PJE: servidores de 12 Zonas Eleitorais recebem orientações sobre as funcionalidades do sistema

Treinamento prossegue até sexta-feira (30/8)

29.08.2019 - Treinamento PJe
Treinamento acontece até sexta-feira (30/8) (Fotos: Lucas Nascimento)

Até o fim do ano o Processo Judicial Eletrônico estará em funcionamento em todas as zonas eleitorais do Estado. O novo sistema foi implantado na 29ª zona eleitoral de Palmas, no último dia 20 de agosto e agora a Justiça Eleitoral inicia a fase de treinamento para os servidores de 32 zonas eleitorais. O momento é uma oportunidade para sanar dúvidas e receber orientações sobre as funcionalidades do PJE.

 A primeira fase do treinamento iniciou na manhã desta quinta-feira (29/8), com os servidores de 12 zonas eleitorais, no anexo I do TRE-TO, em Palmas e prossegue até sexta-feira (30/8), das 9 às 12 horas e das 14 às 18 horas. Participam os servidores das ZEs de Araguaína (1ª e 34ª), Gurupi, Porto Nacional, Colinas, Miracema, Guaraí, Paraíso, Alvorada, Colmeia, Taguatinga e Miranorte.

O chefe de cartório da 28ª Zona Eleitoral de Miranorte, Samuel Barbosa Queiroz, avaliou o encontrou como uma excelente oportunidade para receber mais orientações sobre o PJE, que segundo ele, será um marco na prestação jurisdicional. “Com certeza teremos menos retrabalho, rapidez e eficiência. Sem contar com o ganho que teremos com a economia de papel e material de expediente. Será uma nova realidade para nós da Justiça Eleitoral”, disse.

O coordenador do Grupo de Trabalho para implantação do PJE nas Zonas Eleitorais, Ateon Alves de Siqueira disse que o PJE está vindo numa fase muito importante para Justiça Eleitoral. “Temos muitos avanços na parte de processamento das eleições, mas a nossa tramitação nas zonas eleitorais ainda ocorre em meio físico, então tudo isso vai ser substituído por processos eletrônicos até o final desse ano.  O PJE vai trazer muita agilidade no trâmite dos processos, principalmente pela facilidade para o advogado, que poderá fazer a petição de qualquer lugar do mundo. Outra vantagem será a melhoria no fluxo de processos dentro do cartório eleitoral. Com isso a gente reforça os nossos valores: a celeridade e  transparência.

Orientações

Além de exposições explicativas, os participantes vão simular, em ambiente de treinamento disponibilizado pelo TSE, todas as funcionalidades da ferramenta, passando por configurações do órgão julgador, cadastramento de usuários (servidores, magistrado, oficial de justiça, peritos, etc.), criação de salas de audiências, central de mandados, bem como autuação e movimentação de alguns processos.

Nos dias 26 e 27 de setembro, será a vez de outros servidores de 20 Zonas Eleitorais receberem orientações sobre o sistema, através de oficinas que acontecem em Palmas.

Cronograma

Em 24 de setembro o Processo Judicial Eletrônico será implantado nas zonas de Araguaína (1ª e 34ª ZE), Gurupi (2ª ZE), Porto Nacional (3ª ZE), Colinas Do Tocantins (4ªZE), Miracema do Tocantins (5ªZE), Guaraí (6ªZE), Paraíso do Tocantins (7ªZE), Alvorada (14ªZE), Colméia (16ªZE), Taguatinga (17ªZE) e Miranorte (28ª ZE).

As ZEs de Filadélfia (8ª ZE), Tocantinópolis (9ª ZE), Araguatins (10ª ZE), Itaguatins (11ª ZE), Xambioá (12ª ZE), Cristalândia (13ª ZE), Formoso do Araguaia (15ª ZE), Paranã (18ª ZE), Natividade (19ª ZE), Peixe (20ª ZE), AUGUSTINÓPOLIS (21ª ZE), Arraias (22ª ZE), Pedro Afonso (23ª ZE), Dianópolis (25ª ZE), Ponte Alta do Tocantins (26ª ZE), Wanderlândia (27ª ZE), Arapoema (31ª ZE), Goiatins (32ª ZE) e Itacajá (26ª ZE) recebem a implantação do PJe a partir de 22 de outubro e a Zona Eleitoral de Novo Acordo (35ªZE,) a partir de 17 de dezembro.

 

 Lília Mara – ASCOM – TRE-TO

 

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3229-9500

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 13h às 19h

Acesso rápido