Transparência: eleitora de Palmas participa da solenidade de carga e lacração das urnas

Transparência: eleitoral de Palmas participa da solenidade de carga e lacração das urnas
Solenidade aconteceu nesta sexta-feira (19/10)

A 29ª Zona Eleitoral de Palmas realizou nesta sexta-feira, 19, a cerimônia de carga, lacração e conferência das urnas eletrônicas que serão usadas neste domingo, 28, no 2º turno das Eleições Gerais de 2018.

Além do promotor eleitoral, Carlos Gagossian Júnior, do juiz eleitoral da Capital, Luís Otávio Fraz, do chefe do Cartório de Palmas, Adielson Gonçalves, e servidores da 29ª ZE, o evento contou a presença de Elena Queiroz Ornelas, eleitora do Colégio Municipal Darcy Ribeiro. Dona Elena foi uma das nove pessoas que relatou à Ouvidoria ter dúvidas sobre o funcionamento da urna durante a votação no primeiro turno.

Os eleitores de Palmas que registraram na Ouvidoria suas queixas sobre o funcionamento da urna eletrônica foram convidados para a solenidade. Com essa ação, o cartório de Palmas promoveu a transparência do processo eleitoral.

Elena Ornelas disse que esta foi a primeira vez que não conseguiu concluir a votação com êxito. “Registrei o problema por atribuir o erro como um defeito da urna, mas sempre confiei na Justiça Eleitoral”, relatou a eleitora.

O juiz Luís Otávio justificou o convite, explicando que o eleitor é razão do trabalho exercido pela Justiça Eleitoral. “A partir do nosso trabalho que a comunidade avança no processo democrático. A gente sempre busca aprimorar o serviço oferecido ao eleitor. Nossa finalidade é investigar as ocorrências, pesquisar melhorias e dar uma resposta à sociedade”, garantiu o juiz, reafirmando a seriedade e compromisso de todos os servidores da Justiça Eleitoral.

Respondendo pela chefia do Cartório Eleitoral de Palmas há 18 anos, Adielson Gonçalves, também afirmou que o feedback da população é o indicador que pode ser aperfeiçoado. “É comum em toda eleição acontecer intercorrências inerentes ao pleito, mas sempre procuramos resolver de forma tranquila e segura. O nosso trabalho é guiado a rigor pelas instruções do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), seguimos todas as orientações da Legislação Eleitoral vigente”, finalizou Adielson, chefe do cartório eleitoral da 29ª ZE desde 2000.

Patrícia Sampaio - jornalista voluntária 29ª ZE de Palmas