Ministro Gilmar Mendes se reúne com dirigentes da Justiça Eleitoral

Ministro Gilmar Mendes se reúne com dirigentes da Justiça Eleitoral

Ministro Gilmar Mendes se reúne com dirigentes da Justiça Eleitoral

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes se reuniu na manhã desta sexta-feira (15), com presidentes, corregedores e representantes dos Tribunais Regionais Eleitorais. Ao fazer um balanço da gestão frente ao TSE, o ministro elogiou os trabalhos dos regionais durante a realização do cadastro biométrico dos eleitores e destacou que o Tocantins foi o primeiro Estado a concluir os trabalhos em 2017.

O ministro também citou as parcerias firmadas pela Justiça Eleitoral para a utilização do banco de dados da JE, que servirão  para a ICN - Identificação Civil Nacional; a implantação do E-título; a nacionalização do INFODIP; a conclusão da implantação do PJe em todos os regionais brasileiros.

Gilmar Mendes finalizou agradecendo o empenho de todos durante o pleito municipal  e ressaltou  o próximo desafio, que é  a realização das Eleições 2018. "Tenho a certeza do cumprimento exitoso da missão institucional da Justiça Eleitoral na coordenação da desafiadora Eleições 2018".

O Regional do Tocantins foi representado pela desembargadora Etelvina Maria Sampaio Felipe, membro substituta da Corte e pela diretora-geral substituta, Cristiane Boechat.

Coptrel

Antecedendo a reunião com o ministro Gilmar Mendes, os dirigentes dos regionais elegeram a nova diretoria do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais - Coptrel. Foram aclamados o desembargador Márcio Vidal (TRE-MT), presidente; vice-presidente desembargadora Regina Ferrari ( TRE- AC), e o desembargador Carlos Eduardo Passos (TRE-RJ) eleito secretário.

Ao se despedir da presidência do colegiado, o desembargador Mário Devienne agradeceu a confiança e o apoio dos pares, "a contribuição de cada um de vocês é que faz o Coptrel forte, e o nosso trabalho é importante para o fortalecimento da democracia", finalizou.

O presidente eleito, desembargador Márcio Vidal, apresentou os três eixos que serão priorizados em sua gestão:  edição de um novo código eleitoral; espaço para a Justiça Eleitoral na grade da Tv Justiça; e uma ação junto ao MEC para inserção de grade curricular da disciplina de direito eleitoral nos cursos de Direito.

A reunião aconteceu no Centro Cultural da Justiça Eleitoral, no Rio de Janeiro/RJ. Às 19h, acontece a solenidade de entrega da comenda da Ordem do Mérito do Tribunal Superior Eleitoral – Assis Brasil e abertura da exposição " Justiça Eleitoral e o Caminhar da Democracia no Brasil".

 

(Eva Bandeira - ASCOM TRE-TO)

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3229-9500

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 13h às 19h

Acesso rápido