Dia do Planeta: energia economizada pelo TRE-TO em 2017 dá para abastecer 227 casas durante um mês

Economia de Energia ajuda a preservar o Planeta

22 de abril - Dia do Planeta
Economia de energia ajuda a preservar o Planeta

O Dia do Planeta foi celebrado neste domingo, 22 de abril, e a Justiça Eleitoral do Tocantins conquista mais um importante passo na execução e consolidação do Plano de Logística Sustentável (PLS), demonstrando seu compromisso e respeito com o meio ambiente e a gestão dos recursos públicos.  

 

Desta vez, os servidores e parceiros comemoram a redução de 1,7% no consumo geral de energia no ano de 2017. Foram economizados 34.126 kWh de energia elétrica, o suficiente para abastecer 277 residências brasileiras durante um mês, consumo médio de 150 kWh.

 

O resultado foi possível graças ao apoio dos servidores das zonas eleitorais, sede e anexos que auxiliaram a elevar o ranking da economia de energia com ações práticas e cotidianas como: apagar lâmpadas e monitores de computador ao sair da sala, configurar as impressoras para o modo econômico, manter os aparelhos de ar-condicionado entre 23 e 24 graus, a troca de lâmpadas por modelos mais econômicos e a constante conscientização dos servidores por meio de campanhas internas para sensibilizar e promover a mudança de hábitos.

 

Zonas Eleitorais

13 zonas eleitorais se destacaram ao reduzir o consumo de energia, entre elas a 4ª zona com sede em Colinas (24%), a 2ª Zona Eleitoral, de Gurupi (22%) e a 3ª Zona Eleitoral, de Porto Nacional, (22%). “Adotamos algumas atitudes simples no dia-a-dia: reduzimos a quantidade de lâmpadas acesas no pátio externo à noite e orientamos os colegas a não ligar o ar-condicionado caso a sala esteja vazia”, explicou o servidor Odenilton de Souza, técnico judiciário, lotado na 4ª ZE.

 

Sede

No edifício sede do TRE-TO a redução foi de 15,7% no consumo de energia no ano de 2017 e uma das ações que resultou nessa economia foi a adequação no horário de encerramento do expediente, que passou das 19 para 18 horas. Além do mais, os vigilantes intensificaram as vistorias após o final do expediente para desligar luzes e equipamentos.

 

A servidora Wagna Cristiane, coordenadora do PLS no TRE-TO, explicou que os resultados demonstram o esforço de racionalização do uso de energia, baseado em estudos, monitoramento, adoção de novas rotinas, aquisição de equipamentos economizadores e sensibilização dos servidores. “Isso é sinal que estamos no caminho certo e que precisamos continuar nossas ações, pois, esse trabalho é conquistado com pequenas vitórias e a participação voluntária de todos”, explicou.

 

O que é o PLS?

O Plano de Logística Sustentável do TRE-TO foi lançado em dezembro de 2015 e atualizado em 2017, e é um documento que reúne as várias iniciativas do Tribunal com o objetivo de estabelecer critérios, práticas e diretrizes gerais para a promoção de uma gestão pública mais sustentável.

 

Balanço

 

Nos últimos dois anos o PLS tem acumulado resultados positivos. Confira os principais:

 

  • Destinação ambientalmente correta de mais de três toneladas de resíduos sólidos;

 

  •  Reutilização de sobras de divisórias que se transformaram em mesas e estantes as quais foram doadas para uma instituição de acolhimento infantil;

 

  •   Redução de 20% no consumo de água, uma economia equivalente a 3.140 m³, que é o consumo médio mensal de 157 residências com quatro pessoas.

 

 

Faça sua parte! Ajude também a cuidar do Planeta!

 

 

 

 Lília Mara - ASCOM - TRE-TO

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3229-9500

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 13h às 19h

Acesso rápido