão de Pessoas, Medicina, Odontologia, Engenharia e Arquitetura, entre outras.

     

        BASES DE DADOS BIBLIOGRÁFICOS DISPONIBILIZADOS PELO TRE-TO
    • Plataforma de Leitura Digital - Editora Saraiva: 2.831 livros.
    • Plataforma de Leitura Digital - Editora Fórum: 566 livros.
    • Plataforma de Leitura Digital - Editora RT - Thomson Reuters Proview: 2.675 livros.
    • Consultoria para licitações e contratos - Zênite.
    • Plataforma de Leitura Digital Revista Brasileira de Direito Eleitoral.
    • ABNT- Associação Brasileira de Normas Técnicas.
    • Banco de Preços - Grupo Negócios Públicos.
    • Guia Farmacêutico Brasíndice Eletrônico - Andrei Publicações Médicas, Farmacêuticas e Técnicas Ltda.
    • Revista Viva Saúde (digital e física) - Editora Escala.

     

        BASES DE DADOS BIBLIOGRÁFICOS DISPONIBILIZADOS PELO TSE
    • Zênite Fácil – Plataforma de jurisprudência atualizada, legislação, recomendações de órgãos de controle, doutrina, anotações, normas e muito mais em matéria de contratação pública
    • Willey Online Library - base de livros eletrônicos, disponíveis em inteiro teor na Intranet, publicados pela John Wiley & Sons. As obras adquiridas são constituídas por 23 títulos sobre os assuntos Ciência da Computação e Ciência da Informação.

        LINK'S INTERESSANTES

    Diários

    Judiciário

    Jornais

     

     

     

         CRIAÇÃO

    Resolução TRE-TO nº 328, de 16 de Junho de 2015. Dispõe sobre a criação do Espaço Memória da Justiça Eleitoral do Tocantins.

         HISTÓRICO

    Teve início em 2002, pela então Seção de Biblioteca, Editoração e Arquivo, através de memorando e com exposição de algumas peças, em frente ao hall da Biblioteca, visando sensibilizar sobre a importância da preservação da memória e da necessidade de criação de um Centro de Memória no TRE.

    Em 17 de setembro de 2014 foi apresentado em reunião para a Alta Direção, um projeto de criação do Centro de Memória, com desenhos elaborados pela Seção de Engenharia, Arquitetura, Projetos e Obras- SEAPO/COSEG/SADOR, sendo aprovado e autorizado a disponibilização de um espaço na entrada principal da Sede do Tribunal, com móveis planejados, adaptados ao ambiente e com acessibilidade.

    E no dia 16 de junho de 2015, foi criado pelo Pleno do TRE-TO, o Espaço Memória da Justiça Eleitoral do Tocantins, através da Resolução  nº 328/2015.

         ACERVO

    O acervo é composto por objetos, mobiliário antigo do primeiro Pleno, equipamentos antigos, urnas eletrônicas, réplica da urna de madeira, leitor de micro fichas, livros eleitorais, diplomas, livros de inscrição eleitoral de 1950 que, inclusive, já demonstrava a luta pelo desmembramento do Estado de Goiás, através de carimbos com a inscrição: “Viva o Estado do Tocantins”.

    Entre os documentos históricos, estão expostos: a primeira ata de posse dos membros da Corte, Ata original de instalação do TRE, primeiro processo que deu origem a criação das zonas eleitorais, entre outros.

     

     

    O Arquivo Central é constituído por um único fundo documental, que provém das atividades geradas por todos os setores do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins – TRE-TO. Reúne documentos de natureza judicial, eleitoral e administrativa. São documentos oriundos das unidades que integram a estrutura orgânica do Tribunal. Entre as espécies e tipos documentais existentes, predominam os seguintes: processos judiciais, procedimentos administrativos, livros de acórdãos, resoluções, portarias, ordens de serviço, livros de habilitação de eleitores, mapas de apuração de eleição.

        ACERVO DE PROCESSOS JUDICIAIS 100% DIGITALIZADO

    A digitalização dos processo e documentos, oriundos da Secretaria e Zonas Eleitorais, foi iniciada no ano de 2012 e conclusão em 2021, com o objetivo de ampliar o acesso ao acervo judicial de guarda permanente do TRE-TO, bem como preservar essa documentação, que constitui patrimônio cultural e histórico. Atualmente, 100% dos processos em tramitação são digitais e 100% dos processo arquivados estão digitalizados.

         SERVIÇOS DO ARQUIVO

    Competências: analisar, classificar, arquivar, emprestar e desarquivar os documentos, bem como gerir as questões relativas ao Plano de Classificação e à Tabela de Temporalidade de Documentos do TRE-TO.

    Desarquivamento: retorno de documentos que compõem os arquivos correntes e intermediários ao trâmite documental para fins administrativos, legais ou probatórios. Deve ser solicitado formalmente por meio do SADP e informado ao Arquivo por meio do e-mail: .

    Acesso: o acesso ao acervo do Arquivo Central, exclusivamente para fins de pesquisa, deve ser solicitado formalmente por meio de formulário, em seguida encaminhar por meio do e-mail: sebia@tre-to.jus.br.

    Digitalização: é realizada a digitalização e disponibilização de processos judiciais, portarias, instruções normativas, acórdãos, resoluções, certidões e atas, tanto para promover a migração de suporte quanto para a preservação de originais.

    Os processos que, em razão da lei ou do interesse público, tenham tramitado em segredo de justiça, e os documentos de caráter sigiloso, cujo resguardo seja necessário à proteção da intimidade, da vida privada, da honra ou da imagem de pessoas, somente poderão ser consultados ou fotocopiados pela unidade da Sede, pela Zona Eleitoral de origem ou pelas partes e seus procuradores, observando-se, ainda, no que couber, as disposições normativas pertinentes.

    Atividades de gerenciamento do acervo arquivístico: conservação e limpeza do acervo; preservação e restauração de documentos; identificação e ordenação; acondicionamento; confecção de caixas e espelhos identificadores; ajuste e atualização do mapa de localização; migração de suporte.

    COMISSÃO PERMANENTE DE AVALIAÇÃO DOCUMENTAL - CPAD 

    Por meio da Portaria n. 330/2023 o TRE-TO instituiu a Comissão Permanente de Avaliação Documental da Justiça Eleitoral do Tocantins, com a finalidade de executar as atribuições constantes do art. 6º da Resolução TRE-TO nº 514, de 29 de julho de 2021 que dispõe sobre a Gestão Documental e Gestão de Memória.

    Instruções Normativas Ementa/Assunto
    INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 16, DE 30 DE MAIO DE 2025.

    Dispõe sobre o funcionamento do Arquivo Central da Seção de Biblioteca, Memória e Arquivo do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins.

        ENDEREÇO E HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO ARQUIVO CENTRAL
    • Endereço: Prédio Anexo I Quadra 103 Norte, Av LO-02 N 53, Plano Diretor Norte, CEP: 77.001-022, Palmas-TO
    • E-mail: 
    • Fone: 3234-9537 / 3234-9686 / 3234-9664 / 3234-9770 / 3234-9662 / 3234-9663
    • De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

     

    ícone mapa

    Endereço e telefones do tribunal.

    Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


    Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
    Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
    Tel:(+55-63) 3234-9000

    Ícone horário de funcionamento dos protocolos

     Atendimento: das 13h às 19h

    Acesso rápido