Justiça Eleitoral inicia mobilização para inclusão sociopolítica dos povos indígenas nas Eleições 2018

.

Justiça Eleitoral inicia mobilização para inclusão sociopolítica dos povos indígenas nas Eleiçõe...

Para garantir a participação efetiva dos indígenas no processo eleitoral o Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) está realizando o projeto “Inclusão Sociopolítica dos Povos Indígenas”. A ação pretende reunir no mês de março líderes indígenas para debater os problemas e dificuldades de efetivação dos direitos ligados à cidadania, como o voto.  Em uma grande mobilização juízes eleitorais e servidores estão visitando aldeias até o fim deste mês de fevereiro para garantir a participação de representantes de todas as etnias do estado.

A ação foi iniciada por servidores da 5° Zona Eleitoral de Miracema, que nesta segunda-feira (19/2) visitaram as  Aldeias Rio Sono e Brejo Comprido, no município de Tocantínia. "O objetivo  dessa primeira visita antes das eleições é sugerir  que cada comunidade indígena possa indicar ao menos dois líderes que integrarão os debates", explicou a chefe de Cartório, Auryany Fonseca.

A visita foi acompanhada pelo servidor da Funai (Fundação Nacional do Índio), Ribamar Marinho Lima, que explicou que o Povo Xerente vem buscando cada vez mais conhecer sobre as políticas indigenistas. "Dos cerca de cinco mil indígenas xerentes, que vivem nessa região, mais de 600 já possui nível superior e são bem esclarecidos sobre seus direitos políticos", revelou.

Para o cacique Isaias Xerente da Aldeia Brejo Comprido será muito importante para a comunidade debater sobre alguns problemas que acontecem no período eleitoral. "Muitos políticos nos procuram apenas na época das eleições e depois esquecem a gente, por isso é necessário votarmos com consciência e cobrar dos governantes ações para a comunidade indígena", ressaltou o cacique.

"Na nossa aldeia as eleições costumam ser tranquilas, todos os indígenas possuem título de eleitor e achamos importante poder escolher nossos representantes", avaliou o cacique da Aldeia Rio Sono, Arnaldo Xerente.

O servidor da Zona Eleitoral de Miracema, André Kim, esclareceu que os caciques devem repassar os nomes dos representantes das Aldeias o quanto antes, pois os debates promovidos pelo Tribunal Regional Eleitoral acontecerão ainda no próximo mês de março.

 

 

Gabriela Almeida – ASCOM TRE-TO

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3229-9500

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 13h às 19h

Acesso rápido